Sunteți pe pagina 1din 29

SEGURANA E SADE DO TRABALHO

Riscos Ambientais
Prof. Luiz Gonzaga Dantas

RISCOS AMBIENTAIS
So considerados riscos ambientais todos os riscos presente no ambiente e trabalho, que poder afetar a sade ou a integridade fsica do trabalhador, dependendo de:

SUA NATUREZA

SUA CONCENTRAO

SUA INTENSIDADE

SUSCETIBILIDADE

TEMPO DE EXPOSIO DO TRABALHADOR

TIPOS DE RISCOS
So divididos em cinco grupos RISCO FSICO RISCO QUMICO RISCO BIOLGICO RISCO ERGONMICO RISCO MECNICO (ACIDENTES)

- Riscos Fsicos, os quais so gerados por mquinas, equipamentos e

condies fsicas caractersticas do local de trabalho que podem causar prejuzos a sade do trabalhador;
- Riscos Qumicos, sendo estes representados pelas substncias qumicas que podem ser encontradas de forma lquida, gasosa e slida e quando as mesmas so absorvidas pelo organismo podem produzir reaes txicas e danos sade.

Possui trs vias de penetrao no organismo:


Via Digestiva Vias respiratria

Cutnea

Riscos Biolgicos, os quais so causados por microorganismos que so invisveis ao olho nu como por exemplo: -bactrias, - fungos, - bacilos, - vrus e outros.

Estes microorganismos so capazes de desencadear doenas devido contaminao e pela prpria natureza do trabalho;

- Riscos Ergonmicos so contrrios s tcnicas de ergonomia, as quais propem que os ambientes de trabalho devem se adaptar ao homem, proporcionando assim um bem estar fsico e psicolgico ao trabalhador. Os riscos ergonmicos esto ligados tambm a fatores externos do ambiente e tambm a fatores interno, ou seja, fatores relacionados ao plano emocional do trabalhador.

Ocorrem quando h a disfuno entre o indivduo, posto de trabalho e os equipamentos;

Riscos de Acidentes ocorrem em funo das condies fsicas do local de trabalho e tambm pela condio do processo de trabalho, tcnicas imprprias e equipamentos estragados que so capazes de provocar leses integridade fsica do trabalhador.

AGENTES CLASSIFICADOS COMO RISCO S FSICOS

RUDO
As mquinas e equipamentos utilizados pelas empresas produzem rudos que podem atingir nveis excessivos, podendo a curto, mdio e longo prazo provocar srios prejuzos sade.

AGENTES CLASSIFICADOS COMO RISCO S FSICOS

RUDO
Dependendo do tempo de exposio, nvel sonoro e da sensibilidade individual, as alteraes danosas podero manifestar-se imediatamente ou gradualmente. Quanto maior o nvel de rudo, menor dever ser o tempo de exposio ocupacional.

AGENTES CLASSIFICADOS COMO RISCO S FSICOS

Rudo

AGENTES CLASSIFICADOS COMO RISCO S FSICOS

RUDOO

Limite de tolerncia para rudo contnuo ou intermitente

NR-15

AGENTES CLASSIFICADOS COMO RISCO S FSICOS RUDO O rudo age diretamente sobre o sistema nervoso, ocasionando: - fadiga nervosa; - alteraes mentais: perda de memria, irritabilidade, - dificuldade em coordenar idias; - hipertenso; - modificao do ritmo cardaco; - modificao do calibre dos vasos sanguneos; - modificao do ritmo respiratrio; - perturbaes gastrointestinais; - diminuio da viso noturna; - dificuldade na percepo de cores.

AGENTES CLASSIFICADOS COMO RISCO S FSICOS O rudo atinge tambm o aparelho auditivo causando a perda temporria ou definitiva da audio. Para evitar ou diminuir os danos provocados pelo rudo no local de trabalho, podem ser adotadas as seguintes medidas:

PROTEO COLETIVA PROTEO INDIVIDUAL

Enclausuramento da mquina produtora de rudo; isolamento de rudo. Protetor Auricular (EPI) como medida complementar

MEDIDAS MDICA
EDUCACIONAIS ADMINISTRATIVAS

exames audiomtricos peridicos, afastamento do local de trabalho, revezamento.


Orientao para o uso correto do EPI, campanha de conscientizao. Tornar obrigatrio o uso do EPI: controlar seu uso

AGENTES CLASSIFICADOS COMO RISCO S FSICOS

VIBRAES

AGENTES CLASSIFICADOS COMO RISCO S FSICOS


As vibraes podem ser: LOCALIZADAS - (em certas partes do corpo). So provocadas por ferramentas manuais, eltricas e pneumticas. -Conseqncias: alteraes neurovasculares nas mos, problemas nas articulaes das mos e braos; osteoporose (perda de substncia ssea). GENERALIZADAS - (ou do corpo inteiro). As leses ocorrem com os operadores de grandes mquinas, como os motoristas de caminhes, nibus e tratores. -Conseqncias: Leses na coluna vertebral; dores lombares.

AGENTES CLASSIFICADOS COMO RISCO S FSICOS


As vibraes encontram-se presentes em quase todas as atividades, nomeadamente em construo e obras pblicas, indstrias extrativas, explorao florestal, fundies e transportes.

EXPOSIO DO CORPO HUMANO

AGENTES CLASSIFICADOS COMO RISCO S FSICOS


A anlise das vibraes fundamental para determinar as causas e permitir reduzir e/ou eliminar determinados tipos de vibraes, principalmente aquelas cujo ritmo corresponde frequncia de ressonncia do corpo.

- Os riscos devidos a vibraes mecnicas tm efeitos sobre a sade e segurana dos trabalhadores e deles podem resultar perturbaes musculoesquelticas, neurolgicas e vasculares, alm de outras patologias.

AGENTES CLASSIFICADOS COMO RISCO S FSICOS


CAUSAS E EFEITOS DAS VIBRAES:

As vibraes normalmente existentes no meio industrial podem ter origem diversa: Vibraes provenientes do modo de funcionamento dos equipamentos (mquinas, compressores alternativos, irregularidades do terreno); Vibraes provenientes do prprio processo de produo (martelo picador, britadeiras); Vibraes devido m manuteno de mquinas e ao funcionamento deficiente.

AGENTES CLASSIFICADOS COMO RISCO S FSICOS


Estas vibraes podem ser transmitidas: A uma parte do corpo, geralmente membros superiores, no trabalho com ferramentas vibrantes ou transmitidas na fabricao; A todo o corpo humano, como no trabalho na vizinhana de grandes mquinas e vibraes provenientes das mquinas mveis. O efeito das vibraes depende da frequncia destas.Assim: Vibraes elevadas (superiores a 600 Hz) provocam efeitos neuromusculares; Vibraes superiores a 150 Hz afetam, principalmente, os dedos; Vibraes entre 70 e 150 Hz chegam at s mos;

Vibraes entre 40 e 125 Hz provocam efeitos vasculares; Vibraes de baixa frequncia podem provocar leses nos ossos

AGENTES CLASSIFICADOS COMO RISCO S FSICOS


OBS. Hertz (Hz): Corresponde ao nmero de oscilaes por segundo

Para evitar ou diminuir as conseqncias das vibraes recomendado o revezamento dos trabalhadores expostos aos riscos (menor tempo de exposio).

AGENTES CLASSIFICADOS COMO RISCO S FSICOS

RADIAES

AGENTES CLASSIFICADOS COMO RISCO S FSICOS


RAIAES So formas de energia que se transmitem por ondas eletromagnticas. A absoro das radiaes pelo organismo responsvel pelo aparecimento de diversas leses. Podem ser classificadas em dois grupos: -IONIZANTES -NO IONIZANTES

AGENTES CLASSIFICADOS COMO RISCO S FSICOS


RAIAES
- Radiaes ionizantes - Os operadores de raios-X e radioterapia

esto freqentemente expostos a esse tipo de radiao, que pode afetar o organismo ou se manifestar nos descendentes das pessoas expostas. definida como aquela que tem energia suficiente para interagir com os tomos neutros do meio por onde ela se propaga. Em outras palavras: essa radiao tem energia para arrancar pelo menos um eltron de um dos nveis de energia de um tomo do meio, por onde ela est se deslocando.

AGENTES CLASSIFICADOS COMO RISCO S FSICOS


RAIAES Radiaes no ionizantes - So radiaes no ionizantes a radiao infravermelha, proveniente de operao em fornos , ou de solda oxiacetilnica, radiao ultravioleta como a gerada por operaes em solda eltrica, ou ainda raios laser, microondas, etc.

Seus efeitos so: perturbaes visuais (conjuntivites, cataratas), queimaduras, leses na pele, etc.

Para que haja o controle da ao das radiaes para o trabalhador preciso que se tome:
MEDIDAS DE PROTEO COLETIVA Isolamento da fonte de radiao (ex: biombo protetor para operao em solda), enclausuramento da fonte de radiao (ex: pisos e paredes revestidas de chumbo em salas de raiox). Fornecimento de EPI adequado ao risco (ex: avental, luva, perneira e mangote de raspa para soldador , culos para operadores de forno). Controle; (ex: dosmetro de bolso para tcnicos de raio-x).

MEDIDAS DE PROTEO INDIVIDUAL MEDIDA ADMINISTRATIVA

MEDIDA MDICA

Exames Peridicos

Agentes de Risco Fsico

TEMPERATURAS EXTREMAS

S-ar putea să vă placă și