Sunteți pe pagina 1din 14

Biologia Celular e Molecular

Transporte a partir da membrana

Aula Prtica

Prof. Reinan de Oliveira

Membrana Plasmtica
Composio Qumica Protenas e uma camada fosfolipdica (fsforos + lipdios); Permitem o controle do ME ao MI; Protenas permitem o trnsito, controlando a entrada e sada de substncias.

Membrana Plasmtica
Funes da Membrana Permeabilidade Seletiva Controla o que entra e o que sai das clulas. Integridade Celular Mantm a clula viva

Membrana Plasmtica
Tipos de Protenas Canal Protica; Protenas carregadoras; Protenas de reconhecimento; Protenas receptora.

Tipos de Transportes
Transporte Passivo (No ocorre gasto de energia); Osmose (movimentao da gua do meio hipotnico para o meio hiper); Difuso simples (movimento a favor do gradiente de concentrao); Difuso facilitada (necessita de uma protena carreadora).

Osmose
a modalidade de transporte passivo, na qual, o solvente transportando do meio de maior concentrao para o meio menos concentrado.

Osmose
A classificao das solues pode ser diferenciada quanto ao teor de soluto do meio exterior clula:

Soluo hipertnica: Soluo que est mais concentrada em soluto em relao ao meio intracelular; Soluo Isotnica: Quando a concentrao de soluto intracelular igual ao do meio extracelular; Soluo hipotnica: Soluo que est menos concentrada em soluto em relao ao meio intracelular.

Osmose
A membrana celular muito permevel a gua; Colocadas em uma soluo hipotnica, as clulas aumentam o seu volume;
Se o aumento de volume for alto causa lise celular.

Quando colocadas em soluo hipertnica, as clulas diminuem o seu volume; Quando colocadas em solues isotnicas, o volume e a forma da clula no se alteram.

Materiais Utilizados e Mtodos


Procedimento 01: 02 Bquer de 500ml; 02 Gemas de ovo; Cloreto de Sdio; gua destilada. Em um bquer colocar aproximadamente 300mL de gua destilada. No outro bquer colocar a gua destilada e adicionar o cloreto de sdio. Em cada bquer coloque uma gema do ovo e observe o resultado.

Materiais Utilizados e Mtodos


Procedimento 02: Lminas e Lamnulas; Folhas de Elodea; Meio Hipertnico (NaCl), Isotnico (gua de Aqurio) e Hipotnico (gua Destilada); Pipetas de Pasteur. 1. Retirar uma folha do ramo da Elodea e coloca-la sobre a lmina, adicionar uma gota do meio Hipertnico, cubra com Lamnula e observe no M.O.; 2. Retirar uma folha do ramo da Elodea e coloca-la sobre a lmina, adicionar uma gota do meio Hipotnico, cubra com Lamnula e observe no M.O.; 3. Retirar uma folha do ramo da Elodea e coloca-la sobre a lmina, adicionar uma gota do meio Hisotnico, cubra com Lamnula e observe no M.O.;

Resultados Esperados

Resultados Esperados

S-ar putea să vă placă și