Sunteți pe pagina 1din 13

Anlise do texto: Mercado e Utopia: Identidade, Racionalidade e Teoria da Escolha Racional

Autor: Fbio Wanderley Reis

Ponto de partida: duas acepes da palavra ideologia O autor parte de uma distino terica, elaborada por Sartori, sobre diferentes significados do conceito de ideologia para s ento introduzir sua discusso.

Primeiro sentido ideologia como um conjunto difuso de valores, crenas ou idias de qualquer tipo que compe um quadro que reflete de certa forma a viso de mundo das pessoas. Segundo sentido conjunto estruturado e coerente de idias destinados a servir de guia para a ao poltica.

Assim na primeira acepo o ator parece como uma vtima do contexto ideolgico no qual est inserido. J no segundo caso, o ator voluntariamente se filia a uma ideologia visando a ao poltica.

Questo
Como a racionalidade se associa a tais noes de ideologia?

Transpondo esta distino para o debate da racionalidade, importantes consideraes podem ser levantadas. Por exemplo: a sociologia convencional tende a entender que no primeiro caso a ideologia pode distorcer a prpria percepo da realidade social do ator. No segundo caso, a noo de ideologia poltica comumente associada racionalidade e ao agir racional.

Para apreendermos a noo de racionalidade necessrio que faamos uma associao direta entre ela e a intencionalidade. Assim, o agir racional est ligado a uma intencionalidade na qual o ator faz uma anlise autnoma das conexes entre seus objetivos e os meios de que dispe.

Para Reis, esta intencionalidade est diretamente associada capacidade que o ator tem de processar as informaes relevantes dentro do processo do agir racional. Em suas palavras naturalmente, ser possvel falar de graus de racionalidade de acordo com o volume de informaes processadas.

A sociologia convencional, para Reis, tende a dissolver a intencionalidade do agir dos atores pois, geralmente, supe que os atores no seriam autnomos na tomada de suas decises, ou seja, em seu agir racional.

Autonomia ou condicionamento?
Como falar em atores autnomos sem levar em considerao o ambiente no qual eles desenvolvem sua ao? Seriam os atores racionais imunes as paixes? Seriam as paixes contrrias ao interesse? Um ator racional um ator que age sem paixo?

Para Reis no h razo, a princpio, para opormos interesse e paixes. Afinal uma busca apaixonada por uma determinada coisa pode envolver clculos estratgico, assim como a busca de um interesse pode se dar de forma apaixonada.

Sociologia convencional X Rational Choice


As duas correntes se acusam reciprocamente pelos mesmos defeitos. Para os socilogos a escolha racional homogeniza os atores, como se todos se comportassem da mesma forma, o que seria um determinismo. Por outro lado, a Escolha Racional acusa os socilogos a entender toda ao individual como o reflexo de um comportamento social.

Para Reis, as correntes no devem tomar postura excludentes, mas integrativas. Todavia para ele, a unidade analtica a ser privilegiada deve ser o indivduo, no o meio. Afinal uma anlise que toma como ponto de partida a racionalidade dos atores e sua intencionalidade, deve ter o ator como foco.

S-ar putea să vă placă și