Sunteți pe pagina 1din 16

DESASTRES AMBIENTAIS

6/4/12

Os desastres provocados pela natureza acabam sendo desencadeados indiretamente pelo homem, devido ao avano tecnolgico e econmico desordenado, sem nenhuma preocupao com a sua segurana e a do meio ambiente. O homem ataca o meio ambiente, que ,por sua vez, se defende, trazendo como consequncia situaes desastrosas ao ser humano. A intensidade de um desastre ocorrido estabelecida por dois fatores importantes: A vulnerabilidade do local e a da comunidade afetada. Muitas vezes, o desastre no tem grande intensidade,porm a rea e/ou a populao afetada esto muito vulnerveis.
6/4/12

Classificao dos Desastres

Os desastre podem ser classificados em trs: Segundo a Poltica Nacional de Defesa Civil. (PNDC). Quanto evoluo. Quanto intensidade. Quanto origem.

6/4/12

trs tipos:
Desastres sbitos ou de evoluo aguda:
EX: Deslizamentos, vendavais, erupo, chuvas de granizo,entre outros.

EX: Seca,perda do solo e poluio ambiental.

Desastres de evoluo crnicas ou gradual: Desastres por somao de efeitos parciais:


EX: Clera,malria, acidentes de trnsito, acidentes de trabalho, etc.

6/4/12

Quanto Intensidade - So dividido em quatro tipos: Acidentes. Desastre de mdio porte. Desastre de grande porte. Desastre de muito grande porte.

6/4/12

Quanto origem - So dividido em:


Desastres Naturais Aquele que decorrem do desequilbrio da natureza, porm sem a interferncia da ao do homem.

Desastres Humanos -

So aqueles em que o homem o causador.

- So os que resultam de fenmenos naturais adversos agravados pela ao 6/4/12 ou omisso do homem.

Desastres Mistos

As verdadeiras causas dos desastres socioambientais esto no modelo de produo agrcola agroexportador do agronegcio, na especulao imobiliria nas cidades, e no desrespeito ao Cdigo Florestal. Alm disso, claro, est na maldita indstria automobilstica. O fato que tudo isto faz parte de um modelo capitalista de organizar a vida social apenas para o lucro, que representa o desastre, a desgraa e o alto custo de vidas humanas cada vez maior. Portanto, enquanto a sociedade e os governantes no se conscientizarem, assumirem suas responsabilidades e tomarem medidas concretas para enfrentar as verdadeiras causas, teremos, 6/4/12 infelizmente, a repetio peridica de tragdias

As causas de tantos desastres ambientais

O ser humano capaz de coisas magnficas, tanto para o bem quanto para o mal. Vamos focar aqui nas coisas extraordinariamente ruins que aconteceram por culpa das pessoas e que destruram o meio ambiente de forma avassaladora. Acidentes ou tragdias planejadas que custaram muitas vidas de diversas espcies (inclusive humana), sendo que em alguns deles custam at hoje.

6/4/12 Derramamento de leo no Golfo

Quais os maiores desastres ambientais causados pelo homem?


Pense em desastre ambiental. Certamente tsunamis, terremotos e deslizamentos surgiram na sua mente, no? E se retirarmos o fator "natureza selvagem", ou seja, algo sobre o qual no podemos controlar? Acidentes nucleares e derramamento de petrleo devem estar na sua mente agora. Milhes de aves mortas por causa de leo nos mares, milhares de pessoas atingidas pela radiao.

6/4/12

Um vazamento ocorrido na Bacia de Campos, no Rio de Janeiro, pode se transformar em um dos maiores desastres ecolgicos do pas. Uma grande quantidade de petrleo vazou de uma plataforma da companhia norte-americana Chevron. Segundo informaes da Petrobras e da ANP (Agncia Nacional de Petrleo), a mancha se espalhou por uma rea de quase 10 quilmetros quadrados. O impacto ambiental ainda no foi 6/4/12 calculado.

Um vazamento de resduos qumicos do reservatrio da Indstria Cataguases de Papel e Celulose, na regio da Zona da Mata mineira, ocorrido no dia 29 de maro de 2003, atingiu os rios Pomba e Paraba do Sul, originando prejuzos ao ecossistema e populao ribeirinha, que teve o abastecimento de gua interrompido. O incidente tambm 6/4/12 reas do Estado do Rio de Janeiro. afetou

Desastre Ambiental em Tramanda deixa vria

um grande derramamento de leo pintou as praias de preto no litoral norte do Rio Grande do Sul. O leo grosso e de cheiro insuportvel atingiu em cheio as praias de Tramanda, Imb e arredores. O acidente afeta tambm toda a vida marinha, que bastante abundante na regio. A Transpetro divulgou uma nota dizendo que o acidente aconteceu na monobia do Terminal de Osrio durante operao de descarregamento de um navio.

6/4/12

desastre ambiental

6/4/12

O desastre, que se prolongou por 87 dias, provocou a morte a onze pessoas, e causou o maior desastre ambiental no ecossistema local da histria dos Estados Unidos. administrao da BP, acusada de ser a responsvel pelo maior desastre ambiental , causado pela exploso de uma plataforma de grande profundidade, a Horizon, que contaminou o oceano e as costas norteamericanas do Golfo do Mxico.

6/4/12

A populao deveria rever seus conceitos,e hbitos,pois muitos dos impactos causados pelo homem porque estamos s pensando em grandes lucros e esquecendo do nosso Meio Ambiente,enquanto as pessoas pensarem somente no seu prprio umbigo o mundo vai continuar sempre do mesmo jeito e para pior, Vamos populao ns podemos fazer a diferena e ajudar o mundo a reverter essa situao antes que seja tarde demais,faa sua parte, recicle, no polua, use a gua com conscincia, cobre mais fiscalizao de polticas publicas, faa a sua parte afinal o mundo de todos e dever de 6/4/12

BOA NOITE!! OBRIGADA PELA ATENO DE TODOS!!


6/4/12

S-ar putea să vă placă și