Sunteți pe pagina 1din 42

AS TRS FERIDAS NARCSICAS

TRS FATOS QUE FERIRAM O NARCISISMO HUMANO

COPRNICO
NO SOMOS O CENTRO DO UNIVERSO A Terra no est no centro do universo e os homens no so o centro do mundo

DARWIN
NO SOMOS SERES EPECIALMENTE CRIADOS Os homens descendem de um primata e no so seres especiais criados por Deus

FREUD
NO SOMOS SEQUER SENHORES DE NS MESMOS. A conscincia a menor parte e a mais fraca de nossa vida psquica A psicanlise se recusa a considerar a conscincia como constituindo a essncia da vida psquica Freud

A teoria de Freud, tambm chamada Teoria Psicanaltica de Freud, est baseada nos conceitos de Consciente, Pr-Consciente e o Inconsciente.

Os conceitos de consciente e inconsciente cedem lugar a trs constructos psicanalticos que construiro o modelo dinmico da estruturao da personalidade: ID, EGO, SUPEREGO

O Id seria o conceito que designaria os impulsos, as motivaes e desejos mais primitivos do ser humano.

O Ego so processos psquicos e de mecanismos utilizados para entrar em contato com a realidade objetiva. Guia do comportamento do organismo luz da realidade.

o Superego - representa as normas e os valores convencionais da sociedade ou do grupo social no qual o indivduo foi criado e em que est inserido. a sociedade dentro do prprio indivduo, com as suas leis e normas muitas vezes fonte de embarao e de inibio para a estrutura do ego.

FASES DO DESENVOLVIMENTO PSICOSEXUAL


Fase oral: de 0 a 18 meses Fase anal: de 18 meses a 3 anos e meio aproximadamente Fase flica : aproximadamente de 3 a 6 anos. Perodo de latncia: dos 6 anos a aproximadamente 13 anos Fase genital: dos 13 anos em diante

Fase oral: de 0 a 18 meses


O beb egocntrico, narcisista e enxerga a me como extenso dele; Perodo sugador perodo mordedor

Fase anal: de 18 meses a 3 anos e meio aproximadamente


Caracteriza-se pelo fato de a criana comear a perceber outros objetos, inclusive o pai. Controle dos esfncteres. Aqui o beb vai aprender sobre limites. So dois movimentos: expulso e reteno. Reteno: ter/ segurar/ reter/ controlar/ guardar Expulso: doar/ eliminar/ excluir/ separar

Fase flica : aproximadamente de 3 a 6 anos.


A descoberta da sexualidade. O interesse pelo sexo oposto. Sexualidade no sexo. a maneira como lida com seu corpo e sua identidade (o ser homem ou ser mulher) e a descoberta do prazer Configura-se o tringulo denominado Complexo de dipo

Perodo de latncia: dos 6 anos a aproximadamente 13 anos


A criana usa sua energia para o fortalecimento do ego, e desenvolvimento do superego centrando-se em atividades e aprendizagens intelectuais e sociais. Os vnculos de amizades iro fortalecer a identidade sexual. Comeam a ter novos referenciais, como os professores e a se identificar com os heris das fices.

Fase genital: aproximadamente 13 anos em diante


Se d com a chegada da puberdade) e da adolescncia. A erotizao ou desejo no est mais no prprio corpo, mas em um objeto externo ao indivduo - o outro. Inicia a busca de formas de satisfazer suas necessidades erticas e interpessoais.

MECANISMOS DE DEFESA
Nomeados por FREUD caracterizam as manifestaes que as defesas do Ego podem apresentar, j que este no se defronta s com as presses e solicitaes do Id e do Superego, pois aos dois se juntam o mundo exterior e as lembranas do passado.

FUNES DOS MECANISMOS DE DEFESA


Os mecanismos de defesa so inconscientes e automticos e tem por funo: Proteger a personalidade Transformar a Realidade para torn-la mais aceitvel Tornar aceitveis os impulsos (inconscientes) inaceitveis Quando os Mecanismos de Defesa no promovem a adaptao saudvel e a preservao do bem estar emocional e continuam se manifestando automaticamente podem ser interpretados como manifestaes patolgicas.

As defesas do ego podem dividirse em


a) Defesas bem sucedidas, que geram a cessao daquilo que se rejeita b) Defesas ineficazes, que exigem repetio ou perpetuao do processo de rejeio, a fim de impedir o retorno dos impulsos rejeitados.

SUBLIMAO

canaliza os impulsos libidinais para uma postura socialmente til e aceitvel.


Distinguem-se das gratificaes substitutivas neurticas pela sua dessexualizao, ou seja, a gratificao do ego j no fundamentalmente instintiva.

REPRESSO
o esquecimento ou a negao inconsciente de detalhes significativos do comportamento, que so incompatveis com a autoimagem que se tenta manter. Na represso h um bloqueio na conscincia dos conflitos geradores de ansiedade ou de distrbios na motivao. Eles so submersos no inconsciente. Por isso pretende fazer desaparecer, da conscincia, impulsos ameaadores, sentimentos, desejos, ou seja, contedos desagradveis, ou inoportunos. Entretanto, o material reprimido continua fazendo parte da psique, apesar de inconsciente, e que continua causando problemas. Distingue-se do recalque: a)Ou pelo carter consciente da operao e pelo fato de o contedo reprimido se tornar simplesmente pr-consciente e no inconsciente; b)Ou, no caso da represso de um afeto, porque este no transposto para o inconsciente mas inibido, ou mesmo suprimido.

RECALQUE
Ocorre sempre que um desejo, impulso, ou idia, ao se tornar consciente, provoca um conflito insuportvel, resultando em ansiedade. O fato de ser inconsciente poupa a personalidade consciente de um conflito penoso. Certos traumas e conflitos no resolvidos so recalcados e se no forem resolvidos podem se tornarem em neurose, psicose, psiconeurose, doenas psicossomticas.

DESLOCAMENTO
A pessoa substitui a finalidade inicial de uma pulso por outra diferente e socialmente mais aceita. Durante uma discusso, por exemplo, a pessoa tem um forte impulso em socar o outro, entretanto, acaba deslocando tal impulso para um copo, o qual atira ao cho. O impulso no muda de forma, mas deslocado de seu alvo original para outro. Pode ser uma idia representada por uma outra, que, emocionalmente, esteja associada ela.

REGRESSO
O sujeito adota modos de pensar, atitudes e comportamentos caractersticos de uma fase de desenvolvimento anterior, frente a uma frustrao ou incapacidade de resolver problemas, procura a proteco de pocas passadas. Face a problemas, pode fugir realidade refugiando-se em atitudes infantis (dependncia excessiva, choro, chantagem...).
Freud identifica 3 espcies de regresses: a)Tpica, no sentido do esquema do aparelho psquico.A regresso tpica particularmente manifestada no sonho, onde ela prossegue at o fim. Encontra-se em outros processos patolgicos em que menos global (alucinao) ou mesmo em processos normais em que vai menos longe (memria). b)Temporal, em que so retomadas formaes psquicas mais antigas. c)Formal, quando os modos de expresso e de figurao habituais so substitudos por modos primitivos. Estas trs formas de regresso, na sua base, so apenas uma, e na maioria dos casos coincidem, porque o que mais antigo no tempo igualmente primitivo na forma e, na tpica psquica, situa-se mais perto da extremidade perceptiva.

RACIONALIZAO
O sujeito procura apresentar uma explicao coerente do ponto de vista lgico, ou aceitvel do ponto de vista moral, para uma atitude, uma ao, uma idia, um sentimento, etc., cujos motivos verdadeiros no percebe. Tem uma parte consciente e outra inconsciente. Encontraremos racionalizaes de sintomas, neurticos ou perversos (comportamento de submisso feminino explicado pela superioridade intelectual do homem,...) ou compulses defensivas (ritual alimentar explicado por preocupaes de higiene,...). Ao fazer algo que no devia, comum que senta culpa, e ao invs de admitir a razo real de seu comportamento, prefere racionalizar inventando razes plausveis para o seu ato. Nesses casos a inteligncia necessria para tornar plausvel a desculpa encontrada.

NEGAO
A notvel capacidade de lembrarse incorretamente de fatos a forma de negao encontrada com maior freqncia na prtica psicoterpica. O paciente recordase de um acontecimento de forma vvida, depois, mais tarde, pode lembrar-se do incidente de maneira diferente e, de sbito, dar-se conta de que a primeira verso era uma construo defensiva.

INTELECTUALIZAO
Constitui um excesso sistemtico de pensamento com privao do afeto para defender-se da ansiedade gerada por impulsos inaceitveis.

PROJEO
Ego no aceita reconhecer um impulso inaceitvel do Id e o atribui a outra pessoa. o sujeito expulsa de si e localiza no outropessoa ou coisa- qualidades, sentimentos, desejos e mesmo objetosque ele desconhece ou recusa nele. Envolve desde parania at superstio. Pesquisas recentes comprovam que pessoas que so homofbicas possuem certas caractersticas homossexuais mas no reconhecem ou no aceitam, sendo assim, elas fazem uma projeo.

IDEALIZAO
consiste em atribuir a outro indivduo qualidades de perfeio, vendo o outro de modo ideal.

INTROJEO
o mecanismo neurtico pelo qual incorporamos em ns mesmos, normas, atitudes, modos de agir e pensar, que no so verdadeiramente nossos.

FORMAO REATIVA
O sujeito "resolve" o conflito entre os valores e as tendncias consideradas inaceitveis, apresentando comportamentos opostos s pulses. Assim, uma pessoa pode ser demasiado amvel e atenta com algum que odeia; um sujeito afasta-se de quem gosta; manifesta uma excessiva caridade para esconder um sadismo latente; uma pessoa submissa e dcil pode esconder um dominador violento. Os efeitos colaterais da formao reativa podem prejudicar os relacionamentos sociais. As principais caractersticas reveladoras de formao reativa so seu excesso, sua rigidez e sua extravagncia. O impulso, sendo negado, tem que ser cada vez mais ocultado.

IDENTIFICAO
Nele o sujeito assimila um aspecto, um caracterstica de outro, e se transforma, total ou parcialmente, apresentando-se conforme o modelo desse outro. A personalidade constitui-se e diferencia-se por uma srie de identificaes.

ISOLAMENTO
Consiste em isolar e excluir do consciente um comportamento ou um pensamento de tal maneira que suas ligaes com os outros pensamentos, ou com o auto-conhecimento, ficam absolutamente interrompidas. tpico da neurose obsessiva

ANULAO
aes que contestam ou desfazem um dano que o indivduo imagina que pode ser causado por seus desejos.

CONVERSO
Consiste na transposio de um conflito psquico e uma tentativa de resoluo desse conflito por meio de expresses somticas.

FANTASIA
Fantasiar pode ajudar em certos conflitos psicolgicos mas no "resolve" o conflito, certas pessoas podem passar a vida inteira fantasiando mas quando caem na realidade volta todo o conflito novamente.

RESISTNCIAS
As resistncias so repeties de todas as operaes defensivas utilizadas pela pessoa em sua vida passada. Todas as variaes de fenmenos psquicos podem ser utilizados objetivando a resistncia, mas, qualquer que seja sua fonte, a resistncia age atravs do ego. Embora alguns aspectos de uma resistncia possam ser conscientes, uma parte fundamental realizada pelo ego inconsciente.

EXPIAO
o processo psquico em que o indivduo quer pagar pelo seu erro imediatamente

SUBSTITUIO
o inconsciente oferece a conscincia um substituto aceitvel por ela e por meio do qual ela pode satisfazer o Id ou o Superego. a satisfao imaginria do desejo. Processo pelo qual um objeto valorizado emocionalmente, mas que no pode ser possudo, inconscientemente substitudo por outro, que geralmente se assemelha ao proibido. uma forma de deslocamento.

TRANSFERNCIA
Um fenmeno geral, universal e espontneo, que consiste em unir o passado com o presente mediante um falso enlace que superpe o objeto original ao atual. Esta superposio do passado e do presente est vinculada a objetos e desejos pretritos, inconsciente para o sujeito e que lhe do conduta um selo irracional, onde o afeto no aprece ajustado nem em qualidade nem em quantidade situao real, atual.

CONTRATRANSFERNCIA
uma resposta do analista transferncia do paciente mas que designa tambm, de forma mais geral, o conjunto das reaes inconscientes do analista perante o paciente. Raiva do paciente, tdio, cansao, amor ertico etc, so identificaes projetivas de contra-transferncia.

COMPENSAO
o indivduo se compensa por alguma deficincia, pela imagem que tem de si prprio, por meio de um outro aspecto que o caracterize, que ele, ento, passa a considerar como um trunfo

REFERNCIAS PARA PESQUISA


ALEXANDER, Franz .Fundamentos da Psicanlise. RJ:Zahar, 1963. FADIMAN, James e FRAGER, Robert. Teorias da Personalidade. SP: Harbra, 1986 FENICHEL,O. Teoria Psicanaltica das Neuroses. SP: Atheneu, 2000. GREENSON,R.R. A Tcnica e a Prtica da Psicanlise..RJ: Imago, 1981. KAPLAN, Harold I. Compndio de Psiquiatria Dinmica. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1984 LAPLANCHE & PONTALIS. Vocabulrio de Psicanlise. SP: Martins Fontes, 2000. STATT, David A. Introduo Psicologia. SP: Harbra, 1978.

S-ar putea să vă placă și