Sunteți pe pagina 1din 81

DIABETE GESTACIONAL

Academicas: Alice,Janaina,Priscila e Sidineia. Professora: Fabiana Rocha

O que Diabetes gestacional

Sinnimos: Diabetes mellitus gestacional, Intolerncia glicose na gravidez O diabetes gestacional o alto nvel de acar no sangue (diabetes) que comea ou diagnosticado durante a gestao.

Causas
Os hormnios da gravidez podem impedir que a insulina cumpra sua funo. Quando isso acontece, os nveis de glicose podem aumentar no sangue da gestante. Voc corre mais risco de ter diabetes gestacional se: Estiver com mais de 25 anos ao engravidar Possuir histrico familiar de diabetes Tiver dado luz um beb com mais de quatro quilos ou com algum defeito de nascena

Apresentar acar (glicose) na urina quando fizer uma consulta de pr-natal peridica Tiver hipertenso Apresentar lquido amnitico em excesso Tiver passado por um aborto espontneo de causa indeterminada ou tiver tido um natimorto Estava acima do peso antes de engravidar

Exames
O diabetes gestacional geralmente comea no meio da gravidez. Todas as mulheres grvidas devem fazer um teste oral de tolerncia glicose entre a 24 e a 28 semana de gestao para verificar a ocorrncia da doena. As mulheres que possuem fatores de risco do diabetes gestacional devem fazer o teste antes desse perodo.

Depois que o diabetes gestacional diagnosticado, voc pode verificar seu estado testando o nvel de glicose em casa. A forma mais comum consiste em fazer um pequeno furo na ponta do dedo e colocar uma gota de sangue em um aparelho que faz a anlise de glicose.

Sintomas de Diabetes gestacional


Geralmente no h sintomas ou os sintomas so leves e no apresentam risco de morte para a grvida. Com frequncia, o nvel de acar (glicose) no sangue volta ao normal aps o parto.

Os sintomas podem incluir: Viso borrada Fadiga Infeces frequentes, incluindo as na bexiga, vagina e pele Aumento da sede Aumento da mico Nusea e vmitos Perda de peso, apesar do aumento de apetite

Buscando ajuda mdica


O objetivo do tratamento manter o nvel de acar no sangue (glicose) dentro dos limites normais durante a gravidez e garantir que o beb em formao seja saudvel.

Cuidados com o beb


O mdico deve acompanhar atentamente voc e seu beb durante toda a gestao. O monitoramento fetal que verifica o tamanho e a sade do beb geralmente inclui ultrassom e testes sem estresse.

Um teste sem estresse um teste muito simples e indolor para voc e o beb. Um aparelho que ouve e exibe os batimentos cardacos do beb (monitor fetal eletrnico) colocado sobre o seu abdome. Quando o beb se movimenta, a frequncia cardaca normalmente aumenta 15 a 20 batimentos acima da sua frequncia normal. O mdico compara o padro dos batimentos cardacos do beb quando ele se movimenta e determina se ele est bem. O mdico procura elevaes na frequncia cardaca do beb que ocorrem dentro de um perodo especfico.

Dieta e exerccios
A melhor maneira de melhorar sua dieta comer uma grande variedade de alimentos saudveis. Voc deve aprender a ler os rtulos dos alimentos e sempre verific-los quando precisar tomar decises em relao sua alimentao. Se voc for vegetariana ou seguir alguma outra dieta especial, converse com seu mdico ou nutricionista.

Em geral, a dieta deve ser moderada em gordura e protena e fornecer nveis controlados de carboidrato com alimentos como frutas, hortalias e carboidratos complexos (como po, cereais, massa e arroz). Ser necessrio diminuir os alimentos que contm muito acar, como refrigerantes, sucos de fruta e doces.

Voc deve fazer trs refeies pequenas ou mdias e comer um ou mais lanches diariamente. No pule as refeies nem os lanches. Mantenha a mesma quantidade e os tipos de alimentos (carboidratos, gorduras e protenas) todos os dias.

Voc deve fazer trs refeies pequenas ou mdias e comer um ou mais lanches diariamente. No pule as refeies nem os lanches. Mantenha a mesma quantidade e os tipos de alimentos (carboidratos, gorduras e protenas) todos os dias.

O mdico receitar uma vitamina prnatal diria. Ele ainda pode recomendar que voc tome ferro ou clcio. Se voc for vegetariana ou seguir alguma outra dieta especial, converse com seu mdico. Lembre-se de que "comer por dois" no significa ter que ingerir o dobro de calorias. Geralmente so necessrias apenas 300 calorias a mais por dia (como um copo de leite, uma banana e 10 bolachas tipo gua e sal).

Para obter mais detalhes sobre o que voc deve comer, consulte: Dieta para diabticos gestacional Se a melhora na sua dieta no controlar os nveis de acar (glicose) no sangue, pode-se receitar medicamentos para diabetes tomados por via oral ou terapia insulnica. Voc precisar monitorar seus nveis de glicose durante todo o tratamento.

A maioria das mulheres que desenvolve o diabetes gestacional no precisa tomar medicamentos para diabetes ou insulina, mas para algumas isso necessrio.

Expectativas
A maioria das mulheres com diabetes gestacional consegue controlar a glicose no sangue e evitar danos a elas e aos bebs. Grvidas com esse tipo de gestao tendem a ter bebs maiores que o normal. Isso pode aumentar a chance de ocorrerem problemas no momento do parto, como:

Leso de parto (trauma) devido ao tamanho do beb Parto por cesariana Esses bebs tm mais probabilidade de apresentar perodos de pouco acar no sangue (hipoglicemia) durante os primeiros dias de vida.

As mes com diabetes gestacional tm mais risco de apresentar hipertenso durante a gravidez. O risco de o beb morrer aumenta ligeiramente quando a me apresenta diabetes gestacional no tratado. Controlar os nveis de glicose diminui esse risco.

Os altos nveis de glicose no sangue geralmente voltam ao normal aps o parto. Entretanto, as mulheres com diabetes gestacional devem ser observadas atentamente depois do parto e durante as consultas mdicas para identificar sinais de diabetes. Muitas mulheres com diabetes gestacional desenvolvem diabetes dentro de 5 a 10 anos aps o parto. O risco pode ser maior para mulheres obesas.

Complicaes possveis
Complicaes relacionadas ao parto por causa do tamanho do beb Desenvolvimento de diabetes no futuro Risco maior de dar luz um natimorto ou de o beb morrer pouco tempo depois Pouco acar no sangue (glicose) ou outra doena no recm-nascido

Preveno
Comear o pr-natal cedo e realizar consultas regulares ajuda a melhorar sua sade e a do beb. Conhecer os fatores de risco do diabetes gestacional e fazer exames de triagem entre a 24 e a 28 semana de gestao ajudam a detectar a doena mais cedo. Se voc estiver acima do peso, diminuir seu ndice de massa corporal (IMC) para um valor normal antes de engravidar diminuir o risco de desenvolver diabetes gestacional.

Preveno
Comear o pr-natal cedo e realizar consultas regulares ajuda a melhorar sua sade e a do beb. Conhecer os fatores de risco do diabetes gestacional e fazer exames de triagem entre a 24 e a 28 semana de gestao ajudam a detectar a doena mais cedo. Se voc estiver acima do peso, diminuir seu ndice de massa corporal (IMC) para um valor normal antes de engravidar diminuir o risco de desenvolver diabetes gestacional.

Screening for gestational diabetes mellitus: Recommendation statement. Rockville, MD. US Preventive Services Task Force. Ann Intern Med. 2008; 148:759-765. Landon MB, Catalano PM, Gabbe SG. Diabetes mellitus complicating pregnancy. In: Gabbe SG, Niebyl JR, Simpson JL, eds. Obstetrics - Normal and Problem Pregnancies. 5th ed. Philadelphia, Pa: Elsevier Churchill Livingstone; 2007:chap 37. Metzger BE, Buchanan Ta, Coustan Dr, de Leiva A, Dunger DB, Hadden DR, et al. Summary and recommendations of the Fifth International Workshop-Conference on Gestational Diabetes

Mellitus. Diabetes Care. 2007;30:S251-S260. American Diabetes Association. Nutrition recommendations and interventions for diabetes: a position statement of the American Diabetes Association. Diabetes Care. 2008;31:S61-S78.

No Brasil, cerca de sete milhes de pessoas, acima de 18 anos, tm a doena. Um estudo recente da Sociedade Brasileira de Diabetes, aponta que mais de 60% deles no sabem que tm a doena. Disfuno metablica crnica decorrente de uma deficincia de insulina hormnio produzido pelo pncreas - que pode ser causada por fatores genticos ou em decorrncia de maus hbitos de vida como sedentarismo e uma dieta desequilibrada, recheada, principalmente de acar.

O problema pode trazer perda ou aumento de peso, fator de risco para problemas cardiovasculares e, nos casos mais graves, provocar falncia de rgos (rins, olhos) e at a morte. Apesar dos perigos, completamente controlvel.

" uma doena crnica e deve ser tratada como tal, mas com informao e mudana de hbitos, d para ser controlada e ter qualidade de vida", explica a nutricionista Patrcia Ramos, coordenadora do Hospital Bandeirantes. Pensando nisso, o MinhaVida conversou com especialistas para descobrir os mitos e verdades do diabetes para facilitar a vida de quem convive com a doena.

1.Diabetes contagioso Mito: o diabetes no passa de pessoa para pessoa. preciso acabar com essa discriminao de que o diabtico no pode ter emprego, amigos e vida social. O que acontece que, em especial no tipo 1, h uma propenso gentica para se ter a doena e no uma transmisso comum. "Temos exemplos de mes diabticas que tem filhos totalmente saudveis", explica a nutricionista.

Canela ajuda a controlar o diabetes Mito: no tem nenhum estudo cientfico que comprove isso. Existem alguns estudos em relao canela, porm so estudos preliminares, que merecem mais esclarecimentos para provar esse efeito satisfatrio. " melhor no seguir nada que no seja comprovado, afinal, trata-se de um problema crnico e qualquer descuido pode piorar a situao", diz a nutri.

Diabtico pode consumir mel, acar mascavo e caldo de cana sem problemas Mito: apesar de naturais, estes alimentos tem acar do tipo sacarose, maior vil dos diabticos. "Hoje, os padres internacionais j liberam que 10% dos carboidratos ingeridos podem sersacarose, mas sem o controle e a compensao, os nveis de glicose podem subir e desencadear uma crise", explica Patrcia. "O diabtico at pode consumir, mas ele deve ter noo de que no pode abusar e compensar com equilbrio na dieta", continua.

Alguns alimentos ajudam a controlar os nveis de glicose no sangue auxiliando o tratamento do diabetes Verdade: Sim. Isso por conta do ndice Glicmico (IG) dos alimentos. Quando um alimento tem o ndice glicmico baixo, ele retarda a absoro da glicose pelo sangue e, portanto estabiliza a doena. Mas, quando o ndice alto, esta absoro rpida e acelera o aumento das taxas deglicose no sangue. "Alimentos integrais, iogurtes sem acar, ma, pera, feijo, lentilha e manga, podem ser considerados indutores deste controle, por isso ajudam a amenizar os sintomas da doena, j os de alto ndice, como batata e demais carboidratos, aumentam o problema", continua

A aplicao de insulina causa dependncia qumica

Mito: a aplicao de insulina no promove qualquer tipo de dependncia qumica ou psquica. O hormnio importante para permitir a entrada de glicose na clula, tornando-se fonte de energia. "No caso dos pacientes com diabetes tipo 1, no tem jeito eles so insulino-dependentes, e no porque ela cause esta dependncia, mas pelo fato de sua deficincia ser crnica desde o nascimento", explica Patrcia.
"No se trata de dependncia qumica e sim de necessidade vital. Voc precisa da insulina para sobreviver, mas no um viciado na substncia", explica o endocrinologista e presidente da Associao Nacional de Apoio ao Diabtico (Anad), Fadlo Farige.

ve-se substituir o acar dos alimentos por adoante Verdade: os adoantes foram feitos exatamente para os diabticos ou para quem est de dieta, porm, para pessoas que no tm nenhuma disfuno, existe um limite para seu uso. "O valor dirio recomendado de aspartame, por exemplo, 40 mg por kg, j no ciclamato, este nmero bem menor, 11 mg", explica a nutricionista.

D para evitar a insulina se voc no ingere carboidratos Mito: neste caso, depende. O carboidrato eleva a glicemia com mais rapidez, por isso sua ingesto deve ser controlada. "No diabetes Tipo 1, necessria a aplicao de insulina diariamente, j que o pncreas no produz este hormnio. Portanto, mesmo que no coma carboidratos, precisar aplicar insulina. No caso do diabetes Tipo2, a ingesto da insulina vai depender do nvel de glicemia. Se estiver controlado, pode-se parar o uso, porm, s um mdico poder fazer esta avaliao", explica Patrcia.

8.No permitido ingerir bebidas alcolicas Verdade: "o consumo permitido, mas com alguns cuidados: de forma moderada e sempre junto a uma refeio, pois o consumo isolado pode levar a hipoglicemia (baixa nas taxas de glicose sangunea) ou dificultar a recuperao de uma crise hipoglicmica, j que o uso de insulina e de outros medicamentos para controlar o diabetes feito para baixar a glicemia, e o lcool tende a diminuir ainda mais estas taxas, o que pode levar a um quadro crnico", explica a nutricionista.

Tambm importante fazer o monitoramento de glicemia antes e depois de consumir bebidas alcolicas. Para Fadlo Fraige, apenas as bebidas destiladas so permitidas (e com muita moderao), pois, segundo ele, no so feitas base de carboidratos e o lcool tem baixo ndice glicmico. J sobre as fermentadas, base de glicose, o endocrinologista recomenda: "Cuidado com cervejas e bebidas doces ou base de carboidratos. Elas tm alto ndice glicmico e podem trazer problemas. Ao contrrio do que se imagina, as bebidas sem lcool so piores, pois, tm o carboidrato e no tm o lcool que ajuda a baixar a glicemia", explica o presidente da Anad.

9.Bebida alcolica pode porque o remdio para diabetes tem lcool e no faz mal Mito: A taxa de lcool presente nos remdios so mnimas e, por isso, no d para fazer esta comparao. "Bebidas alcolicas so permitidas com restries", diz a nutricionista.

0.Quem tem diabetes deve fazer somente exerccios leves Verdade: diabticos devem ser estimulados a fazer atividades fsicas, respeitando contraindicaes, se houver. "De uma forma geral, os exerccios melhoram os nveis glicmicos, porm, quando o gasto calrico maior do que a reposio de nutrientes aps o treino, pode haver um quadro de hipoglicemia, por isso, deve-se fazer um monitoramento", diz a nutricionista.

1.Estresse ajuda a descontrolar o diabetes Verdade: quando uma pessoa fica nervosa, a sua taxa de glicose sangunea sobe. "Mas isso no acontece s com diabticos", diz Patrcia.

12.Diabticos podem usar sauna e fazer escalda ps Mito: Por ser uma disfuno metablica o diabetes altera a circulao e compromete os vasos sanguneos, dificultando o processo de cicatrizao e pode causar problemas em diversas outras funes como problemas renais e o comprometimento da viso. "Em funo desta alterao circulatria, os riscos de exposio altas temperaturas e aos choques trmicos podem agravar ou desencadear quadros de angiopatias e outros problemas cardacos", finaliza a Patrcia.

7 mitos e 5 verdades sobre o diabetes

Diagnstico O teste para medir a quantidade de glicose no sangue rpido e o preferido dos mdicos para diagnosticar tanto o diabetes do tipo 1 quanto a do tipo 2. O ideal realizar o teste logo pela manh para que o resultado seja mais confivel. Ainda assim, o diagnstico desta doena pode ser feito atravs de um destes trs testes, com a confirmao positiva em um segundo teste feito em outro dia:

Por meio de um exame feito a qualquer hora o dia que confirme uma taxa de glicose superior a 200mg/dL junto com outros sintomas de diabetes Taxa de glicose igual ou superior a 126mg/dL aps oito horas de jejum tambm indica diabetes

Um teste oral ou por meio de uma amostra de sangue no qual a quantidade de glicose seja igual ou superior a 200 mg/dL tambm pode indicar que o paciente tem diabetes. O exame realizado duas horas aps o paciente ter bebido um lquido com 75 gramas de glicose dissolvido na gua. Este teste, que pode ser feito em laboratrio ou no consultrio mdico, mede o nvel de glicose de tempos em tempos ao longo de um perodo de trs horas

Quais as outras formas de problemas relacionados ao metabolismo da glicose? Pessoas com problemas relacionados glicose que esto em um estado entre o considerado normal e o chamado pr-diabetes correm o risco de desenvolver no s o diabetes propriamente dito, mas tambm de sofrer ataque do corao e derrames. Estudos cientficos sugerem, no entanto, que perder peso (no caso dos obesos e gordinhos) e aumentar a atividade fsica podem prevenir ou retardar o aparecimento do diabetes. So duas as formas de pr-diabetes:

Disglicemia ou Glicemia de jejum alterada Tem disglicemia uma pessoa cuja presena de glicose no sangue quando em jejum fique entre 100 e 125 mg/dL. Este nvel maior do que o normal, mas menor do que aquele que indica a presena de diabetes.

Tolerncia glicose prejudicada Se a tolerncia glicose est prejudicada significa tambm que a quantidade de acar no sangue est alta, nas no o suficiente para ser diagnosticada como diabetes. A diferena em relao disglicemia o nvel de glicose no sangue um pouco mais alto entre 140 e 199 mg/dL duas horas aps o paciente ter ingerido um lquido com 75 gramas de glicose.

Tolerncia glicose prejudicada Se a tolerncia glicose est prejudicada significa tambm que a quantidade de acar no sangue est alta, nas no o suficiente para ser diagnosticada como diabetes. A diferena em relao disglicemia o nvel de glicose no sangue um pouco mais alto entre 140 e 199 mg/dL duas horas aps o paciente ter ingerido um lquido com 75 gramas de glicose.

Pr-diabetes Pr-diabetes, conhecida tambm como disfunes relacionadas tolerncia glicose, um problema que no apresenta sintomas. Ela est quase sempre presente antes de as pessoas desenvolverem a diabetes do tipo 2. Cada vez mais mdicos tm reconhecido a importncia do diagnstico da prdiabetes para prevenir o aparecimento de problemas de sade mais srios. O diagnstico e tratamento precoce da pr-diabetes ajuda a prevenir o diabetes do tipo 2, que est relacionada a outras doenas como as do corao e dos rins.

Em que situaes devo fazer exames para saber se tenho pr-diabetes? Tem mais de 45 anos Tem algum fator de risco para diabetes Est acima do peso, com o ndice de Massa Corporal (IMC) acima de 25 Tem histrico de diabetes gestacional ou deu luz a uma criana com mais de quatro quilos Tem problemas decorrentes da sndrome metablica, como altos nveis de colesterol e triglicrides, obesidade, hipertenso e resistncia insulina Tem ovrio policstico

Como diagnosticar pr-diabetes Seu mdico poder lhe pedir dois tipos de exame: glicemia de jejum e teste oral de tolerncia glicose. Durante o primeiro teste, o nvel de glicose no sangue ser analisado aps oito horas de jejum. Ele determinar se seu corpo metaboliza de maneira correta a glicose. Se o nvel de glicose for anormal, voc poder ter um problema chamado disfuno na glicose de jejum , o que sugere pr-diabetes.

Entenda o que significam os resultados do exame de glicemia de jejum: Condio Glicemia de Jejum Normal Menor do que 100mg/dL (miligramas por decilitro) Pr-diabetes Entre 100 mg/dL 125 mg/dL Diabetes Acima de 126 mg/dL em dois ou mais testes

O outro teste laboratorial que seu mdico pode lhe pedir o de tolerncia oral glicose. A quantidade de acar no sangue ser medida duas horas aps voc ingerir um lquido com 75 mg de glicose. Se o nvel de acar estiver acima do normal, voc ser diagnosticado como tendo deficincia na tolerncia glicose.

Condio Glicemia de Jejum Normal Menor do que 100mg/dL (miligramas por decilitro) Pr-diabetes Entre 100 mg/dL - 125 mg/dL Diabetes Acima de 126 mg/dL em dois ou mais testes

Como tratar a pr-diabetes? Alimente-se de comidas saudveis e perca peso caso seja necessrio. Se voc perder entre 5% e 10% j far uma grande diferena

Exercite-se Tente fazer pelo menos 30 minutos de exerccios, cinco vezes por semana. Se voc achar que 30 minutos so muita coisa, separe-os em trs sees de dez minutos. O que importa que voc cumpra uma rotina de 150 minutos de atividades fsicas por semana ,pare de fumar, trate a presso alta e o colesterol

Diagnstico do diabetes gestacional Todas as mulheres precisam fazer testes para verificar se esto ou no com diabetes gestacional. O ideal que o teste para medir a quantidade de acar no sangue seja feito entre a 24 e a 28 semana de gravidez. No exame voc precisar beber um lquido doce, que contm 50 gramas de glicose.

O corpo absorver o acar rapidamente e o nvel de glicose no sangue subir num intervalo de 30 a 60 minutos. Uma amostra de sangue ser retirada do seu brao depois de uma hora. O exame de sangue vai demonstrar como a glicose foi metabolizada pelo seu corpo. Se a quantidade de glicose no sangue for igual ou maior do que 140mg/dL, o resultado considerado anormal. Se isto acontecer, voc precisar passar por outro teste poucas horas depois.

1. O que diabete gestacional? o aumento dos nveis de acar no sangue na gravidez, esclarece Lenita Zajdenverg, endocrinologista e nutrloga responsvel pelo acompanhamento de gestantes diabticas da Maternidade Escola do Hospital da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Na maior parte dos casos, o problema, que afeta cerca de 7% das mulheres, aparece depois do segundo trimestre e, uma vez diagnosticado, persiste at o fim da gestao.

2. Por que esse tipo de problema pode ocorrer durante a gestao? A placenta produz diversos hormnios que podem bloquear parcialmente a ao de insulina, a substncia responsvel pelo transporte do acar do sangue para dentro das clulas. Na maioria das mulheres, o pncreas reage a essa situao liberando mais insulina para superar essa resistncia, explica Lenita Zajdenverg. Mas em pacientes com o diabete gestacional, como se a glndula no desse conta do recado. Em outras palavras, a produo de insulina insuficiente para que o corpo processe adequadamente o excedente de glicose que est na circulao. Da, conforme as semanas de gravidez avanam e a placenta cresce, eleva-se o risco do diabete surgir.

3. Quais so os sintomas? Se a futura me no estiver altamente descompensada, ou seja, com as taxas de acar no sangue muito elevadas, ela no vai ter nenhum sinal do problema. Somente em casos mais extremos a doena pode gerar mal-estar, cansao e muita sede, observa Eduardo Slotnik, obstetra especialista em gravidez de alto risco do Hospital Israelita Albert Einstein, em So Paulo. Alm disso, os efeitos tradicionais da doena se confundem com sensaes bem familiares s futuras mames, como fadiga, apetite elevado e aumento das escapadas ao banheiro para fazer xixi.

4. Algumas mulheres esto mais propensas ao diabete gestacional? Sim. De acordo com Alexandre Pupo, ginecologista e obstetra do Hospital SrioLibans, em So Paulo, esto mais propensas ao problema as gestantes obesas ou que engordaram em demasia ao longo da gravidez, as portadoras de ovrio policstico e aquelas com histrico de diabete na famlia. Tambm fazem parte desse grupo mulheres cujo primeiro beb nasceu muito acima do peso.

5. Como o diagnstico da doena? O problema detectado por meio de um exame de sangue, feito em torno da 24 semana. Alguns mdicos defendem que todas as gestantes devem faz-lo, outros especialistas acreditam que ele deve ser restrito a aquelas com propenso ao mal. Se for constatado o diabete, o acompanhamento deve ser mais especfico e inclui avaliaes peridicas e mais detalhadas, como a curva glicmica, explica Alexandre Pupo. Nesse exame, a gestante bebe uma espcie de concentrado de glicose. Em seguida, de hora em hora, colhe-se uma amostra de seu sangue para checar quanto tempo o acar demora para desaparecer da corrente sangunea. Assim, uma hora depois de o lquido ser ingerido, o nvel de glicose no deve ultrapassar 180 mg/dl. Duas horas depois, essa valor no deve ultrapassar o limiar de 155 mg/dl. Por fim, aps trs horas, deve ser menor do que 140 mg/dl. O crescimento acelerado do beb ou o aumento do lquido aminitico, diagnosticados por meio do ultrassom, tambm podem indicar a presena do excesso de acar no sangue.

6. Como o tratamento? A maior parte das mulheres que tm diabete gestacional consegue controlar as taxas de acar apenas com dieta e, se no houver contra-indicao, com a prtica de uma atividade fsica, esclarece Lenita Zajdenverg. Apenas 20% delas precisam fazer uso de insulina, que um tratamento seguro e no afeta nem a me nem o beb. Tudo depende do grau do problema. Se as taxas de acar esto pouco alteradas no preciso entrar com remdios, explica o ginecologista Eduado Slotnik.

7. E como fica o tratamento de quem j era diabtica? A paciente que j era diabtica e fazia uso de remdios como os hipoglicemiantes orais deve trocar a medicao para a insulina antes mesmo de engravidar. Isso porque esses medicamentos so contra-indicados para o perodo, ressalta Alexandre Pupo. Por isso a importncia de ela ter uma gravidez planejada: No momento da fecundao as taxas de acar devem estar bem controladas, porque esse deslize pode provocar a malformao do beb, completa Lenita Zajdenverg. Fora isso, a filosofia de tratamento a mesma: cuidar da alimentao e evitar o sedentarismo.

8. verdade que a grvida diabtica contrai infeces com maior facilidade? Depende. Se o diabete estiver controlado isso no acontece. As infeces geralmente ocorrem em pacientes que esto com as taxas de acar muito elevadas.

9. O problema desaparece depois do parto? Sim. Os nveis de acar costumam se normalizar de trs dias a uma semana aps o nascimento do beb, j que a causa do problema (a gravidez em si) j no existe.

10. Quem teve diabete gestacional corre maior risco de se tornar diabtica com o passar dos anos? Sim. O fato de a mulher ter tido a doena durante a gravidez serve de alerta para que mantenha uma vida saudvel, evite ganhar peso e pratique alguma atividade fsica. Afinal, o pncreas, que o responsvel pela liberao da insulina, j avisou de que talvez no consiga lidar a contento com o excesso de acar no corpo.

11. Existe alguma restrio em relao amamentao? No. A me pode ter um leite com um pouco mais de acar. Mas isso no muito preocupante e no demora a se estabilizar, diz Alexandre Pupo.

12. Durante a gestao o beb corre algum risco? Dois teros do acar da me vo para o beb. Essa dose extra de glicose sobrecarrega o pncreas da criana que, ento, comea a produzir mais insulina explica Paulo Nader, presidente do Departamento de Neonatologia da Sociedade Brasileira de Pediatria. Para completar, a insulina, alm de processar o acar do sangue, um hormnio anablico, ou seja, ele promove o crescimento de alguns rgos e tecidos. Dessa forma, nveis elevados dessa substncia vo interferir diretamente no desenvolvimento do feto, que pode se tornar um beb com um tamanho acima da mdia. Felizmente, a maioria dos casos de diabete gestacional evolui bem.

13. verdade que o peso exagerado do recm-nascido nem sempre um bom sinal? Sim. Nem todo beb gordinho e rechonchudo saudvel. Os filhos de mes que tiveram diabete gestacional descontrolado, alm da gordura subcutnea em excesso, desenvolvem, por assim dizer, rgos agigantados, especialmente o fgado e o corao. Um recm-nascido com um corao hipertrofiado corre o risco de ter problemas de circulao e dificuldades para bombear o sangue, alerta Paulo Nader.

14. preciso ter algum cuidado adicional na hora do parto? Na verdade, os cuidados se concentram ao longo da gestao, antes, portanto, do nascimento do pequeno. com esse acompanhamento que a me vai garantir a sade do beb e dela prpria. O certo que o diabete no vai interferir na escolha entre a cesariana ou o parto normal. Essa deciso depende de fatores alheios ao problema. Mas vale lembrar: o tamanho do beb uma varivel importante nesse momento, porque se ele for grande demais dificilmente vir ao mundo por meio de parto normal. A equipe mdica deve ser avisada sobre a condio da me e a glicemia avaliada. De resto, os procedimentos na hora do parto so semelhantes aos adotados em situaes consideradas normais, explica o ginecologista obstetra Eduardo Slotnik.

15. Como devem ser os cuidados com o beb logo aps o parto? O filho de uma me diabtica recebeu doses elevadas de acar durante a gestao. Para equilibrar essa condio, seu pncreas produziu mais insulina do que o habitual. Assim que ele sai do ambiente uterino, para de ser alimentado com esse grande volume de glicose e pode apresentar um quadro de hipoglicemia. Se isso acontecer, o beb medicado para que o acar no seu sangue entre em equilbrio.

16. verdade que esse beb tem maior probabilidade de ter ictercia? Sim. A ictercia acontece por conta do excesso de bilirrubina, o que d criana um aspecto amarelado. Essa substncia um produto do metabolismo da hemoglobina, um dos principais componentes do sangue. O distrbio comum em filhos de mulheres cujo diabete gestacional no foi controlado corretamente. Pelo crescimento exagerado da criana ela acaba precisando de mais sangue e, assim, de mais hemoglobina, conta Paulo Nader.

17. O beb tambm pode ter mais problemas respiratrios? Sim. Os problemas respiratrios do beb so uma consequncia do tamanho exagerado da criana ao nascer e do descompasso na adaptao do corpo a insulina pode colaborar para uma hipertenso pulmonar.

17. O beb tambm pode ter mais problemas respiratrios? Sim. Os problemas respiratrios do beb so uma consequncia do tamanho exagerado da criana ao nascer e do descompasso na adaptao do corpo a insulina pode colaborar para uma hipertenso pulmonar.

18. Quais as chances dessa criana ter diabete no futuro? A mulher que tem diabete antes da gravidez corre mais risco de passar a condio para seus descendentes. O pncreas desse beb foi estimulado durante toda a gestao. E constatado que com isso ele ter mais facilidade em desenvolver obesidade e diabete mais tarde, explica Paulo Nader. Esse risco, no entanto, vai depender tambm de outros fatores, como o estilo de vida sedentrio.

19. H risco de o diabete gestacional se manifestar novamente em uma mulher que j teve esse quadro? Sim. Ela correr seis vezes mais risco de desenvolver o problema novamente porque o pncreas, que o responsvel pela liberao da insulina, j deu sinais anteriormente de que talvez no consiga lidar com o excesso de acar no corpo.

20. D para reduzir o risco de desenvolver o problema? Sem dvida. Uma estratgia de preveno certeira se d por meio da adoo de uma dieta saudvel e da prtica regular de alguma atividade fsica.

S-ar putea să vă placă și