Sunteți pe pagina 1din 52

PRINCIPAIS BIOMAS BRASILEIROS

Biomas so grandes estruturas ecolgicas com fisionomias distintas encontradas nos diferentes continentes, caracterizados principalmente pelos fatores climticos (temperatura e umidade) e formaes vegetais relacionados latitude.

So eles:
Floresta Amaznica (Hilia) Floresta Pluvial Costeira (Floresta Atlntica) Floresta de Araucrias Cerrado Pampa Caatinga Floresta de Cocais (Babauais) Pantanal mato-grossensse Manguezais

FLORESTA DE COCAIS

FLORESTA DE ARAUCARIA

FLORESTA AMAZNICA
Localiza-se na regio norte do Brasil Precipitaes pluviomtricas superior a 1.800mm/ano Floresta apresenta diversos estratos O estrato mais alto localiza-se 30m e 40m acima do solo Apresentam razes tabulares responsveis pela sustentao das plantas rvore mais conhecida da regio a seringueira So abundantes tambm as epfitas (bromlias)

Plantas Epfitas

Raizes tabulares

Concentram-se grandes comunidades indgenas

Regio da bacia amaznica ostenta a maior variedade de aves, primatas, roedores, jacars, sapos, insetos, lagartos e peixes de gua doce de todo o planeta. Por ali circulam 324 espcies de mamferos, como a onapintada, a ariranha, a preguia e o macacos.

Vivem cerca de 25% da populao de primatas do globo e 70 das 334 espcies de papagaios existentes.
Com relao a peixe de gua doce, concentra de 2500 a 3000 espcies diferentes. S no Rio Negro podem ser encontradas 450 espcies enquanto que na Europa no se contam mais de 200.

Distuingue-se em trs nveis em relao ao relevo: a mata de igap, a mata de vrzea e a mata de terra firme.

www.wiltonoliveira.com

Mata de Igap:

Mata submersa, permanentemente alagada pelos rios. Por exemplo, a vitria-rgia;


www.wiltonoliveira.com

Mata de vrzea: alagada durante as cheias.

Mata de vrzea:

Alagada durante as cheias.


www.wiltonoliveira.com

Mata de terra firme

Representa a maior parte da regio e no so inundadas pelas cheias dos rios.

www.wiltonoliveira.com

CERRADO
As rvores do cerrado so muitos peculiares, com troncos tortos, cobertos por uma cortia grossa, e de folhas geralmente grandes e rgidas. Muitas plantas herbceas tm rgos subterrneos para armazenar gua e nutrientes.

Cortia grossa e estruturas subterrneas podem ser interpretadas como algumas das muitas adaptaes desta vegetao s queimadas peridicas.

Acredita-se que, como em muitas savanas do mundo, os ecossistemas de cerrado vm co-existindo com o fogo desde tempos remotos, inicialmente como incndios naturais causados por relmpagos ou atividades vulcnicas e, posteriormente, causados pelo homem.

Situa-se nos estados de Minas Gerais, Gois, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no oeste de So Paulo e Paran Trata-se de um bioma do tipo savana, com vegetao arbrea esparsa formada por pequenas rvores e arbustos

O clima do cerrado relativamente quente (26 C) e ndice pluviomtrico de 1600 a 2000 mm/ano concentrados no vero. Solo pobre em determinados minerais Entre a diversidade de invertebrados, os mais notveis so os trmitas (cupins) e as formigas cortadeiras (savas

Atualmente, a regio contribui com mais de 70% da produo de carne bovina do Pas (Corra, 1989).

tambm um importante centro de produo de gros (soja, feijo, milho e arroz). Como uma atividade secundria, grandes extenses de cerrado so ainda utilizadas na produo de polpa de celulose para a indstria de papel.

CAATINGA

Considerado como o nico bioma exclusivamente brasileiro, est localizado na faixa sub-equatorial, entre a floresta amaznica e a floresta atlntica, compreendendo quase 10% da rea total do territrio brasileiro

Abrange os estados do Cear, Rio Grande do Norte, Paraba, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Bahia, sul e leste do Piau e norte de Minas Gerais. Possui um clima semi-rido com temperaturas mdias anuais entre 27C e 29C, e ndices pluviomtricos irregulares variando de 250 a 1000mm por ano, concentrando-se durante 3 a 5 meses. Na estao seca a temperatura do solo, que raso, pedregoso e alcalino, pode chegar a 60C.

VISO DA CAATINGA EM POCA DE ESTIAGEM

VISO DA CAATINGA EM POCA DE CHUVA

A vegetao da caatinga extremamente diversificada proporcionando a ocorrncia de espcies adaptadas s condies do ambiente (solo e clima).
As espcies arbreas e arbustivas apresentam folhas pequenas (caducifolia)ou modificadas em espinhos, outras, com razes superficiais para absorver o mximo de guas pluviais. Algumas das espcies nativas da caatinga so: barriguda, amburana, aroeira, umbu, barana, manioba, macambira, mandacaru e juazeiro

MANDACARU

FLORESTAS DE COCAIS (BABAUAIS)


Localiza-se em certas reas dos estados do Maranho, Piau e Rio Grande do Norte

Planta tpica o Babau (Orbignya martiana)

A floresta de babau economicamente importante; das sementes da palmeira extrai-se o leo, as folhas so utilizadas para a cobertura de casas e para a fabricao de utenslios domsticos

PANTANAL MATO-GROSSENSE

Abriga uma das mais ricas reservas de vida selvagem do mundo Em alguns locais mais elevados onde o solo no retm gua a vegetao pode apresentar a vegetao tpica de caatinga como cactus Nas reas que so inundadas durante as cheias anuais crescem gramneas formando pastagens naturais

FLORESTA ATLNTICA OU MATA ATLNTICA

Apresenta um alto ndice pluviomtrico chegando a valores entre 1800 a 3600mm por ano, devido a condensao da brisa ocenica carregada de vapor que empurrada para as regies continentais. Nesse bioma a maioria dos rios perene, possuindo rios de guas claras e rios de guas pretas.

Agricultores e pecuaristas foram atrados para a regio devido ao seu solo frtil e condies naturais favorveis, o que ocasionou uma desordenada expanso, gerando um acelerado desgaste do solo e iniciando um processo de desertificao em algumas reas desse bioma.

Estende-se do nordeste at o litoral catarinenese formada por plantas com razes respiratrias. Mais importantes (Rhizophora mangle e Avicennia tomentosa) Desenvolve-se em solo lodoso e salgado

FLORESTAS DE ARAUCRIA
Situa-se em certas regies os estados do RS, SC, PR, SP ndices pluviomtricos em torno de 1400mm anuais

Apresenta 3 estratos bem definidos:


Arbreo: Pinheiro do- paran (Araucaria angustifolia) e Podocarpus

Estrato Arbustivo:
Muito denso Diversos tipos de arbustos e samabaias (Dicksonia)

Os troncos destas samambaias so formados por rizomas secos e compactados - o xaxim-

Estrato Herbaceo
Vegetao rasteira, epfitas como orqudeas e bromlias

S-ar putea să vă placă și