Sunteți pe pagina 1din 21

Educao Fsica

Professor Cludio Brito

A histria do Futebol
A

origem do Futebol:

Na

China: por volta de 3000 anos a. C. os chineses praticavam um jogo que na verdade era um treino militar. Aps as guerras eles formavam equipes para chutarem as cabeas de seus adversrios.

A histria do Futebol
Aps

as cabeas, eles comearam a chutar bolas cobertas por cabelos. grupos com oitos jogadores e o objetivo era trocarem a bola de p em p sem deixar cair, levando para dentro de duas estacas fincadas no campo. As estacas eram ligadas por um fio de cera.

Formavam

A histria do Futebol
No

Japo: foi criado um esporte muito parecido com o Futebol atual que se chamva Kemari. Era praticado por integrantes da corte do imperador japons. O Kemari acontecia em um campo de 200 metros quadrados. A bola era feita de fibras de bambu, e entre as regras era proibido o contato fsico. Era composto de oito jogadores pra cada lado.

A histria do Futebol
Na

Grcia e Roma: Os gregos criaram um jogo no sculo I. Era conhecido como Episkiros. Usavam uma bola feita de bexiga de boi cheia de areia ou terra. Era dividido duas equipes com nove jogadores (militares).

A histria do Futebol
Quando

Roma invadiu a Grcia, encontraram a cultura grega e acabaram assimilando o Espikiros, sendo tomada conotao de forma mais violenta.

A histria do Futebol
Na

Idade Mdia: H relatos de um esporte muito parecido com o futebol, embora usava-se muito a violncia. O Soule ou Harpastum era praticado na Idade Mdia por militares que dividiam-se em duas equipes : atacantes e defensores. Era permitido usar socos, pontaps, rasteiras e outros golpes violentos. H relatos que mostram a morte de alguns jogadores durante a partida. Cada equipe era formada por 27 jogadores, onde grupos tinham funes diferentes no time: corredores, dianteiros, sacadores e guardaredes.

A histria do Futebol
Na

Itlia Medieval apareceu um jogo denominado gioco del calcio . Era praticado em praas e os 27 jogadores de cada equipe deveriam levar a bola at os dois postes que ficavam nos dois cantos extremos da praa. A violncia era muito comum, pois os participantes levavam para campo seus problemas causados, principalmente por questes sociais tpicas da poca medieval.

A histria do Futebol
O

barulho, a desorganizao e a violncia eram to grandes que o rei Eduardo II teve que decretar uma lei proibindo a prtica do jogo, condenando a priso os praticantes. Porm, o jogo no terminou, pois integrantes da nobreza criaram um nova verso dele com regras que no permitiam a violncia. Nesta nova verso, cerca de doze juzes deveriam fazer cumprir as regras do jogo.

A histria do Futebol
Na

Inglaterra: historiadores relatam que o gioco del calcio saiu da Itlia para a Inglaterra por volta do sculo XVII. regras diferentes, foi organizado e sitematizado.

Ganhou

A histria do Futebol
O

campo deveria medir entre 120 por 180 metros e seriam instalados dois arcos retangulares chamados de gol. A bola era de couro e enchida de ar. Com regras claras e objetivas, comeou a ser praticado por estudantes e filhos da nobreza inglesa.

A histria do Futebol
No

ano de 1871 foi criado a figura do guarda-redes (goleiro), que seria o nico a pegar a bola com as mos. Deveria ficar perto do gol para evitar que a bola entrasse; Em 1875 foi determinado o tempo de jogo para 90 minutos; Surgi o pnalti em 1895; 1907 surgiu a regra do impedimento;

A histria do Futebol
O

profissionalismo do Futebol surgiu em 1885, sendo criado no ano seguinte a International Board, entidade responsvel em estabelecer e mudar as regras do Futebol.

A histria do Futebol
No

ano de 1897, uma equipe de futebol inglesa chamada Corinthians fez uma excurso fora da Europa, contribuindo para difundir o futebol em diversas partes do mundo. Em 1888, foi fundada a Football League com o objetivo de organizar torneios e campeonatos internacionais.

A histria do Futebol
No

ano de 1904, foi criada a FIFA ( Federao Internacional de Futebol Association ) que organiza at hoje o futebol em todo mundo. a FIFA que organiza os grandes campeonatos de selees ( Copa do Mundo ) de quatro em quatro anos.

A histria do Futebol
No

Brasil: Nascido no bairro paulistano do Brs, Charles Miller viajou para Inglaterra aos nove anos de idade para estudar. L tomou contato com o futebol e, ao retornar ao Brasil em 1894, trouxe na bagagem a primeira bola de futebol e um conjunto de regras. Podemos considerar Charles Miller como sendo o precursor do futebol no Brasil.

A histria do Futebol
O

primeiro jogo de futebol no Brasil foi realizados em 15 de abril de 1895 entre funcionrios de empresas inglesas que atuavam em So Paulo. Os funcionrios tambm eram de origem inglesa. Este jogo foi entre FUNCIONRIOS DA COMPANHIA DE GS X CIA. FERROVIARIA SO PAULO RAILWAY.

A histria do Futebol
O

primeiro time a se formar no Brasil foi o SO PAULO ATHLETIC, fundado em 13 de maio de 1888. No incio, o futebol era praticado apenas por pessoas da elite, sendo vedada a participao de negros em times de futebol.

A histria do Futebol
Em

1950, a Copa do Mundo foi realizada no Brasil, sendo que a seleo brasileira perdeu o ttulo, em pleno Maracan, para a seleo Uruguaia (Uruguai 2 x Brasil 1). Em 2014, a Copa do Mundo de Futebol ser realizada novamente no Brasil.

A histria do Futebol
Voc

sabia? Comemora-se em 19 de julho o Dia do Futebol.

A histria do Futebol

S-ar putea să vă placă și