Sunteți pe pagina 1din 28

EQUIPE: Amanda Vasconcelos rika Lima Gislane Lima Isabelle Carvalhal Renato Wanderley Rafaella Adriana

De acordo com o Art. 614, II, CPC dever a Petio Inicial vir instruda com o demonstrativo do dbito atualizado at a data da propositura da ao. De acordo com o art. 652, CPC, o exequente pode fazer uso de sua petio inicial para indicar os bens que pretende penhorar, se caso o executado no pagar a dvida no prazo de trs dias. Distribuda a Petio Inicial, ou mesmo despachada, quando houver um s juzo competente, o exequente poder obter certido comprobatria do ajuizamento da demanda executiva, com a identificao das partes e do valor da causa. Esta certido servir para permitir ao exequente providenciar a averbao da existncia do processo executivo.

Feitas as averbaes pelo exequente, estas, devero ser comunicadas ao juzo da execuo no prazo de dez dias. Aps a comunicao, a averbao plenamente eficaz a partir do momento em que tenha sido efetivada. Comunicada a averbao depois do prazo legal, s se considera aquela anotao eficaz a partir da data de sua comunicao ao juzo. A importncia dessa averbao est no fato de que se presume em fraude de execuo qualquer alienao ou onerao de bens posterior informao.

Se na Petio Inicial estiver faltando algum requisito, o Juiz

determinar ao exequente que a corrija, dentro de um prazo de dez dias, sob pena de indeferimento. Estando em termos a petio, dever o juiz determinar a citao do demandado, a fim de que se se amplie a relao processual executiva. O art. 652 do CPC determina que o executado seja citado para que, no prazo de trs dias, possa efetuar o pagamento da dvida. Trata-se de uma inovao trazida pela Lei 11.382, uma vez que o texto primitivo concedia apenas 24 horas, facultando ao devedor a nomeao de bens penhora. A citao ser feita atravs de oficial de justia e no poder ser feita por via postal, conforme proibio decorrente do disposto no art. 222, d, CPC

De acordo com o Art. 653, CPC, arresto o ato de apreenso provisria de bens do executado, destinado a garantir a execuo, de natureza extremamente controvertida. Caso no seja encontrando o executado, o Oficial de Justia proceder com o arresto dos bens que encontrar para satisfazer a execuo, devendo o mesmo tentar localizar o devedor por pelo menos 03 (trs) vezes distintas, no prazo de 10 (dez) dias, para tentar realizar a citao (art. 653 do CPC).

O arresto pode ser praticado de ofcio pelo oficial de justia, independentemente de requerimento da parte ou de determinao judicial. Realizado o arresto, dever o oficial de justia, nos dez dias seguintes, dirigir-se ao endereo do executado, por trs vezes, em dias distintos. Assim que for encontrado o executado, o mesmo ser citado. Caso contrrio, o oficial de justia certificar o ocorrido, cabendo ao demandante o nus de, nos dez dias seguintes, requerer sua citao por edital.

Na execuo por quantia certa o executado citado para, no prazo de trs dias satisfazer a dvida. Se o executado paga a quantia devida, o Juiz declara, atravs de sentena, extinta a execuo. E os honorrios advocatcios, que foram fixados pelo juiz ao despachar a inicial, sero reduzidos metade. (art. 652-A e seu pargrafo nico). Caso o executado no efetue o pagamento, iniciar-se- penhora dos bens do mesmo.

De acordo com o artigo 652, 1, do CPC, a penhora e a avaliao dos bens do executado feita pelo oficial de justia, munido da segunda via do mandado judicial. Se houve anteriormente arresto, h a possibilidade de se penhorar o prprio bem arrestado. Se forem penhorados bens diversos dos inicialmente arrestados, os efeitos da penhora retroagiro data em que se fez o arresto.

Acrescentada pelo artigo 655-A, da Lei 11.382/06, a Penhora online ocorre quando o juiz, a requerimento do exequente, requisitar ao Banco Central, preferencialmente por meio eletnico, o bloqueio de contas ou investimentos dos devedores, at valor indicado na execuo.

O juiz ser informado da existncia ou no de depsito ou aplicao at o valor indicado na execuo. (no h violao privacidade do executado) Cabe ao executado comprovar que as quantias depositadas em conta corrente referem-se hiptese do inciso IV do caput do art. 649 desta Lei ou que esto revestidas de outra forma de impenhorabilidade. (Art. 655-A, 2, do CPC).

Art. 649 - So absolutamente impenhorveis: IV - os vencimentos, subsdios, soldos, salrios, remuneraes, proventos de aposentadoria, penses, peclios e montepios; as quantias recebidas por liberalidade de terceiro e destinadas ao sustento do devedor e sua famlia, os ganhos de trabalhador autnomo e os honorrios de profissional liberal, observado o disposto no 3 deste artigo;

a jurisprudncia desta Corte Superior estabeleceu dois entendimentos, tendo como norte a vigncia da Lei n. 11.382/2006. Nesse contexto, se o pedido de penhora online for requerido antes da vigncia da Lei n. 11.382/2006, entende-se que tal medida cabvel apenas quando o exequente comprovar que exauriu as vias extrajudiciais de busca dos bens do executado. Todavia, se o pedido de penhora online for realizado aps a vigncia da supracitada lei, a orientao assente no sentido de que essa penhora no exige mais a comprovao de esgotamento de vias extrajudiciais de busca de bens a serem penhorados. Na espcie, o pedido de penhora online realizou-se na vigncia do novo diploma legal. IV - Recurso especial provido. (REsp 1159807/ES, Rel. Ministro MASSAMI UYEDA, TERCEIRA TURMA, julgado em 16/06/2011, DJe 29/06/2011)

Art. 655, do CPC: A penhora observar, preferencialmente, a seguinte ordem: I - dinheiro, em espcie ou em depsito ou aplicao em instituio financeira; II - veculos de via terrestre; III - bens mveis em geral; IV - bens imveis; V - navios e aeronaves; VI - aes e quotas de sociedades empresrias; VII - percentual do faturamento de empresa devedora; VIII - pedras e metais preciosos; IX - ttulos da dvida pblica da Unio, Estados e Distrito Federal com cotao em mercado; X - ttulos e valores mobilirios com cotao em mercado; XI - outros direitos.

Caso a penhora for estabelecida fora da ordem disposta no art. 655, do CPC, a mesma ser considerada invlida, a menos que o exequente concorde, podendo requerer a troca do bem penhorado por outro.

Art. 656 - A parte poder requerer a substituio da penhora: I - se no obedecer ordem legal; II - se no incidir sobre os bens designados em lei, contrato ou ato judicial para o pagamento; III - se, havendo bens no foro da execuo, outros houver sido penhorados; IV - se, havendo bens livres, a penhora houver recado sobre bens j penhorados ou objeto de gravame; V - se incidir sobre bens de baixa liquidez; VI - se fracassar a tentativa de alienao judicial do bem; ou VII - se o devedor no indicar o valor dos bens ou omitir qualquer das indicaes a que se referem os incisos I a IV do pargrafo nico do art. 668 desta Lei.

Obs: Cabe ao executado, no prazo fixado pelo juiz, indicar onde se encontram os bens sujeitos penhora, exibir a prova de sua propriedade e, se for o caso, certido negativa de nus, bem como abster-se de qualquer atitude que dificulte ou embarace a realizao da penhora (art.656, )

Requerida a execuo da sentena condenatria, cumpre ao juiz, determinar a expedio do mandado de penhora e avaliao dos bens sujeitos execuo. (Art. 475-J, do CPC). Essencial ao procedimento da execuo por quantia certa.

o ato pelo qual se apreendem bens para empreg-los, de maneira direta ou indireta, na satisfao do crdito. Definio de Barboza Moreira. Empregar os bens de maneira Direta => Entregar os bens penhorados diretamente ao exequente para que integrem seu patrimnio. (Adjudicao). De maneira Indireta => Os bens penhorados so expropriados e convertidos em dinheiro, aps, entrega-se ao exequente a quantia obtida, at o limite de seu crdito. (Pagamento por entrega de dinheiro).

Medida Cautelar Ato Executivo Ato de natureza Cautelar e executiva

Efeitos Processuais a) Garantir o Juzo: Dar ao processo a segurana de que h bens para garantir o direito do credor; este ir permanecer sob a conservao do depositrio judicial at a expropriao. b) Individualizar os Bens que Suportaro os Meios Executivos: caracterizar quais os bens que sero executados atravs da expropriao do patrimnio do executado; c) Gerar Direito de Preferncia: Havendo mais de uma penhora sobre o mesmo bem, aquele exequente que realizou a penhora em primeiro lugar ter preferncia no recebimento do dinheiro. (Art. 612 e 613, do CPC)

Efeitos Materiais a) Perda da Posse do Bem Penhorado: Mantm-se o bem sob domnio do executado, porm, esse, perde a posse direta do bem; b) Tornar Ineficazes os Atos de Alienao ou Onerao dos Bens Penhorados.

A penhora se caracteriza atravs da apreenso e depsito de bens capaz de assegurar o direito do exequendo. Esta apreenso judicial dos bens bastante simples. necessrio que a penhora seja reduzida a termo escrito pelo escrivo (ou por escrevente que o auxilie). Sendo indispensvel buscar os bens sobre os quais recair a penhora, a apreenso judicial dos bens do executado ser feita atravs de oficial de justia, que dever lavrar auto de penhora. Esta penhora ser realizada onde quer que se encontrem os bens.

Ser lavrado auto de penhora assim que existir a apreenso dos bens, onde conter neste documento a indicao do dia, ms, ano e lugar em que a apreenso tenha sido realizada; os nomes do credor e do devedor; a descrio dos bens penhorados, com as caractersticas; a nomeao do depositrio do bem penhorado. O depositrio ser, em regra, o prprio executado.

De acordo com o art. 659, 4, do CPC, e com a Lei n 11.382/2006, que fala sobre a penhora de bens imveis, pode-se ver a seguinte descrio: realizar-se- mediante auto ou termo de penhora, cabendo ao exequente, sem prejuzo da imediata intimao do executado (art. 652, 4), providenciar, para presuno absoluta de conhecimento por terceiros, a respectiva averbao no ofcio imobilirio, mediante apresentao de certido de inteiro teor do ato, independentemente de mandado judicial. importante salientar que antes da Lei n 11.382/2006 a penhora era ato sujeito a registro, e no a averbao.

de se registrar ainda, que, uma vez acabada a penhora, o executado dever ser intimado (para que possa ajuizar seus embargos). Incidindo a penhora sobre imveis, ser feita tambm a intimao ao cnjuge do executado, em qualquer que seja o regime de bens do casamento (art. 655, 2, do CPC, com a redao que lhe deu a Lei n 11.382/2006).

S-ar putea să vă placă și