Sunteți pe pagina 1din 76

EMPREENDEDORISMO

O que empreendedorismo ? Criao de empresas Gerao do auto-emprego Empregado-empreendedor: intrapreneur ou intraempreendedor Empreendedorismo comunitrio Um novo profissional: insero diferenciada como ofertante de trabalho

Stoner e Freeman, 1985.

ESTIMULA O CRESCIMENTO ECONMICO

AUMENTA A PRODUTIVIDADE

CRIA NOVAS TECNOLOGIAS, PRODUTOS E SERVIOS

Empreendedor:
a pessoa engajada num empreendimento, com competncia para reconhecer uma idia vivel para um produto ou servio e lev-la adiante.
Gualazzi, 2003.

o criador de uma nova empresa ou o administrador que tenta melhorar uma unidade organizacional pela introduo de mudanas Stoner e Freeman, 1985. produtivas.

Empreendedorismo Geral:

o processo de iniciar uma atividade empresarial, organizando os recursos necessrios e assumindo os riscos e Gualazzi, 2003. recompensas.
o processo aparentemente descontnuo de combinar recursos para produzir novos bens e servios. Stoner e Freeman, 1985.

Intraempreendedorismo (Empreendedorismo Interno):

o processo em que o indivduo v a necessidade de inovao e a promove dentro da organizao. Gualazzi, 2003. o processo atravs do qual uma empresa procura expandir, explorando novas oportunidades por meio de novas combinaes Stoner e Freeman, 1985. de recursos existentes.

Variveis Econmicas:
Incentivos de mercado
(novas necessidades sociais que o empreendedor pode tentar satisfazer);

Variveis Sociais:
Diferenas culturais (Os EUA por ex, enfatizam o individualismo e o Japo, a ao e a cooperao entre empresas e governo); Mobilidade social (Na ndia por ex, o filho de um carpinteiro dificilmente se tornaria um empreendedor, por causa do sistema de castas; diferentemente de indianos que vivem nos EUA. Stoner e Freeman, 1985.

Estoque de capital (tem


de haver um estoque de capital suficiente para que novas empresas sejam financiadas).

e o Brasil?

Pesquisa realizada pelo Global Entrepreneurship Monitor (GEM) analisa as complexas relaes entre empreendedorismo e crescimento econmico em 35 pases.

Constatou-se que, nos EUA, em 2001, havia a relao de 01 empresa para cada 12 pessoas, e na Finlndia, a relao era de 67 pessoas para cada empresa. Em 2004, 1 em cada 7 brasileiro estava empreendendo
Fonte: GEM

POSIO DO BRASIL NO RANKING INTERNACIONAL DE EMPREENDEDORISMO


ANO 2003 POSIO 6 Perfil dos empreendedores

Homens 55%

2004
2005

7
7

Mulheres 45%
92% dos empreendimentos no Brasil so feitos a partir de capital prprio (familiares e amigos). 34 a posio do Brasil no ranking de apoio a pequenas empresas, cujo universo de 34 pases.
Fonte: GEM

25 a 34 anos a faixa etria que concentra o maior nmero de empreendedores no pas.

Porque o Empreendedorismo importante ?


Retrao no nvel de emprego em todo o mundo; Alteraes profundas no mercado de trabalho; Mudanas radicais nas empresas - unidades de gesto, particionamento de cadeias produtivas, etc, terceirizao, etc; Novos conceitos de empregabilidade - autnomo, cooperado, terceirizado, Apenas 39% da PEA no Brasil constituda de empregados; Essas mudanas no mercado exigem que a educao se atualize !

Por que o ensino de

empreendedorismo
?

Causa 1: o papel da pequena empresa na


estrutura empresarial
Anos 30 e no ps guerra:
grandes empresas Estado

Anos 90:
pequenas empresas

Causa:

Marketing de nicho

Causa 2:

Empresas gazelas geram mais empregos


Empresas estabelecidas esto criando menos valor

(uma empresa de alto crescimento com at cinco anos)

5% superior das gazelas 10% seguintes gazelas 85% gazelas restantes 500 da Fortune -40 -20 0 20 40 60 Percentual de empregos novos

80

Causa 3: regra da falncia


A regra falir, e no ter sucesso
O ensino do empreendedorismo visa, alm de estimular, diminuir os riscos do novo empreendimento.

De cada 3 empresas formadas, 2 fecham as portas. As pequenas empresas fecham mais: 99% das falncias so de empresas pequenas. Taxas de falncia de novas empresas No final do % de falncia 1. ano 40 60 2. ano 60 80 10. ano 90 90 USA BRASIL

Causa 4:
O ensino tradicional nas instituies brasileiras

Orientao para o emprego Cultura: (valores comportamentos) Baixa percepo da importncia da PME para o desenvolvimento econmico. Distanciamento dos sistemas de suporte - Baixa integrao com o mundo empresarial

Cultura da grande empresa no ensino.

Causa 5: A tecnologia do produto significa :


contribuio do conhecimento puramente tecnolgico, ligado ao produto

%
da soluo global

O empresariamento significa:

%
da soluo global

Causa 6: Idia diferente de oportunidade


Empreendedores sem sucesso confundem idia com oportunidade.

Causa 7: lanamento de novos produtos


e servios no mercado

USA
1985: 5.000 novos produtos 1995: 25.000 novos produtos

Causa 8: Ciclo de vida decrescente dos produtos


Indstria de computadores: a tecnologia est acelerando a mudana e criando oportunidades

10 8 6 4

2
0
1950 1960 1970 1980 1990

Mdia em anos do ciclo de vida do produto

Causa 9: A taxa de mortalidade anual das empresas - Fortune 500


Empresas estabelecidas esto morrendo mais depressa % das existentes, por ano

10 8 6 4

2
0
1970 1980 1990

% mdio das empresas existentes

Causa 10 : Grandes empresas e velocidade de mudanas

[(A+C) I >M]
A = aprendizado C = criatividade I = implementao M = nvel de mudana
Uma causa de surgimento de pequenas empresas

medida que a velocidade de mudana aumenta, o gerenciamento de grandes corporaes torna-se mais difcil

Causa 11: Sociedade Global da Informao

SGI

empresa classe mundial

Mercado Global

cliente global

conhecimentos avanados competncia (alta qualidade) conexes globais (acesso a recursos)

Qualidade e eficincia globais

Causa 12: A sndrome do empregado


dependente, no sentido de que necessita de algum para se tornar produtivo; para trabalhar No sabe ler o meio ambiente externo: ameaas, oportunidades No pr-ativo Raramente agente de inovaes, no criativo, no gera mudanas e no muda a si mesmo Faz menos do que aprende Domina somente parte do processo No se preocupa em formar a sua rede de relaes, estabelece baixo nvel de comunicaes. Tem medo do erro, (que punido em nosso sistema de ensino e em nossa sociedade) e no o toma como fonte de aprendizagem.

Causa 13: A revoluo silenciosa


O empreendedorismo uma revoluo silenciosa, que ser para o sculo 21 mais do que a revoluo industrial foi para o sculo 20. (Timmons) A partir de 1993 o empreendedorismo explodiu nas naes ex-comunistas do leste europeu Cuba em 1998 H 20 anos surge na academia (universidades). Ensino nos EUA: 1975: 50 instituies universitrias 1998 : mais de 1000 Primeiro grau: Obrigatrio em cinco estados Ensino nos Brasil: universidades, ensino mdio e primeiro grau USA: 1988, 1 em cada 7 auto-empregado Brasil, 2004 1 em cada 7 empreendedor O empreendedor cria e aloca valores para indivduos e para a sociedade, ou seja, fator de inovao tecnolgica e crescimento econmico. Depois da Segunda Guerra, 50% de todas as inovaes e 95% de todas as inovaes radicais vieram de empresas novas e pequenas. Exemplo: microcomputador, marca passo, fast food, mquina de Raio X, etc. USA: 1988: 18 milhes de empresas 2000: 30 milhes Em todo o mundo a participao das pequenas e mdias empresas no PIB, criao de emprego, exportao, so extremamente importantes. O empreendedorismo um fenmeno cultural.

Causa 14

O emprego acabou

Ou nenhuma dessas causas

Causas centrais
A realizao pessoal A natureza humana: as individualidades, as diferenas pessoais, o ego, a emoo, a criatividade O ser mais importante que o saber Conhecimento do negcio, e no uma viso fragmentada Uma nova relao com o trabalho O empreendedor visto como o motor da economia Centralidade no indivduo

Algumas questes fundamentais


possvel ensinar algum a ser empreendedor ? A universidade pode ensinar empreendedorismo ? Empreendedor nasce pronto? (Resultado de genes favorveis) Uma vez empreendedor, sempre empreendedor. (Estilo de vida) Um empreendedor que faliu nunca foi empreendedor. Um bom gerente pode tornar-se um empreendedor? Para ser um bom empreendedor tem que ser um bom gerente? Algumas regies produzem mais empreendedores. Algumas condies econmicas produzem mais empreendedores.

Afinal quem o empreendedor ?

algum - uma pessoa - que empreende que constri algo novo;


Algum que possui uma viso frente - enxerga o futuro - e se prope a constru-lo; Algum que tem motivao e energia para promover mudanas; um agente de transformao ! O empreendedor algum que no est satisfeito com o estado das coisas e deseja construir o novo;

O Empreendedor
uma pessoa que se engaja num processo de criao de riqueza (para si prprio) e de agregao de valor (para a sociedade), atravs do desenvolvimento de idias, da combinao de recursos e de fazer as coisas acontecerem (Raymond kao, 1997)

Empreendedorismo
a habilidade de criar e de constituir algo a partir de muito pouco ou quase nada. tido como um comportamento ou um processo para iniciar e desenvolver um negcio ou um conjunto de atividades com resultados positivos.

O Empreendedor evoluo dos conceitos


uma pessoa auto-empregada com retornos incertos (Cantillon, 1730) um gerente, coordenador que corre riscos (Abbe Nicollas, 1767, J. B. Say, 1803) um inovador criativo (Schumpeter, 1910) uma pessoa capaz de identificar oportunidades e desenvolver pequenas empresas (Penrose, 1959) uma pessoa com necessidade de grandes realizaes e autonomia (McClelland, 1961) Uma pessoa que imagina, desenvolve e realiza vises (Fillion, 1991. Dolabela , 1999)

Definies
(Dicionrio urlio Buarque de Holanda)

empreender - [do latin imprendere] 1:Deliberar-se a praticar, propor-se, tentar (empresa laboriosa e difcil). 2:Por em execuo empreendimento - 1. Ato de empreender. 2. Efeito de empreender; aquilo que se empreendeu e levou a cabo; empresa; realizao; cometimento. empreendedor - 1. Que empreende; ativo; arrojado; cometedor.

O Empreendedor
Uma pessoa que congrega risco, inovao, liderana, habilidade e percia profissional em uma fundao sobre a qual se constri um time motivado [Lance] o homem que realiza coisas novas e no necessariamente aquelas que inventa [Shumpeter] Algum que usa talento para aproveitar oportunidades; Empreendedores fazem coisas que trazem diferena [Bolton] So pessoas que criam prosperidade econmica e social nas sociedades [Bolton] So agentes de mudanas, que enxergam as oportunidades e as tornam realidade [Bolton]

Tipos de Empreendedores
Bolton destaca 3 tipos de empreededores:

Empreendedor de negcios : aquele que identifica oportunidades no mercado, planeja e constri novas empresas;

Empreendedor interno: [intra-preneuship] o indivduo que promove as mudanas dentro da empresa em que trabalha; re-inventa a empresa e os negcios, etc;

Empreendedor Comunitrio ou social: aquele que promove mudanas, reune recursos e constri em benefcio da comunidade voluntariado; terceiro setor

Exemplos de empreendedores
Bill Gates da Microsoft, Silvio Santos do SBT e Gentil Barbosa em Aracaju so exemplos concretos de empreendedores do mundo dos negcios; Jack Welch da GE um exemplo clssico de empreendedor corporativo ou intra-empreendedor; D. Zilda Arns um exemplo modelo de uma empreendedora social com o seu trabalho na Pastoral da Criana; Anita Roddick fundadora da Body Shop um misto de empreendedora comunitria e de negcios.

Mitos relacionados com empreendedores

Idade, origem familiar, educao so fatores decisivos?


Qualquer um pode ser empreendedor ? Empreendedores esto apenas no mundo dos negcios ?

Inventores so empreendedores ?
Empreendedores trabalham sozinhos ? Apenas comear um novo negcio empreendedorismo ? Empreendedor e gerente a mesma coisa ? Quem tem idias um empreendedor ?

As Escolas do Pensamento Empreendedor


Escola Bibliogrfica estuda a histria de vida de grandes empreendedores, mostrando que os traos empreendedores so inatos e no podem ser ensinados; Escola psicolgica estuda as caractersticas comportamentais e de personalidade dos empreendedores; Escola Clssica foco na inovao empreendedor quem cria. No quem possui; Escola da Administrao sugere que o empreendedor uma pessoa que organiza e administra um negcio, assumindo os riscos e lucro e lucro a ele inerentes;

Escola da Liderana o empreendedor um lder que mobiliza as pessoas em torno de objetivos e propsitos;
Escola Corporativa as habilidades empreendedoras podem ser teis em organizaes complexas.

A Escola Empreendedora: a formao da estratgia como um processo visionrio


Fonte: Henry Mintzberg - Safri de Estratgia

Focaliza a formalizao da estratgia exclusivamente no lder nico Enfatiza o intangivel intuio, julgamento, sabedoria, experincia

Estratgia como perspectiva associada com viso (imagem e senso de direo na mente do lder adaptvel pelo lder)

O condutor sobre o elefante


Pensamento estratgico significa ver frente, ver atrs, ver de cima , ver abaixo, ver de baixo, ver ao lado, ver alm, ver atravs distinguir a floresta das rvores

Nasceu da economia desenvolveu-se pela administrao


Estabelecimento de nichos de mercado

Importncia do empreendedor na formao da riqueza de um pas


Processo de destruio criadora
o impulso fundamental que aciona e mantm em marcha o motor do
capitalismo Joseph Schumpeter
ex.: caneta tinteiro, vlvula eletrnica, rgua de clculo, locomotiva a vapor

Necessidade de realizar
o homem racional adapta-se ao mundo, o irracional tenta adaptar o mundo a si. Portanto, todo progresso depende do homem irracional
Bernard Shaw Ford, Akio Morita, Ablio Diniz, Ricardo Semler, Gentil Barbosa

Fatores inibidores do processo de destruio criadora


interveno estatal e capitalismo selvagem/oligopolista

Algumas contribuies de inventores independentes Intraempreendedores e pequenas organizaes


Computado res digitais
Caneta esferogrfica

Velcro Xerografia

Fecho cler

Fotografia em cores

Fibra tica
Celofane
Roupas de malha que no encolhem
Stoner e Freeman, 1985.

Motivos para iniciar um negcio prprio

vontade de ganhar muito dinheiro


desejo de sair da rotina vontade de ser seu prprio patro necessidade de provar sua capacidade de empreender desejo de realizar algo que traga benefcios

necessidade de sobrevivncia

Fatores inibidores da vontade de empreender


imagem social
conforto do emprego x atividades pouco nobres

disposio de assumir risco


capacidade de planejar, conviver e sobreviver ao risco

capital social
valores herdados = profisso do pai, formao religiosa

Preparo para empreender um negcio prprio


pessoas com necessidade de realizar, cuja imagem social no est em conflito com as atividade necessrias para iniciar um negcio prprio, com disposio para assumir riscos e cujo capital social favorvel a ser empreendedor, s precisa de

autoconfiana percepo acerca do preparo para empreender


domnio sobre as tarefas, aumento da capacidade gerencial, crescimento da viso empreendedora (domnio sobre a complexidade do negcio)

outros interesses e obrigaes

Pesquisa em empreendedorismo

A pesquisa sobre Entrepreneurship uma das reas de mais rpido crescimento. Fase pr-paradigmtica Bases cientficas: estimativa 50 anos Brasil:
pesquisa incipiente faltam dados estatsticos cultura

Perfil do empreendedor brasileiro

Perfil do empreendedor brasileiro


TEA a porcentagem de fora de trabalho que est ativamente iniciando um empreendimento ou proprietria-gerente de negcios cujo perodo de existncia inferior a 42 meses

35 pases pesquisados em 2005


Ranking no teve alterao significativa isso sugere que o empreendedorismo reflexo de caractersticas estruturais de um pas, sejam condies macroeconmicas gerais ou fatores culturais, sociais e institucionais
GEM 2005.

Perfil do empreendedor brasileiro


Taxa de Atividade Empreendedora Total TEA Brasil = 11,3% da PEA 18 a 64 anos Ranking
1 Venezuela 2 Tailndia 3 Nova Zelndia 4 Jamaica 5 China 6 -Estados Unidos

7 Brasil
34 Japo 35 - Hungria
GEM 2005.

O que leva o povo brasileiro optar por empreender novos negcios so principalmente as dificuldades sociais e econmicas
Empreendedor por necessidade no
encontra outra forma de auferir renda 4o lugar no ranking mundial

Empreendedor por oportunidade


desenvolve novos produtos, processos ou servios: abertura de novos mercados, adaptao de conceitos novos para o mercado local 15o lugar no ranking mundial

GEM 2005

Perfil do empreendedor brasileiro


Expectativa de criao de novos postos de trabalho nos prximos 5 anos = 32% nenhum - 44% de 1 a 5 15% mais de 5 9% mais de 20 35 % so negcios nascentes menos de 3 meses (2004) 60 % negcios entre 10 e 15 anos de vida (2005) Em 2001 havia 1,61 homens para cada mulher empreendedora em 2005 a relao de 1,07, perde s para a Hungria que tem 2 mulheres para cada homem TEA 10,8% mulheres - 6 do ranking TEA 11,8% homens - 13 do ranking

GEM 2001-2005.

Perfil do empreendedor brasileiro


TEA e a educao TEA 9% = sem educao formal; TEA 11% = de 1 a 4 anos de estudo; TEA 15% = de 5 a 11 anos de estudo; TEA 17% = mais de 11 anos de estudo
TEA 12% Faixa etria 18 a 24 anos

17%
15% 10% 6%

25 a 34 anos
35 a 44 anos 45 a 54 anos 55 a 64 anos
GEM 2001-2005.

Perfil do empreendedor brasileiro


66% dos negcios iniciais orientados ao consumidor final segmentos tradicionais com baixo teor de inovao e investimentos inicial pequenos, menos intensivos em formalizao, tecnologia, capital e conhecimento e com elevada concorrncia. 27% - setor alimentao

85,7% no introduz novidades no mercado os produtos/servios j so conhecidos


97,4% utilizam tecnologia e processos j existentes h mais de 1 ano 30% no buscaram orientao para criar o negcio - 33% receberam orientao de familiares
GEM 2005.

Perfil do empreendedor brasileiro


Mentalidade empreendedora mais de 60% afirma que o medo de fracassar no impediria o incio de um novo negcio Mais de 80% considera o incio de um novo negcio como uma opo desejvel de carreira Mais de 80% afirma que aqueles que alcanam o sucesso ao iniciar um novo negcio tem status e respeito perante a sociedade A mdia freqentemente divulga histrias sobre novos negcios bem-sucedidos isso gera uma percepo positiva sobre empreendedorismo no Brasil
GEM 2005.

Perfil do empreendedor brasileiro


80,35% dos negcios contam com investimento informal, sendo que 52,1% dos investidores informais apoiam negcios de familiares prximos (pais, filhos, cnjuge, irmos ou netos) 19,25% apoiam negcios de outros parentes, amigos ou vizinhos.
Recursos para iniciar um novo negcio Menos de R$ 2.000 De R$ 2.000 a R$ 10.000 De R$ 10.000 a R$ 20.000 De R$ 20.000 a R$ 30.000 Mais de R$ 30.000 Proporo de empreendedores 22 % 42 % 15 % 6% 16 %
GEM 2005.

Condies que afetam o empreendedorismo, segundo os empreendedores


20 18 16 14 12 10 8 6 4 2 0
nascentes novos estabelecidos

clima econmico

polticas governamentais

acesso infra-estrutura fsica

apoio financeiro

GEM 2005

Condies que afetam o empreendedorismo, segundo os especialistas

Fatores limitantes capacidade empreendedora mais de 60% das menes Falta de acesso crdito alto custo, burocracia, exigncias de garantias reais Excesso de burocracia e de impostos encargos tributrios e trabalhistas, burocracia Capacitao insuficiente preparo para o emprego, precariedade da educao bsica

GEM 2004

Condies que afetam o empreendedorismo, segundo os especialistas

Fatores favorveis capacidade empreendedora


Infra-estrutura comercial e profissional entidades e ferramentas de apoio Abertura de mercado privatizaes, terceirizaes, insero internacional Clima econmico dificuldade de acesso ao mercado formal e desemprego Composio da populao percebida tamanho e diversidade tnica, cultural e religiosa
GEM 2004

Traos de uma nova identidade flexibilidade O sapo no solidariedade pula por jogo de boniteza, mas cintura por agilidade necessidade criatividade
Se vira para transformar desvantagens em trunfos com criatividade e improvisao Produz perplexidades produtivas motivado por necessidade Usa o jeitinho como parte marcante de suas caractersticas A criatividade de fazer de tudo um pouco e a capacidade de vencer sua maneira ainda so taxadas pejorativamente de jeitinho
Fonte: Prof Bezamat

Caractersticas da atividade empreendedora no mundo Fonte: GEM 2005


Pases de renda per capita mdia exibem propores maiores de indivduos envolvidos na criao de empresas do que os pases de renda per capita elevada

Existe relao entre a motivao predominante para empreender em um pas e as chances de sobrevivncia de um novo negcio

80% do tempo do empreendedor dedicado ao seu negcio

Os valores investidos na criao de novos negcios cerca de 4% do PIB dos pases GEM o que atesta a importncia do empreendedorismo na economia das naes

O ensino tradicional no Brasil


Orientao para o emprego; Cultura: valores, comportamentos; Baixa percepo da importncia da MPE para o desenvolvimento econmico; Distanciamento dos sistemas de suporte - Pouca integrao com o mundo empresarial;

Cultura da grande empresa no ensino

Os estudantes e a universidade
Somente 5 % dos estudantes que fazem vestibular tm certeza sobre o que querem cursar 40 % dos aprovados nos vestibulares, desistem do curso antes da concluso

O mercado brasileiro
Jovens que entram no mercado por ano: 1,4 milho; Populao Economicamente Ativa: 46 % - (75 milhes); Empregos acima de trs salrios mnimos: 20 milhes Mercado formal: 25 milhes de carteiras assinadas; Desempregados: 7 % - (cerca de 5 milhes); Mercado informal: cerca de 46 milhes de pessoas;

Mulheres como fora de trabalho: 60 %.

Caractersticas do empreendedor de sucesso


Fonte: Empretec

Busca de oportunidades e iniciativa Correr riscos calculados Exigncia de qualidade e eficincia Persistncia

Comprometimento
Busca de informaes Estabelecimento de metas

Planejamento e monitoramento sistemticos


Persuaso e rede de contatos Independncia e autoconfiana

GERAO DE EMPRESAS

IDEALIZAO

CONCEPO

FORMAO

CONSOLIDAO

MATURAO

Start-up

prottipo

plano de negcios

plano de negcios

plano de negcios

O Processo do novo negcio

2 processos

Idias

Negcios comercialmente viveis Embrio/beb/criana/adolescente fase 1 gerao de negcios

fase 2 crescimento do negcio

Pessoas

Mdulo de gerao de negcios


Incubao Idias
Unidade de transferncia de idias de negcios

Empresas Start-ups

Pessoas
Cursos de formao de empreendedores

GERAO DE EMPRESAS
IDEALIZAO Identificao da idia Busca de informaes:
tecnolgicas mercado (importante)

Definio do foco da empresa Viabilidade Tcnica (laboratrio) Viabilidade econmica do empreendimento Plano de Negcio

Estgios de crescimento do negcio

Embrio

Beb

Criana

Adolescente

Empresas da massa crtica

Programas de criao de empresas Prova de princpio Primeiro produto vendvel Linha de produtos

Posio de mercado estabelecida

Prottipo funcionando

Etapas do processo
Planejar
Imaginar e definir um contexto organizacional

Visar um nicho de forma diferenciada


Descobrir uma oportunidade Compreender um setor de negcios Identificar um interesse por um setor de negcios

Etapas da criao de um negcio


Identificar a oportunidade de negcio
1 - identificar oportunidade

2 - coletar informaes

Desenvolver o modelo de negcio


3 - desenvolver conceito 4 - identificar riscos 5 - procurar experincias similares 6 - reduzir riscos 7 - avaliar potencial de lucro e crescimento 8 - definir estratgia competitiva

Operacionalizar o empreendimento
9 - elaborar plano de negcios 10 - operacionalizar o negcio

criao de um negcio
Empresa um conjunto de pessoas que harmonizam capital e trabalho na procura de lucros, a servio prprio e da comunidade em que est inserida
pontos bsicos: vontade, aptido, oportunidades, recursos tipos de empresa - segundo ramo de atividade: industriais, comerciais, prestao de servio tipos de empresa - segundo porte: micro, pequenas, mdias e grandes (n func./faturamento) tipos de empresa - segundo participao societria - individual, sociedade por cotas, tipos de scios - institucional, investidor, parceiro roteiro para abertura de empresa prefeitura - alvar de funcionamento INSS, Receita Federal impostos, encargos sociais fontes de financiamento incentivos, isenes e vantagens

Idia e oportunidade

Idia diferente de oportunidade

Oportunidade
Nem sempre idias so oportunidades
A oportunidade deve estar afinada com o empreendedor

Caractersticas da oportunidade

ser atraente ter durabilidade ter uma hora certa ter como base um produto ou servio que cria ou acrescenta valor para o seu comprador

Oportunidade
um alvo mvel. Se algum a v, ainda h tempo de aproveit-la.
Um empreendedor habilidoso d forma a uma oportunidade onde outros nada vem, ou vem muito cedo ou tarde.

No questo de usar tcnicas, checklists e outro mtodos

Fontes de idias
Pesquisa universitria Pesquisa universitria Olhar nas ruas Olhar nas ruas Idias que deram certo em outros lugares Idias que deram certo em outros lugares Experincia enquanto consumidores Experincia enquanto consumidores Experincia no emprego Experincia no emprego Mudanas demogrficas e sociais Mudanas demogrficas e sociais Caos econmico, crises, atrasos Caos econmico, crises, atrasos Como usar as capacidades e habilidades Como usar as capacidades e habilidades pessoais pessoais Franquias Franquias
Profa. ngela Maria de Souza

Oportunidade
Existe uma lenda segundo a qual a oportunidade um velho barbudo, baixinho e careca, que passa ao seu lado. Normalmente voc no o nota passando... Quando percebe

que ele pode lhe ajudar, tenta desesperadamente correr atrs


do velho e, com as mos, tenta toc-lo na cabea para abord-lo. Mas quando finalmente voc toca na cabea do

velho, ela est toda cheia de leo e seus dedos escorregam,


sem conseguir segurar o velho, que vai embora

S-ar putea să vă placă și