Sunteți pe pagina 1din 18

Felipe Vasconcelos Machado Luiza Soares Guimares Rafael Couto de Castro Alves

O Que o Lixo?
Lixo basicamente todo e qualquer material descartado, proveniente das atividades humanas. Em processos naturais no h lixo. As substncias produzidas pelos seres vivos e que so inteis ou prejudiciais para o organismo, tais como as fezes e urina dos animais, o oxignio produzido pelas plantas verdes, subproduto da fotossntese e os restos de organismos mortos so, em condies naturais, reciclados pelos decompositores. Alem disso os produtos resultantes de processos geolgicos como a eroso podem transformar-se em rochas sedimentares.

O que fazer com cerca de 300 kg de lixo produzidos por ano por uma pessoa? O que acontece com o lixo depois que jogado na lixeira?

- Entre 1989 e 2000, enquanto a populao do Brasil cresceu 16%, a quantidade de lixo coletado aumentou 56% - 20% dos domiclios brasileiros no tm coleta de lixo - 64% dos municpios do pas destinam o material dispensado pela populao para lixes ou cursos de gua - 500 mil catadores trabalham no Brasil, em mais de 3.800 municpios

Cerca de 50% de todo material descartado como lixo pode ser recuperado como matriaprima, sendo reutilizado na fabricao de um novo produto atravs do processo de reciclagem. A Reciclagem possibilita refazer o ciclo de vida do material continuamente. Os materiais so divididos em grupos, coletados e levados a locais adequados ao processo: as usinas de reciclagem.

Papeis

Vidros

Plsticos

Metais

Hospitalares

Madeiras

Perigosos (Baterias)

No reciclveis

Orgnicos

Radioativos

O que e o que ainda no Reciclvel


Caixas de papelo (de todos os tipo), jornais, revistas, rascunhos, envelopes, papel timbrado, impressos em geral, aparas de papel, copos descartveis, papel vegetal, papel toalha e guardanapos. Papel sanitrio, Papel carbono, Fotografias, Fitas adesivas Stencil,Tocos de cigarro

Garrafas de bebidas (e os cacos), frascos em geral (molhos, condimentos, remdios, perfumes e produtos de limpeza).

Espelhos, vidros de janelas, box de banheiro, lmpadas incandescentes e fluorescentes, cristais, utenslios de vidro temperado, vidros de automveis, tubos e vlvulas de televiso, cermica, porcelana, pirex e marinex.

Latas de alumnio, sucatas de reformas, latas de leo, salsicha e outros enlatados, tampinhas, arames, pregos e parafusos, canos e tubos. Diversos objetos de cobre, alumnio, bronze, ferro, chumbo ou zinco.

Garrafas PET,embalagens de materiais de limpeza e de alimentos diversos, copos plsticos, canos e tubos, sacos plsticos. Embalagens Tetrapak (mistura de papel, metal e plstico).

Ebonite (cabos de panelas, tomadas) , celofane.

O que o Brasil recicla?


Dos 900 mil metros cbicos de leo lubrificante consumido anualmente, 18% rerrefinado 15% da resina PET 10% das 300 mil toneladas de sucata disponveis para obteno de borracha regenerada 15% dos plsticos rgidos e filmes, o que equivale a 200 mil toneladas por ano 35% das embalagens de vidro, somando 280 mil toneladas por ano, includo aqui o resduo ps-industrial (Pr-consumo) 35% das latas de ao, o que equivale a cerca de 250 mil toneladas / ano 64% da produo nacional de latas de alumnio 71% do volume total de papel ondulado 36% do papel e papelo, totalizando 1,6 milho de toneladas de produto reciclado

Mdia nacional de reciclagem por material Alumnio Papel Vidro Ao Plstico

Asmare reciclagem de papel em Belo Horizonte


At alcanar o reconhecimento da populao e do poder pblico, os catadores de materiais reciclveis tiveram um longo caminho a percorrer. Foi preciso vencer o preconceito das pessoas, enfrentar o medo nas ruas e conviver com os perigos do trnsito, entre outras dificuldades. Mas os problemas e desafios enfrentados foi um dos fatores que mais impulsionaram sua organizao. O resultado do esforo comemorado com a consolidao da Associao dos Catadores de Papelo e Material Reaproveitvel (Asmare) - principal entidade do Estado que rene esses trabalhadores -, que completou 15 anos de existncia. Com o trabalho, ganharam os catadores, mas tambm a cidade. Um dos exemplos da interferncia da entidade na capital a reduo do lixo disperso pela cidade, especialmente na Regio Central. A Asmare responsvel pela coleta de cerca de 450 toneladas de material por ms aliviando o aterro sanitrio.

O caso do Isopor
Esse produto realmente um grande problema ambiental. produzido a partir de um derivado do petrleo, o benzeno, que cancergeno. O benzeno por sua vez, convertido em estireno e este finalmente injetado com gases que lhe do a consistncia de espuma. O isopor (tambm conhecido como EPS) leva em mdia 500 anos para se decompor em ambiente natural e por isso acaba ocupando muito espao, diminuindo a rea til dos depsitos de lixo. Recentemente um grupo de pesquisa do interior paulista desenvolveu uma bioespuma produzida a partir de leo de mamona, cana-de-acar e amido de milho que se decompe em aproximadamente 1 ano. Mas enquanto essa bioespuma no entra no mercado a reciclagem do isopor tem que ser bem pensada.

A reciclagem do isopor
1 Etapa: Quebra do isopor em pedaos menores (forma correta para melhoria da reciclagem e ocupao do espao). 2 Etapa: O material aglutinado, atravs de exposio ao calor e ao atrito. 3 Etapa: J bastante adensado, o material colocado na extrusora, onde submetido a novo aquecimento, em temperaturas controladas, at seu derretimento (e no a queima). 4 Etapa: Nesse estado, o isopor homogeneizado e transformado em filetes, na forma de espaguete. 5 Etapa: Depois de resfriados e secos, os filetes passam por uma mquina de picotes que transforma o poliestireno em grnulos. Aps a cinco etapas do processo de reutilizao, conforme informado acima, o material est pronto para ser reutilizado novamente em diversas formas e formato.

No Brasil...
Apesar das dificuldades, principalmente porque o isopor no to valorizado quanto alumnio ou papel, j existe quem trabalhe com o reaproveitamento do isopor no Brasil. A cooperativa paulistana Coopervivabem comeou a recolher e a vender o EPS em janeiro de 2007 e hoje funciona como um ponto de coleta para as outras cooperativas de reciclagem da cidade: ela compra o produto sujo, faz a remoo de fitas adesivas, papis, grampos e outros materiais e o revende.

Depois de limpo, o isopor da Coopervivabem encaminhado para a ProEcologic, nica recicladora totalmente dedicada ao EPS no Brasil. H um ano e meio no mercado, a empresa desenvolveu uma tecnologia que retira o oxignio do material, diminuindo seu volume. Assim o EPS passa a ser uma massa compacta, que depois novamente transformada em gros e encaminhada para a fabricao dos mais diferentes produtos, como rodaps, molduras, portaretratos, cabides e rguas.
Alem disso a Abrapex (Associao Brasileira do Poliestireno Expandido) props que as redes varejistas recebam o isopor da populao e encaminhe-o para a reciclagem estimulando a reciclagem.

A maior parte do lixo residencial (60%) composta de materiais orgnicos:restos de alimentos (carnes, vegetais, frutos, cascas de ovos), papel, madeira, ossos, sementes, etc. Este tipo de lixo precisa ser tratado com todo cuidado, pois pode gerar conseqncias indesejadas para os seres humanos como, por exemplo, mau cheiro, desenvolvimento de bactrias e fungos, aparecimento de ratos e insetos. Nestes casos, vrias doenas podem surgir, atravs da contaminao do solo e da gua. Uma soluo interessante para esse lixo a compostagem, que alm de evitar a poluio e gerar renda, faz com que a matria orgnica volte a ser usada de forma til. A compostagem pode ser realizada de forma caseira ou nas usinas especializadas, para isso necessrio que haja a coleta seletiva.

A compostagem um processo biolgico em que os microrganismos transformam a matria orgnica, como estrume, folhas, papel e restos de comida, num material semelhante ao solo, a que se chama composto, e que pode ser utilizado como adubo. A compostagem pode ser aerbia ou anaerbia, em funo da presena, ou no, de oxignio. Na anaerbia a decomposio realizada por microorganismos que podem viver em ambientes sem a presena de oxignio. Ocorre em baixas temperaturas com exalao de fortes odores e leva mais tempo ate que a matria orgnica se estabilize. Na aerbia, mais utilizada na decomposio do lixo domiciliar, os microorganismos so dependentes de oxignio. A temperatura pode chegar a 70C, os odores emanados no so agressivos e a decomposio mais veloz. O processo de compostagem tem como produto final um composto orgnico, rico em hmus e nutrientes minerais que pode ser utilizado na agricultura como recondicionador de solos, com algum potencial fertilizante.

O primeiro sistema de compostagem implantado no Brasil foi o Beccari, adotado em mais de 20 cidades e representou um grande avano no sistema de tratamento de lixo A cidade de So Paulo opera com duas usinas de compostagem e a cargo de duas empresas contratadas. A Usina de compostagem de So Mateus, inaugurada em 1970 e a usina de Compostagem de Vila Leopoldina, inaugurada em 1974, receberam adaptaes que possibilitaram a permanncia da atividade at hoje. Ambas processam, aproximadamente, 1600 toneladas por dia de resduo slido domiciliar. O lixo quando chega nas usinas passa por uma triagem manual dos materiais reciclveis como plsticos, vidros, metais no ferrosos, papel e papelo. Os metais ferrosos, as latas e pregos, por exemplo, so removidos por separadores eletromagnticos. Os mais pesados como tijolos, loua, pedras, so removidos mecanicamente por separadores balsticos. Passado esta fase o lixo vai para um reator chamado de biodigestor, um cilindro giratrio que tem por finalidade uniformizar os componentes heterogneos do lixo, misturando os mais ricos em nitrognio com os mais pobres, os mais secos, com os mais suculentos e os mais pesados com os mais leves.

Esse pr-composto fica em leiras (montes de no mximo 1,80 metros que so revirados constantemente para impedir que ocorra decomposio anaerbia liberando odores indesejveis) por aproximadamente 60 dias.

Fontes pesquisadas:

http://www.ibam.org.br/publique/media/Boletim5rs.pdf http://www.reciclaveis.com.br/noticias/00505/0050505asmare.htm http://www.soisopor.com.br/mat_ler.asp?mat_ID=15 http://tvecologica.wordpress.com/2008/08/11/reciclagem-do-isopor/ http://www.suapesquisa.com/o_que_e/lixo_organico.htm http://www.ib.usp.br/coletaseletiva/saudecoletiva/compostagem.htm http://www.planetaorganico.com.br/composto2.htm

S-ar putea să vă placă și