Sunteți pe pagina 1din 10

Sutra de Ltus

Captulos Hoben e Juryo

Hoben - Meios Parte em prosa do 2 captulo. Nesse momento, o Buda levantou-se serenamente de sua meditao e dirigiu-se a Sharihotsu, dizendo: "A sabedoria dos Budas infinitamente profunda e imensurvel. O portal dessa sabedoria difcil de compreender e de transpor. Nenhum dos homens de erudio ou de absoro capaz de compreend-la. Qual a razo disso? Um Buda aquele que serviu a centenas , a milhares, a dezenas de milhares, a incontveis Budas e executou um nmero incalculvel de prticas religiosas. Ele empenha-se corajosa e ininterruptamente e seu nome universalmente conhecido.

Um Buda aquele que compreendeu a Lei insondvel e nunca antes revelada, pregandoa de acordo com a capacidade das pessoas, ainda que seja difcil compreender a sua inteno. Sharihotsu, desde que atingi a iluminao tenho exposto meus ensinos utilizando vrias histrias sobre relaes causais, parbolas e inmeros meios para conduzir as pessoas e fazer com que renunciem aos seus apegos a desejos mundanos. Qual a razo disso? A razo est no fato de o Buda ser plenamente dotado dos meios e do paramita da sabedoria. Sharihotsu, a sabedoria do Buda ampla e profunda. Ele dotado de imensurvel benevolncia, ilimitada eloqncia, poder, coragem, concentrao, liberdade e samadhis (meditao), aprofundou-se no reino do insondvel e despertou para a Lei nunca antes revelada.

Sharihotsu, o Buda aquele que sabe como discernir e como expor os ensinos habilmente. Suas palavras so ternas e gentis e podem alegrar o corao das pessoas. Sharihotsu, em sntese, o Buda compreendeu perfeitamente a Lei ilimitada, infinita e nunca antes revelada. Chega, Sharihotsu! No vou mais continuar pregando. Por qu? Porque a Lei que o Buda revelou a mais rara e a mais difcil de compreender. A verdadeira entidade de todos os fenmenos somente pode ser compreendida e partilhada entre os Budas. Essa realidade consiste de aparncia, natureza, entidade, poder, influncia, causa interna, relao, efeito latente, efeito manifesto e consistncia do incio ao fim.

Juryo - Revelao da vida eterna do Buda Parte em verso do 16 captulo Desde que atingi o estado de Buda, infindveis kalpas transcorreram. Constantemente venho pregando, ensinando e propagando a Lei a milhares de seres vivos, fazendo com que entrem no Caminho do Buda, e tudo isso durante interminveis kalpas. Como um meio hbil aparento entrar no nirvana para salvar todas as pessoas. Mas, na realidade, no entro em extino. Sempre estou aqui ensinando a Lei. Sempre estou aqui. Porm, devido ao meu poder mstico as pessoas de mentes distorcidas no conseguem me ver mesmo quando estou bem perto delas.

Quando essa multido de seres v que entrei no nirvana, consagra muitas oferendas s minhas relquias. Todos abrigam o desejo nico e ardente de contemplar-me. Quando esses seres realmente se tornam fiis, honestos, justos e de propsitos pacficos, quando ver o Buda o seu nico pensamento, no hesitando mesmo que isso custe a prpria vida, ento, eu apareo junto assemblia de discpulos sobre o Sagrado Pico da guia.Nesse momento, digo multido de seres: eu sempre estou aqui, jamais entro em extino. No entanto, como um meio hbil, algumas vezes aparento entrar no nirvana. E outras vezes, no. Quando em outras terras h seres que desejam respeitosa e sinceramente crer, ento eu tambm, junto a eles, pregarei esta Lei insupervel.

Porm, no compreendendo minhas palavras, todos aqui insistem em pensar que eu morri. Quando vejo os seres afogados em um mar de sofrimentos eu no me exponho, para dessa forma fazer com que anseiem contemplar-me. Ento, quando seu corao se enche de ansiedade, finalmente apareo e ensino a Lei para eles.Assim so meus poderes msticos. Por infinitas kalpas, sempre estive no Pico da guia e em muitos outros lugares. Enquanto os seres presenciam o final de um kalpa e tudo consumido em chamas, esta minha terra permanece segura e tranqila, sempre cheia de seres humanos e seres celestiais. Vrios tipos de gemas adornam seus corredores e pavilhes, jardins e bosques.

rvores preciosas do flores e frutos em profuso, sob as quais os seres vivem felizes e tranqilos. As divindades fazem repicar os tambores celestiais interpretando, sem cessar, a msica mais diversa. Uma chuva de flores de mandara cai, espalhando suas ptalas sobre o Buda e a grande assemblia. Minha terra pura indestrutvel, porm, a multido a v consumir-se em chamas, mergulhada em sofrimentos, angstia e temor. Esses seres devido a suas vrias ofensas e causas provenientes de suas ms aes, passam infinitas kalpas sem escutar o nome dos trs tesouros. Mas os que praticam os caminhos meritrios, que so nobres e pacficos, corretos e sinceros, todos me vem aqui em pessoa, ensinando a Lei.

s vezes para essa multido exponho que a durao da vida do Buda imensurvel; e para aqueles que o vem somente aps um longo tempo exponho o quanto difcil encontrar-se com ele. O poder de minha sabedoria tamanho que seus raios iluminam o infinito. Minha vida, extensa como incontveis kalpas, resultante de uma prtica muito longa. Homens de sabedoria, no abriguem nenhuma dvida sobre isso! Livrem-se das dvidas definitivamente, pois as palavras do Buda so sempre verdadeiras. O Buda como um excelente mdico que se vale de meios hbeis para curar seus filhos iludidos. Embora na realidade esteja vivo, anuncia que entrou no nirvana. Porm, ningum pode acus-lo de mentiroso.

Eu sou o pai deste mundo e salvo aqueles que sofrem e os que encontram aflitos. Devido iluso das pessoas, apesar de eu estar vivo, anuncio que entrei no nirvana. Pois se me vissem constantemente, a arrogncia e o egosmo tomariam conta de seu corao. Ignorando as restries, entregariamse aos cinco desejos, e cairiam nos maus caminhos da existncia. Estou sempre ciente de quem so as pessoas que praticam o Caminho e as que no o praticam, e, em resposta s suas necessidades de salvao ensino-lhes vrias doutrinas.

Medito constantemente: Como posso conduzir as pessoas ao caminho supremo e fazer com que adquiram rapidamente o corpo de um Buda?
Texto Preleo dos captulos Hoben e Juryo, Daisaku Ikeda

S-ar putea să vă placă și