Sunteți pe pagina 1din 12

ISO TS 16949

Com o advento da globalizao nas industrias automotivas

e necessidade de avano tanto na qualidade como na capacidade do processo, surge a ISSO TS 16949, como novo padro normativo para o setor.

O QUE ISO TS 16949?


A ISO TS 16949 uma norma para os Sistemas de Gesto de Qualidade, que padroniza e proporciona a melhoria contnua, enfatizando a preveno do defeito e a reduo da variao e desperdcio na cadeia de fornecimento do setor automotivo.

Quando Surgiu?
Surgiu em junho de 1999, atravs de estudos e acordos entre a antiga IATF (International Automotive Task Force) e o Comit Tcnico ISO/TC 176 (Comit responsvel pelas normas da famlia ISO 9000), obtendo posteriores atualizaes (ultima publicada em 07/12/2010 e valida a partir de 07/01/2011).

Princpios
1 Foco no Cliente. 2 Liderana. 3 Envolvimento de Pessoas. 4 Abordagem do processo. 5 Abordagem Sistemtica para a Gesto. 6 Melhoria Contnua. 7 Abordagem factual para tomada de deciso. 8 Benefcios mtuos nas relaes com os fornecedores.

Estrutura
A estruturao da ISO TS 16949, deve seguir os princpios da organizao a qual aplicada, umas vez que representa uma abordagem preferencial, porm alguns Manuais de Referncia, so usados como guia e padronizao para sua implantao e aplicao:

Manuais de Referencia
APQP Planejamento Avanado da Qualidade do Produto e Plano de

Controle FMEA Anlise de Modo e Efeitos de Falha Potencial MSA Anlise dos Sistemas de Medio CEP Fundamentos do Controle Estatstico do Processo AVSQ Italiana EAQF Francesa VDA6 Alem

Requisitos para a Obteno


A organizao deve:

a) Identificar os processos necessrios para o sistema de gesto da qualidade e sua aplicao por toda a organizao (ver 1.2). b) Determinar a seqncia e interao desses processos. c) Determinar critrios e mtodos necessrios para assegurar que a operao e o controle desses processos sejam eficazes. d) Assegurar a disponibilidade de recursos e informaes necessrias para apoiar a operao e o monitoramento desses processos. e) Monitorar, medir e analisar esses processos e, f) Implementar aes necessrias para atingir resultados planejados e a melhoria contnua desses processos.

Benefcios da Aplicao
Vrios so os benefcios da ISO/TS 16949, entre elas esto: Melhoria de qualidade em produtos e servios; Realizao de objetivos e metas da empresa; Economia de tempo e custos; Transparncia dos processos internos; Satisfao de clientes, funcionrios e acionistas; _ Preveno de falhas ao invs de suas correes; Valorizao da marca; Credenciamento da empresa junto comunidade internacional de empresas certificadas.

Importncia para o Setor Automotivo


A vital importncia da ISO TS 16.949, est na

possibilidade de um alinhamento geral entre as normas do sistema de qualidade automotiva j existentes, globalizando e padronizando os sistemas de projeto, produo, instalao e assistncia tcnica de produtos relacionados a industria automotiva, permitindo tambm o estabelecimento de critrios e mtodos para a seleo, avaliao e desenvolvimento de fornecedores.

Algumas Fabricas Certificadas


- TRW Automotive; - Daicolor do Brasil Ind. E Com. Ltda; - DOBAC Internacional S.A. (Kashima); - Chevron do Brasil.

S-ar putea să vă placă și