Sunteți pe pagina 1din 20

TELHADOS VERDES COMO ECOSSISTEMA URBANO

Introduo
O

Homem vem procurando solues para reverter os problemas ambientais dos centros urbanos que foram crescendo gradualmente sem deixar espao para o verde. As novas tendncias na construo abrem caminhos a materiais alternativos, da o surgimento dos telhados verdes.

Introduo

Plantar nos telhados um dos mais inovadores campos de desenvolvimento na construo ambiental, com vistas em solues climticas melhorando a qualidade de vida urbana. Esses telhados podem ter muitas aplicaes, como em indstrias, residncias, escritrios sendo que os factores para a implementao do sistema devem variar de acordo com clima, cultura e poltica em que se inserem

Histria
Antigas

civilizaes Escandinvia e Curdisto Primeiros telhados planos Primeiros edifcios com jardins nos telhados Telhados verdes contemporneos Valor ecolgico e econmico

Tipos de cobertura
Extensiva Manuteno Irrigao Plantas Comunitrias Sistema de altura desenvolvida Peso Custo Uso Baixa Baixa Musgos, Sedum, Herbceas e Relva 60 200 mm 60 150 Kg/m2 Baixo Proteco Ecolgica da camada Semi-intensiva Peridica Peridica Relva, Herbceas e Arbustos 120 250 mm 120 200 Kg/m2 Mdio Designado cobertura verde Intensiva Alta Regularmente Arbustos e rvores

150 400mm 180 500 Kg/m2 Alto Parque parecido com jardim

Extensivo
Restaurante Comercial (Reino Unido - 2003)

Semiintensivo
Edifcio Administrativo (Alemanha 1991) Vegetao: Sedum, perenes, gramneas e arbustos.

Intensivo
Edifcio da BMW (Alemanha - 1992)

Vegetao: Sedum.

Vegetao: rvores e arbustos.

Vegetao
Condies

ambientais Tcnicas de adaptao Fisiologia CAM Vegetao aconselhada por tipo de cobertura
Saxifraga granulata Sedum lydium

Vantagens Ecolgicas
Ecossistema

Vantagens Ecolgicas
Ilha

de Calor

Vantagens Ecolgicas
Esttica

Vantagens Ecolgicas
Jardinagem

Vantagens Ecolgicas
Melhoria

do ambiente A fotossntese contribui para a humidificao do ar circundante e reduz os nveis de dixido de carbono no ar. Isolamento acstico

Vantagens Ecolgicas
Gesto

de guas Pluviais Fazem uso do espao de telhado existente e diminuem o escoamento superficial armazenando a gua durante eventos de precipitao. Diminuem a possibilidade de inundaes e a sobrecarga do sistema de esgotos.

Vantagens Econmicas
Proteco

da membrana Protege as membranas de impermeabilizao contra a luz UV e agentes externos, alm de reduzir as flutuaes de temperatura. Prolongam a vida til da membrana de impermeabilizao do telhado.

Vantagens Econmicas
Isolamento

Trmico Reduzem a quantidade de calor transferido atravs do telhado, Diminui as demandas de energia do edifcio. Diminui a amplitude trmica diria.

Vantagens Econmicas
Benefcios

Fiscais Atribuio de incentivos fiscais ou subsdios financeiros para quem adoptar a cobertura verde Contribuir para o bem-estar da comunidade.

Desvantagens
Investimento

inicial

Manuteno
Resduos

Exemplos

Outras Aplicaes

Concluso

A escolha de qual utilizao e qual tipo deve ser usado, tem que ser estudado e planeado para que possa ser extrada da cobertura verde todos seus benefcios. Nos pases onde a necessidade j maior devido aos mais graves efeitos da poluio e a falta de reas verdes e recursos naturais, o desenvolvimento de novas solues acontece mais rapidamente. medida que se entender que um acrscimo de custo na obra reverter mais tarde em economia com custo energtico, o que acontece com os telhados verdes, o seu uso desenvolver-se-.

S-ar putea să vă placă și