Sunteți pe pagina 1din 16

A trajetria das reformas administrativas, modernizao administrativa e reforma do Estado no Brasil ps -1930

Msc. Maria Aparecida Canale Balduino

Contextualizando... na historia; o Estado oligrquico (1889 - 1930) identificado tambm por republica Velha ou dos coronis; uma pequena elite de senhores de terra e de polticos patrimonialistas dominavam amplamente o pais; Dava-se pouca importncia:s polticas pblicas de carter social ou mobilizao da sociedade civil.

A revoluo de 1930 lana bases;

Estado Administrativo no Brasil; inicia a estruturao e expanso estatal, aliada a emergente cincia da Administrao empresarial.

DASP: Departamento Administrativo do Servio Pblico (1936) Governo Getulio Vargas ;


Objetivo principal: Modernizao Administrativa;

Principais Realizaes Ingresso no servio pblico por concurso; Critrios gerais e uniformes da classificao de cargos; Organizao dos servios de pessoal e de seu aperfeioamento sistemtico; Administrao oramentria; Padronizao de compras do estado; Racionalizao geral de mtodos; rgos reguladores -Conselhos, comisses e institutos.

A administrao pblica nesta poca sofreu influncias da administrao empresarial:


Na administrao Cientifica buscando a racionalizao por meio da simplificao, padronizao e aquisio racional de matrias, reviso de estruturas e aplicao de mtodos na definio de procedimentos e a implantao a funo oramentria ao planejamento. Na administrao burocrtica - para estruturar a burocracia com os princpios Weberianos: o profissionalismo, o formalismo, a hierarquia funcional, a impessoalidade.

No perodo do Estado Novo (1937 a 1945), foi o momento em que o Estado mais se fez presente e de forma mais centralizada, o perodo em que, na economia, o Estado assume para si a tarefa de implementao da indstria de base e toda a infra-estrutura para a industrializao que naquele momento inicia.

... embora a administrao pblica estivesse em processo de mudana, o patrimonialismo ainda se fazia presente no contexto poltico brasileiro. (...) o coronelismo abria espao para o clientelismo....Pereira, Jos Matias (2008,90) .

Administrao para o desenvolvimento (1946-1964); o governo Vargas deflagra o processo que leva criao das bases institucionais de uma democracia nos moldes das sociedades fordistas da poca, estabelecendo; direitos trabalhistas; um sistema de ensino pblico; o sufrgio universal; a constituio de 1946;

tais iniciativas buscavam instaurar um Estado de Bem- Estar no pais WELFARE STATE.

A idia desenvolvimentista: desejo dos pases ricos criarem nos outros pases pr-condies para investimentos, e nas evidentes necessidades dos novos Estados transformarem sua burocracia de tipo colonial em instrumento de mudana social; foram cridas instituies paraestatais mediadoras entre estado e sociedade; Legio Brasileira de Assistncia; Servio Nacional de Aprendizagem Comercial; sindicatos, Federaes, confederaes .

Perodo do Autoritarismo ou Ditadura Militar (1964-1985); Golpe de Estado em maro de 1964; aumento da tutela do Estado nas questes civis, por meio do regime militar; estruturas hierarquizadas e centralizadas para a gesto social.

A reforma administrativa de 1967- Decreto lei 200; pode ser entendida como a primeira experincia de implantao da administrao gerencial; transferncias de atividades para autarquias, fundaes, empresas publicas e sociedades de economia mista; descentralizao funcional; princpios de racionalidade administrativa o planejamento e o oramento.

Tpicos Importantes: Redemocratizao e institucionalizao da sociedade civil Ps 1985; Perodo do autoritarismo ou ditadura militar encerra-se em 1985; Perodo de transio 1985 1988; Constituio 1988 estabeleceu as base legais para o exerccio pleno da democracia; Promoo da descentralizao da ao governamental e atualizao do arcabouo profissional; Deflagrado processo de municipalizao da gesto publica; Criao de conselhos municipais em vrias reas de interesse publico.

Reforma administrativa do Governo Collor;

como forma de melhorar a performance do setor pblico o governo prope reduzir o tamanho e o nmero de servidores da maquina governamental.;
o desmonte do setor pblico e o enfraquecimento feito de forma inadequada agravaram ainda mais os problemas existentes impeachment; governo foi marcado pela abertura do mercado nacional s importaes e pelo incio do Programa Nacional de Desestatizao.

Reforma do Estado - Governo FHC 1995/2002; reinicia o processo de mudana organizacional e cultural da administrao pblica; construo do Estado regulador; deslocamento entre planejamento e gesto: um plano de adequao do Estado (PD )no atrelado a metas de desenvolvimento, e um plano de desenvolvimento (PPA); princpios desestatizao, flexibilidade, foco no cliente, orientao para resultados, controle social; consolida-se o conceito de cidadania, a noo de direito e o fortalecimento da cultura democrtica, emerge a proposta de participao da sociedade civil na gesto pblica.

Governo Lula 2003/2006 2006/2010; revitalizao do Estado;

o Estado como soluo, papel ativo na reduo das desigualdades e promoo de desenvolvimento;
a Administrao Pblica pode e deve ser otimizada para aumentar a capacidade de governo; Princpios reduo do dficit institucional, fortalecimento da capacidade de formular e implementar polticas, otimizao de recursos participao, transparncia e tica.

Os resultados do primeiro mandato (2003 - 2011) ficam abaixo do esperado, em termos de eficincia, eficcia e efetividade, bem como a transparncia e tica.

Pretende-se no perodo 2007 - 2011 reforar a governana, com a superao das dificuldades encontradas para se implantarem as polticas pblicas, devido rigidez e ineficincia da maquina administrativa.
Fonte: Adaptao de Presidncia da Repblica 2004.

A reforma e modernizao do estado, com redefinio de suas relaes com a sociedade, um processo eminentemente poltico.
Uma nova gesto para a Amrica Latina ( Clad, 1998)

Msc. Maria Aparecida Canale Balduino

S-ar putea să vă placă și