Sunteți pe pagina 1din 28

BIOLOGIA DA PELE

COSMETOLOGIA E ESTTICA Jlia Maria Moreira Santos

Tipos de tecidos
TECIDO EPITELIAL
TECIDO CONJUNTIVO TECIDO MUSCULAR TECIDO NERVOSO

Tecido Epitelial

EPITLIOS
TECIDOS DE REVESTIMENTOS DE SUPERFCIES CORPORAIS EXTERNAS (pele) E DE CAVIDADES DO CORPO (boca, nariz, tubo digestivo/intestino)

TECIDO EPITELIAL
Caractersticas: - sem vasos sangineos (avascular) - formado por clulas justapostas - com pouca matriz extracelular

Tecido epitelial
PROTEO
SECREO DE SUBSTNCIAS

PELE
CAMADA CRNEA EPIDERME DERME PALILAS DRMICAS HIPODERME

Histologia da pele

Camada 1: camada crnea Camada 2: camada granular Camada 3: camada espinhosa Camada 4: camada basal (epitlio germinativo) A pele funciona como uma barreira natural contra os microorganismos. A renovao da camada superficial constante.

1- Camada crnea

2- Camada granulosa

3- Camada espinhosa

4- Camada germinativa

5- Derme papilar

Epiderme
EPITLIO ESTRATIFICADO PAVIMENTOSO QUERATINIZADO camada mais interna: epitlio germinativo: clulas multiplicam continuamente. camada superficial: clulas mortas revestimento resistente ao atrito e altamente impermevel gua, denominado camada queratinizada ou crnea.

Nas camadas inferiores da epiderme esto os melancitos, clulas que produzem melanina, pigmento que determina a colorao da pele.

A pele contm pequena quantidade de melanina na epiderme. Isso significa que a epiderme translcida, deixando entrever a cor rosada dos glbulos vermelhos que fluem sob ela. O aumento dos nveis de melanina nessa pele pode causar o efeito de bronzeamento. A pele escura contm grande quantidade de melanina na epiderme. Essa uma caracterstica hereditria: quanto mais melanina voc tiver, mais escura ser a sua pele. Esse pigmento age como um protetor solar natural que defende seu corpo contra os perigos da radiao ultravioleta do sol.

Derme
Derme: localizada imediatamente sob a epiderme: tecido conjuntivo fibras proticas, vasos sangneos, terminaes nervosas e glndulas. principais clulas: fibroblastos fibras elsticas (elasticidade) (resistncia) e de uma substncia substncia fundamental, na qual drmicos esto mergulhados. produo de e colgenas gelatinosa, a os elementos

Hipoderme
Tecido subcutneo: hipoderme tecido conjuntivo adiposo rico em clulas adiposas (adipcitos) armazenam gordura. Funes: reserva energtica, proteo contra choques mecnicos e isolamento trmico.

Anexos da pele
Glndulas anexas sudorparas e sebceas encontram-se mergulhadas na derme. Unhas e plos: constitudos por clulas epidrmicas queratinizadas, mortas e compactadas. Cada plo est ligado a msculo eretor (movimentao) e a uma ou mais glndulas sebceas (lubrificao).

1- Epiderme

2- Glndula sebcea

3- Derme

4- Glndula sudorpara

5- Folculo piloso

6- Folculo piloso em corte transversal

GLNDULAS EXCRINAS
Quanto ao modo de eliminao da secreo: 1- Holcrinas: a clula secretora acumula os produtos no citoplasma; em seguida morre e se desintegra, constituindo ela prpria, a secreo. Ex.: glndulas sebceas.

2- Mercrinas: as clulas secretoras eliminam apenas a secreo, mantendo seu citoplasma intacto. Ex.: glndulas salivares e sudorparas.

3- Apcrinas: clulas secretoras perdem uma certa quantidade de citoplasma ao eliminarem sua secreo. Ex.: glndula mamria.

TIPOS DE PELE

TIPOS DE PELE

TIPOS DE PELE

PRODUTOS PARA A PELE: FUNO

PRODUTOS PARA A PELE: FUNO

PRODUTOS PARA A PELE: FUNO

PRODUTOS PARA A PELE: FUNO

S-ar putea să vă placă și