Sunteți pe pagina 1din 15

II Congresso Virtual de Psicologia, Sade e Educao do Brasil 19 e 20 de Maio 2012

Educadora Cristianne Magalhes


Dinmicas de grupo sobre sexualidade atividades para trabalhar com adolescentes

Rio de Janeiro - 2011 - WAK Editora

Apresentao
A dinmica de grupo usada no processo educativo inclui a atividade em si e a reflexo sobre a mesma; facilita a anlise dos acontecimentos; estimula a autocrtica pessoal e grupal; possibilita um momento de experimentao de uma possvel situao real, sem estar vivenciando-a de fato, quando mais fcil refletir sobre causas e consequncias dos prprios atos.

Captulo 1 Atividades preparatrias dos trabalhos


O planejamento do trabalho inclui muitas atividades. Mas uma raramente realizada a reunio com responsveis. Nenhuma me, nenhum pai gosta de ser surpreendida/o. Nesta reunio conveniente a apresentao dos PCNs Parmetros Curriculares Nacionais, pois fazem parte da legislao nacional sobre os temas transversais que devem ser apresentados na escola, e dentre eles est a sexualidade.

Captulo 2 Atividades para o incio do trabalho


Levantamento das expectativas, construo coletiva do contrato de convivncia, e apresentao individual compem as atividades do primeiro dia do projeto. Elas estimulam a participao, a autonomia, a independncia, a responsabilidade do grupo desde o incio. Chame a turma pra si dividindo o poder de decidir sobre o que lhe diz respeito.

Captulo 3 Ampliando e aprofundando o conceito de sexualidade


A sexualidade uma dimenso humana essencial. ela que d fora e energia para realizar as tarefas cotidianas. Porm, muito comum ouvir que sexualidade a mesma coisa que sexo. Este um grande engano. A palavra sexo diz respeito ao ato sexual em si, ou aos rgos genitais. A sexualidade possui vrias dimenses e as principais so: Biolgica, Psicolgica e ScioCultural.

Captulo 4 Dimenso Biolgica


A Dimenso Biolgica a mais comumente abordada em trabalhos sobre Sexualidade. a dimenso que engloba as aes da sexualidade que atingem diretamente o corpo humano e suas funes: gravidez, mtodos contraceptivos, DST/HIV/AIDS. Infelizmente, ainda apresentada de uma forma negativa, com um enfoque naquilo que no deve acontecer, deixando de lado o prazer sentido pelo corpo fsico.

Captulo 5 Dimenso Psicolgica


A Dimenso Psicolgica muito importante porque trata daquilo que no se v, os sentimentos, daquilo que no racional, as emoes, daquilo que no objetivo, a subjetividade. As dinmicas de grupo podem auxiliar a fortalecer a auto-estima das/os adolescentes e jovens, fundamental para no ceder a presses e no cometer atos que no desejam, situao muito frequente na adolescncia, especialmente.

Captulo 6 Dimenso Scio-cultural


A Dimenso Scio-cultural muito densa e polmica, pois inclui temas como gnero, raa/etnia, religiosidade, famlia, discriminao, preconceito, valores, normas e regras sociais. Os ideais de respeito, limite, igualdade, dignidade, liberdade sero uma constante, nem sempre convergentes. Por estimular os debates e exposio de ideias, esta dimenso rica e importante na formao da identidade de cada adolescente.

Captulo 7 Gincanas temticas


As gincanas so um timo meio de transmitir contedos de forma agradvel, aprender brincando, mobilizando a turma a participar. Adolescentes gostam de desafios, por isso tendem a se envolver mais. As gincanas estimulam o trabalho em equipe e a unio por um objetivo, essenciais para esta fase da vida. Alm disso, a sensao de pertencimento a um grupo ajuda a fortalecer a auto-estima, a criar laos afetivos, a mostrar suas habilidades, a compartilhar conhecimentos.

Captulo 8 Avaliaes de percurso e final


Entende-se por avaliao aquele instrumento atravs do qual se toma conhecimento do que d certo e est bom; do que est bom, mas pode melhorar; e do que est ruim e deve ser substitudo ou refeito. A idia principal da avaliao a busca pelo aperfeioamento. Por isso, importante a participao de todos os componentes envolvidos no processo, adolescentes e facilitador/a, principalmente.

Captulo 9 Referncias
Fundamental que o/a facilitador/a de grupos sobre sexualidade tenha uma ateno especial para a sua prpria formao pessoal, experimente atualizaes atravs de cursos, de terapias, de ambientes onde possa trabalhar seu prprio Eu e se fortalecer internamente, alm do domnio crescente da teoria e prtica das dinmicas, pois a demanda das/os adolescentes grande e vai entrar em contato com as questes pessoais relacionadas prpria sexualidade, indiscutivelmente.

Fazer um adolescente brilhar e, no morrer de fome, tarefa para poucos. Eles tm fome. Fome, de qu? De que os valorizem, os respeitem, os admirem. Fome de aventuras, de curiosidades, de tribos, de abrigos, de desejos. Eles tm angstias, questionamentos, crticas. Acima de tudo, tm fome de liberdade. Professora Cristie Campello

Eu ousaria afirmar que no se trabalha Sexualidade sem o recurso de dinmicas, pois, de forma ldica, com simplicidade, pode-se refletir, discutir e concluir sobre qualquer temtica da rea. As dinmicas apresentadas por Cristianne em seu livro facilitam a aprendizagem, possibilitam o conhecimento e a apreenso do contedo porque so desenvolvidas atravs de vivncias e complementadas com questes tericas. Professora Vera Filgueiras

Contato cristiannemagalhaes@gmail.com

Agradeo sua ateno e inicio o debate.

S-ar putea să vă placă și