Sunteți pe pagina 1din 15

SADE DA MULHER

POR: SAYONARA DE JESUS

MONTES CLAROS-MG MARO/2012

cncer do colo do tero

O que cncer do colo do tero?


um tumor que se desenvolve a partir de alteraes no colo do tero, que se localiza no fundo da vagina. Essas alteraes so chamadas de leses precursoras e so curveis na maioria das vezes. Se no tratadas podem, aps alguns anos, se transformar em cncer.

O que a mulher pode sentir?


Quando a mulher tem uma leso precursora no sente nada. Apenas o exame preventivo pode descobrir a alterao. O cncer no incio tambm no d sinais. Porm, mais tarde, podem aparecer corrimento, sangramento e dor.

O que pode levar ao cncer do colo do tero?


A causa a infeco persistente pelo Papilomavrus Humano, o vrus HPV. Existem mais de 100 tipos de HPV, embora poucos causem o cncer do colo do tero. A infeco pelo HPV muito frequente e quase sempre cura-se espontaneamente, ou seja, a persistncia da infeco e a evoluo para o cncer so raras. Embora o HPV seja um vrus sexualmente transmissvel, o uso de preservativo (camisinha) no impede totalmente o contgio.

O fumo aumenta o risco do cncer

Como evitar o cncer do colo do tero? Fazendo o exame preventivo (Papanicolaou).


Quando as alteraes que antecedem o cncer so identificadas e tratadas, possvel prevenir a doena em 100% dos casos. ..

O que exame preventivo?


a coleta de material do colo do tero por meio de esptula e escovinha. Este material enviado ao laboratrio para anlise. O exame rpido e, para a maioria das mulheres, no causa dor. Em alguns casos, pode provocar incmodo passageiro.

Quem deve se submeter ao exame?


Mulheres entre 25 e 64 anos que tm ou j tiveram atividade sexual.

Com que frequncia deve ser feito o preventivo?


Os dois primeiros exames devem ser feitos com intervalo de um ano. Se os resultados desses exames forem normais, o exame passar a ser feito a cada trs anos. O exame pode ser feito durante a gravidez se estiver na poca recomendada.

realizao do exame preventivo? No estar menstruada. No dia anterior ao exame: no ter relao sexual e no usar duchas, lubrificantes ou medicamentos vaginais.

Em caso de sangramento fora do perodo menstrual, a mulher deve sempre ser examinada por mdico.

O que fazer aps o exame?


A mulher deve retornar ao local onde foi realizado o exame para receber o resultado e as orientaes. To importante quanto realizar o exame saber o resultado.

E se o resultado der alguma alterao?


O mdico poder solicitar a repetio do exame preventivo ou encaminhar a mulher para a realizao de outros tipos de exame. Caso necessrio, ser indicado um tratamento.

OBRIGADA!!!

S-ar putea să vă placă și