Sunteți pe pagina 1din 33

ESCOLA DE ENFERMAGEM CAMAARI

rea de Sade Sub rea: Enfermagem Sub Sub rea: Farmacologia Professor (a): Tatiana

DIABETES HIPERTENSO

Camaari 2012.1

Diabetes

Introduo
Introduo A diabetes desenvolve-se quando o organismo no consegue controlar a quantidade de glicose (acar) no sangue. Isto pode acontecer se o corpo no produzir quantidades suficientes da hormona denominada insulina. H dois tipos de diabetes: na diabetes tipo 1 o organismo no produz insulina suficiente. na diabetes tipo 2, o organismo no produz insulina suficiente ou no consegue utilizar a insulina de forma apropriada. Este ltimo tipo de diabetes est normalmente ligado ao excesso de peso. Se a diabetes no for tratada, pode causar problemas de sade a longo prazo, pois os nveis elevados de glicose no sangue danificam os vasos sanguneos. A diabetes afecta dois milhes de pessoas no Reino Unido, e pode haver mais um milho de pessoas com a doena sem saber. Nove em cada dez pessoas com diabetes tem diabetes tipo 2.. A forma mais eficaz de detectar a doena atravs de um rastreio de rotina.

Diabetes

O Diabetes uma sndrome metablica de origem mltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos. A insulina produzida pelo pncreas e responsvel pela manuteno do metabolismo da glicose. A falta desse hormnio provoca dficit na metabolizao da glicose e, consequentemente, diabetes. Caracteriza-se por altas taxas de acar no sangue (hiperglicemia) de forma permanente

http://www.google.com.br/imgres?q=DIABETE S&hl=pt-BR&client=firefoxa&sa=X&rls=org.mozilla:pt-BR:officia

Tipos

Tipo 1: causado pela destruio das clulas produtoras de insulina, em decorrncia de defeito do sistema imunolgico em que os anticorpos atacam as clulas que produzem a esse hormnio. Ocorre em cerca de 5 a 10% dos pacientes com diabetes.

http://saude.hsw.uol.com.br/diabetestipo-1.htm

Tipo 2: resulta da resistncia insulina e de deficincia na secreo de insulina. Ocorre em cerca de 90% dos pacientes com diabetes.

http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Corpo/diabetes.ph p

Diabetes Gestacional
a diminuio da tolerncia glicose, diagnosticada pela primeira vez na gestao, podendo - ou no - persistir aps o parto. Sua causa exata ainda no conhecida. Outros tipos: so decorrentes de defeitos genticos associados a outras doenas ou ao uso de medicamentos. Podem ser: defeitos genticos da funo da clula beta; defeitos genticos na ao da insulina; doenas do pncreas excrino (pancreatite, neoplasia, hemocromatose, fibrose cstica etc.); defeitos induzidos por drogas ou produtos qumicos (diurticos, corticoides, betabloqueadores, contraceptivos etc.).

http://saude-joni.blogspot.com/2010/07/diabetes-gestacional.html

Sintomas de Diabetes Principais sintomas do diabetes tipo 1: vontade de urinar diversas vezes fome freqente sede constante perda de peso fraqueza fadiga nervosismo mudanas de humor nusea e vmito.
http://www.informei.com/sintomasda-diabetes

Principais sintomas do diabetes tipo 2:

Infeces freqentes alterao visual (viso embaada) dificuldade na cicatrizao de feridas formigamento nos ps e furnculos

http://obesidadeinvisivel.blogspot.com/2010/05/obesidade-ediabetes.html

DIABTES TIPO 3 Quais as caractersticas do paciente com diabetes tipo 3? Pacientes com diabetes tipo 3 (DM3), ou diabetes tipo 1 mais tipo 2, possuem caractersticas das duas doenas, ou seja, o paciente com DM3 tem dependncia total da insulina e normalmente mantm um peso adequado durante a juventude. Por apresentar uma carga gentica favorvel a resistncia insulina, associada exposio aos fatores ambientais (sedentarismo e dieta rica em acares e gorduras),

http://obesidadeinvisivel.blogspot.com/2010/05/obesidade-ediabetes.html

Complicaes possveis O prolongamento da hiperglicemia (altas taxas de acar no sangue) pode causar srios danos sade: Retinopatia diabtica: leses que aparecem na retina do olho, podendo causar pequenos sangramentos e, como consequncia, a perda da acuidade visual Nefropatia diabtica: alteraes nos vasos sanguneos dos rins que fazem com que ocorra uma perda de protena pela urina. O rgo pode reduzir a sua funo lentamente, mas de forma progressiva at a sua paralisao total Neuropatia diabtica: os nervos ficam incapazes de emitir e receber as mensagens do crebro, provocando sintomas, como formigamento, dormncia ou queimao das pernas, ps e mos dores locais e desequilbrio enfraquecimento muscular traumatismo dos plos presso baixa distrbios digestivos excesso de transpirao e impotncia Infarto do miocrdio e acidente vascular nfeces

Pacientes com diabetes devem ser orientados a: Realizar exame dirio dos ps para evitar o aparecimento de leses Manter uma alimentao saudvel Utilizar os medicamentos prescritos Praticar atividades fsicas Manter um bom controle da glicemia, seguindo corretamente as orientaes mdicas.

http://www.minhavida.com.br/saude/temas/dia betes#top5

Preveno Pacientes com histria familiar de diabetes devem ser orientados a: Manter o peso normal No fumar Controlar a presso arterial Evitar medicamentos que potencialmente possam agredir o pncreas Praticar atividade fsica regular.

http://pattypersonal.blogspot.com/2010/03 /diabetes-x-exercicio-fisico.html

http://filipas-diabetes.blogspot.com/2008/02/como-posso-controlardiabetes-e.html

Tipos de Medicamentos Usados Por Diabeticos Glibenclamida 5 mg, comprimido Cloridrato de metformina 500 mg, comprimido Cloridrato de metformina 850 mg, comprimido Insulina Humana NPH 100 UI/ml - suspenso injetvel, frasco-ampola 10 ml Insulina Humana NPH 100 UI/ml - suspenso injetvel, frasco-ampola 5 ml Insulina Humana NPH 100 UI/ml - suspenso injetvel, refil 3ml (carpule) Insulina Humana NPH 100 UI/ml - suspenso injetvel, refil 1,5ml (carpule) Insulina Humana Regular 100 UI/ml, soluo injetvel, frasco-ampola 10 ml Insulina Humana Regular 100 UI/ml, soluo injetvel, frasco-ampola 5 ml Insulina Humana Regular 100UI/ml, soluo injetvel, refil 3ml (carpules) Insulina Humana Regular 100UI/ml, soluo injetvel, refil 1,5ml (carpules)

Cuidados de Enfermagem

O enfermeiro um profissional preparado para atuar em todas as reas da sade: assistencial, administrativa e gerencial. A assistncia de enfermagem, visa principalmente buscar todas as informaes possveis para identificar as necessidades especiais em um conjunto variado de clientes portadores de diversas patologias. A assistncia de enfermagem planejada para alcanar as necessidades especficas do paciente, sendo ento redigida de forma a que todas as pessoas envolvidas no tratado possam ter acesso ao plano de assistncia.

HIPERTENSO

O corao a bomba responsvel por fazer o sangue circular por todo o nosso corpo. A fora com a qual esse potente rgo bombeia o sangue atravs dos vasos chamada de presso arterial. Ela determinada pelo volume de sangue que sai do corao e a resistncia que ele encontra para circular pelos vasos. A presso considerada normal aquela que, na mdia, igual ou inferior a 12 por 8, ou seja, mxima em 120 milmetros e mnima em 80 milmetros de mercrio (mmHg). Previna a hipertenso A doena pode aparecer devido a uma herana gentica, mas a maioria das causas desconhecida

http://gaadamigosdiabeticos.blogspot.com/2010/01/especial-dedomingo-cuidados-com-o.html

A hipertenso arterial (HTA), hipertenso arterial sistmica (HAS) conhecida popularmente como presso alta uma das doenas com maior prevalncia no mundo moderno e caracterizada pelo aumento da presso arterial, aferida com esfigmomanmetro (aparelho de presso) ou tensimetro, tendo como causas a hereditariedade, a obesidade, o sedentarismo, o alcoolismo, o estresse, o fumo e outras causas Ela ocorre a ativao excessiva de uma proteina chamada de RAC1.[2]Pessoas negras possuem mais risco de serem hipertensas

http://saulocouto03.blogspot.com/2011/09/hip ertensao-arterial.html

A hipertenso arterial acontece quando os valores das presses mxima e mnima so iguais ou ultrapassam os 140/90 mmHg (ou 14 por 9). Valores entre 12 por 8 e 14 por 9 so considerados limtrofes, ou prhipertenso, e podem merecer tratamento em alguns casos, conforme recomendao mdica. As pessoas que tm maior risco de se tornarem hipertensas so aquelas que no tm hbitos alimentares saudveis, ingerem muito sal, no fazem atividades fsicas, exageram no consumo do lcool, so diabticas ou tm familiares hipertensos. Aps os 55 anos, mesmo as pessoas com presso arterial normal tm 50% de chance de desenvolver a hipertenso.

http://andreonetm.webnode.com.br/ne ws/estresse%20%20controle%20do%20estresse%20e%2 0hipertens%C3%A3o%20arterial%20sist %C3%AAmica/

Ter presso alta aumenta as chances de ocorrncia de infarto do corao, acidente vascular cerebral, insuficincia cardaca e renal, impotncia sexual, alm de outras complicaes que alteraram significantemente a qualidade de vida.

http://www.galenoalvarenga.com.b r/artigos/hipertensao-arterialpressao-alta

Fatores de risco So fatores de risco conhecidos para hipertenso: Idade: Aumenta o risco com o aumento da idade. Sexo: At os cinquenta anos, mais homens que mulheres desenvolvem hipertenso. Aps os cinquenta anos, mais mulheres que homens desenvolvem a doena. Etnia: Mulheres afrodescendentes tm risco maior de hipertenso que mulheres caucasianas.[9] Nvel socioeconmico: Classes de menor nvel scio-econmico tm maior chance de desenvolver hipertenso. Consumo de sal: Quanto maior o consumo de sal (sdio), maior o risco da doena.[10] Consumo de lcool: O consumo elevado est associado a aumento de risco. O consumo moderado e leve tem efeito controverso, no homogneo para todas as pessoas. Obesidade: A presena de obesidade aumenta o risco de hipertenso. Sedentarismo: O baixo nvel de atividade fsica aumenta o risco da doena.

Diagnstico

A medida da presso arterial deve ser realizada apenas com aparelhos confiveis

Um esfigmomanmetro e um estetoscpio, equipamentos utilizados para aferir a presso arterial.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertens%C3%A3o_arterial#Fatores_de_risco

Classificao A finalidade de classificaes de presso arterial determinar grupos de pacientes que tenham caractersticas comuns, quer em termos de diagnstico, de prognstico ou de tratamento. Esta classificaes so embasadas em dados cientficos, mas so em certo grau arbitrrias. Numerosas sociedades cientficas tem suas classificaes prprias

Categoria

PA diastlica (mmHg)

PA sistlica (mmHg)

Presso tima
Presso normal Presso limtrofe Hipertenso estgio 1

< 80
< 85 85-89 90-99

<120
<130 130-139 140-159

Classificao das Sociedade Brasileira de Cardiologia, Sociedade Brasileira de Hipertenso e Sociedade Brasileira de Nefrologia.

Hipertenso estgio 2

100-109

160-179

Hipertenso estgio 3

110

180

Hipertenso sistlica isolada

< 90

140

Segundo a Organizao Mundial de Sade, quem hipertenso e no faz o controle adequado pode ter uma reduo na expectativa de vida de at 16 anos e seis meses.

http://controladapressaoalta.blogspot.co m/2010/12/endocrinologianeuroendocrinologia.html

Um estilo de vida saudvel, com atividade fsica regular, controle do peso, alimentao equilibrada, medies de uso constante, segundo prescrio, e acompanhamento mdico peridico so importantssimos para que a presso arterial esteja sempre controlada.

http://nutrisandi.blogspot.com/2011/05/hipertensao-como-cuidar.html

Preveno A preveno o processo de evitar o surgimento de uma situao. Como a presso arterial tende a aumentar com a idade com as alteraes vasculares que acompanham o envelhecimento, pode-se questionar se a hipertenso arterial prevenvel. Mas existem medidas que podem postergar este aumento de presso. Estas medidas devem ser chamadas de medidas preventivas, mesmo que no impeam, mas retardem o surgimento da hipertenso arterial. Neste contexto, so medidas preventivas[8]: Alimentao saudvel. Consumo controlado de sdio. Consumo controlado de alcool, combate ao alcoolismo. Aumento do consumo de alimentos ricos em potssio. Combate ao sedentarismo. Combate ao tabagismo. Em algumas situaes especficas, com alto risco de doena cardiovascular, pode ser considerado o uso de medicamentos para a preveno da Hipertenso

Tratamento Embora no exista cura para a Hipertenso Arterial , possvel um controle eficaz, baseado quer na reformulao de hbitos de vida, quer em medicao, permitindo ao paciente uma melhor qualidade de vida.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertens%C3%A3o_arterial#Fatores_de_risco

Medidas no farmacolgicas Certas medidas no relacionadas a medicamentos so teis no manejo da Hipertenso Arterial, tais como Moderao da ingesto de sal (Cloreto de sdio) e lcool (Etanol). Aumento na ingesto de alimentos ricos em potssio. Prtica regular de atividade fsica. Fomentar prticas de gesto do stress; Manuteno do peso ideal (IMC entre 20 e 25 kg/m). Minimizar o uso de medicamentos que possam elevar a presso arterial, como Anticoncepcionais orais e Anti-inflamatrios.

http://www.saude.al.gov.br/categorias/atencaoasaude/ate ncaobasica/vigilanciaa

Medidas farmacolgicas Nos casos que necessitam de medicamentos, so utilizadas vrias classes de frmacos, isolados ou associados. Entre outras possibilidades disposio dos pacientes sob prescrio mdica, encontram-se: Diurticos Inibidores do sistema nervoso simptico Drogas de ao central Drogas de ao intermediria Bloqueadores ganglionares Bloqueadores ps-ganglionares Drogas de ao perifrica Antagonistas alfa adrenrgicos Antagonistas beta adrenrgicos Inibidores de endotelina Antagonistas dos canais de clcio Inibidores da enzima conversora da angiotensina II Antagonistas do receptor AT1 da angiotensina II Inibidores diretos da renina http://www.torres.com.br/2009/index.php?option=com_content&view=article&id=309:farmp Vasodilatadores diretos opremtorres&catid= Nitratos

http://www.andreiajoao.com.br/wp/?page_id=40

Cuidados de enfermagem a doentes com hipertenso arterial:

Fornecer informao ao doente relativamente HTA: Significado o Factores de risco o Influencias no sistema cardiovascular, cerebral e renal Informar que esta pode ser controlada Administrar teraputica prescrita e avaliar os seus efeitos Incentivar o doente a seguir rigorosamente a toma da teraputica Avaliar TA regularmente Alterar estilo de vida o Realizar uma dieta hiposalina e hipolipidica o Incentivar alguns doentes a perder peso Reduzir ou moderar a ingesto de lcool Realizar exerccio fsico regularmente Parar de fumar Reduzir ou controlar o stress Reduzir os factores de risco

FIM

TURMA V Alunas:

S-ar putea să vă placă și