Sunteți pe pagina 1din 21

Itabira, 7 de maio de 2012

Componentes: Ana Cludia Vilar Josilene Aparecida Keyla Loureno Teresa Espndola
Prof: Elisngela Soares Enfermagem/ 5 perodo

Embora a reparao tecidual seja um processo sistmico, necessrio favorecer condies locais atravs de terapia tpica adequada para viabilizar o processo fisiolgico. A terapia tpica de feridas fundamentada em estudos cientficos sobre a fisiologia de reparao tecidual, e norteada pelos seguintes princpios: remover tecidos necrticos e corpos estranhos do leito da ferida, identificar e eliminar processos infecciosos, obliterar espaos mortos, absorver o excesso de exsudato, manter o leito da ferida mido, promover isolamento trmico e proteger a ferida de traumas e invaso bacteriana, sendo parte desse processo a limpeza e o uso de coberturas.

Remoo da necrose e microorganismos do leito da ferida; Limpeza: uso de fluidos para, suavemente, remover bactrias, fragmentos, exsudato, corpos estranhos, resduos de agentes tpicos; Debridamento: remoo de tecidos necrosados aderidos ou de corpos estranhos do leito da ferida, usando tcnica mecnica e/ou qumica; Uso de solues aquecidas a uma temperatura de 37 C que estimula a mitose durante a granulao e epitelizao; A irrigao no deve danificar o tecido neoformado; Utilizada agulha de calibre 25x8 e seringa de 20ml, ou frasco de soro fisiolgico perfurado a uma distncia de 30 cm; medida que a ferida cronifica, a eficcia da irrigao pode decrescer, j que as bactrias aprofundam-se e fixam-se nos tecidos, sendo necessrio utilizar medidas mais agressivas, como debridamento e antibiticoterapia.

Manter alta umidade na interface ferida/cobertura; Remover o excesso de exsudao; Permitir a troca gasosa; Fornecer isolamento trmico; Proteger a ferida das agresses do meio exterior, inclusive bacteriana; Ser impermevel a bactrias; Estar isento de partculas e txicos contaminadores; Permitir a troca sem provocar trauma.

Alm das caractersticas mencionadas, preciso considerar outras, importantes para a escolha do produto e para a continuidade do tratamento: Custo acessvel; Fcil aquisio na instituio; Fcil utilizao, aplicao e manejo; Passvel de ser utilizado em vrias partes do corpo; Apresentar mltiplas indicaes; Boa relao custo-benefcio.

Epitelizantes: substncias que aceleram o processo de epitelizao; Absorventes: absorvem secrees sobre o leito da leso; Debridantes: substncias qumicas que degradam tecidos; Antibiticos: substncias bactericidas e bacteriostticas que impedem o crescimento bacteriano no leito da leso; Antisspticos: substncias que reduzem a microbiota presente nos tecidos vivos durante a antissepsia; Protetores: conferem proteo fsica ao leito da leso.

Observar orientao e prescrio mdica e/ou de enfermagem; Lavar as mos; Preparar material observando validade e integridade; Preparar o ambiente; Orientar o cliente; Calar luvas, normalmente de procedimento; Remover curativo antigo com cuidado para no lesar a pele utilizando a pina dente de rato ou com as mos enluvadas. O uso de SF 0,9% pode ajudar na remoo; Desprezar a pina utilizada para remoo do curativo, bem como trocar as luvas se estiverem contaminadas. Examinar a ferida observando: pele e adjacncias (colorao, hematomas, salincias) aparncia dos bordos, caractersticas do exsudato, presena de tecido necrosado, de granulao, sinais de infeco (hiperemia, edema, calor, dor).

Observar orientao e prescrio mdica e/ou de enfermagem; Lavar as mos; Preparar material observando validade e integridade; Preparar o ambiente; Orientar o cliente; Calar luvas, normalmente de procedimento; Remover curativo antigo com cuidado para no lesar a pele utilizando a pina dente de rato ou com as mos enluvadas. O uso de SF 0,9% pode ajudar na remoo; Desprezar a pina utilizada para remoo do curativo, bem como trocar as luvas se estiverem contaminadas. Examinar a ferida observando: pele e adjacncias (colorao, hematomas, salincias) aparncia dos bordos, caractersticas do exsudato, presena de tecido necrosado, de granulao, sinais de infeco (hiperemia, edema, calor, dor).

Realizar irrigao com soluo fisiolgica 0,9%, morna, utilizando frasco de SF perfurado com agulha 25x8; Fazer uma torunda de gaze com o auxlio da pina, molhar com SF 0,9% e com movimentos rotatrios do punho, de forma rtmica e firme, iniciando a limpeza de dentro para fora, do local mais limpo para o mais contaminado, utilizando todas as faces da torunda apenas uma vez, desprezando em seguida; Secar a periferida e aplicar no leito a cobertura indicada; A utilizao de solues anti-spticas deve ser realizada somente aps criteriosa avaliao; Ao final, recolher o material, deixar o ambiente em ordem, desprezar o material descartvel contaminado em lixo hospitalar (saco branco).

Composio: cloreto de sdio a 0,9%. Ao: mantm a umidade da ferida, favorece o debridamento autoltico e a formao de tecido de granulao e amolece os tecidos desvitalizados; Indicao: manuteno da umidade da ferida; No h contra indicaes; Aplicao e troca: umedecer as gazes de contato o suficiente para manter o leito da ferida mida at a prxima troca, ocluir com gazes estreis e secas. As trocas devero ser feitas conforme a saturao das gazes e a umidade da ferida ou no mximo a cada 24 horas.

Atua contra uma grande variedade de microorganismos: bactrias gram negativas e positivas, fungos, vrus e protozorios (Pseudomonas aeruginosa, Staphylococcus aureus, algumas espcies de Proteus, Klebsiella, Enterobacter e Candida albicans) e associada ao crio, inibe a liberao do LPC; indicada para preveno e tratamento de feridas com grande potencial de sepse: queimaduras, lceras venosas , lceras de decbito e feridas cirrgicas infectadas e possui ao profiltica contra infeces em cateterismos venosos e arteriais; Aplicao e troca: fina camada do creme sobre o leito da ferida, ocluir com gazes estreis. As trocas devero ser no perodo mximo de 24 horas; O uso indiscriminado causa citotoxicidade e pode levar resistncia microbiana.

Bishop: favorecimento da replicao de queratincitos e a propriedades antiinflamatrias. Lansdown: cicatrizao acelerada e liberao mais rpida de crostas e debris em animais; reduo das fases inflamatria e de formao de tecido de granulao, alm de maior velocidade de reparao epidrmica; Kjolseth: reepitelizao mais rpida e neovascularizao. Mecanismo de ao:

A atividade antimicrobiana mediada pela reao do on prata com o DNA microbiano, o que impede a replicao bacteriana. Alm disto, age sobre a membrana e parede celulares, promovendo o enfraquecimento, com consequente rompimento da clula por efeito da presso osmtica.

Desde 1968 foi demonstrado que a Sulfadiazina de Prata reduziu a mortalidade entre 5 e 20% em oito dias aps queimaduras. Adicionalmente a destruio psqueimaduras da pele e msculo por infeco foi reduzida com a aplicao deste medicamento

Raramente as bactrias so eliminadas pelos antibiticos tpicos, devido proteo da capa fibrinosa na superfcie ulcerada e algumas espcies bacterianas so capazes de produzir um biofilm protetor que dificulta a ao do antibitico. Tecidos desvitalizados ou necrticos, espaos mortos, colees serosas e sanguneas tambm bloqueiam a ao dos antibiticos. Tais fatos permitem afirmar que antibioticoterapia sistmica a mais adequada para tratar feridas infectadas.

Polivinilperrolidona 10%, iodo 1% ativo contra todas as formas de bactrias no esporuladas, fungos e vrus sem irritar nem sensibilizar a pele. O efeito residual de seis a oito horas e necessita de dois minutos de contato para comear a agir. indicado na assepsia da mucosa oral e vaginal, pr-operatria complementar (aps degenerao prvia com PVPI degermante) das mos e do campo operatrio, da pele para flebotomia, cauterizao venosa, arterial e vesical, puno e injees intramuscular e intravenosa e aplicao em feridas e queimaduras. Pode ser encontrado como :

PVPI detergente (soluo detergente): degermao pr- operatria (campo e equipe), ao redor de feridas.Deve ser enxaguado e usado apenas em pele ntegra; PVPI tpico (soluo aquosa): anti-sepsia em mucosas e curativos, aplicao em feridas superficiais e queimaduras; PVPI tintura (soluo alcolica): luva qumica, anti-sepsia de campo operatrio aps PVPI degermante, demarcao da rea cirrgica.

Modo de usar: deve ser aplicado com o auxlio de uma gaze esterilizada aps limpeza do local a ser tratado. Para a degermao das mos indicado PVPI Degermante e em seguida aplicar PVPI Tpico, friccionar at secar, no enxaguar para permitir ao residual do PVPI, calar luvas estreis. Aps a degermao do campo operatrio com PVPI Degermante, de acordo com a tcnica apropriada, friccionar suavemente uma gaze embebida em PVPI Tpico com o auxlio de uma pina em toda extenso do campo operatrio.
Atualmente no indicado para tratamento de feridas, considerando que no reduz a incidncia de infeco nas feridas, no age na presena de materiais orgnicos e eleva o nvel srico de iodo.

Realizar consulta de enfermagem ao usurio portador de feridas; Realizar visita domiciliar de enfermagem ao usurio portador de feridas; Solicitar, quando necessrio, os seguintes exames laboratoriais: hemograma completo, albumina srica, glicemia jejum e cultura do exsudato com antibiograma; Prescrever, quando indicado, as coberturas, solues e cremes para curativo das feridas, e creme hidratante; Executar o curativo na tcnica; Encaminhar o paciente para avaliao clnica e determinao da etiologia da ferida e em caso de intercorrncias; Capacitar e supervisionar a equipe de enfermagem nos procedimentos de curativo; Orientar, capacitar e supervisionar os cuidadores quando estes forem responsveis pela continuidade do cuidado ao portador de feridas; Fazer a previso dos produtos de curativo encaminhando pelo pedido mensal do ressuprimento ao Setor de Recursos Materiais.

O cuidado do enfermeiro nas feridas fundamental ao cuidado holstico do paciente, e relevante no tratamento de feridas, uma vez que tem maior contato com os pacientes, acompanha a evoluo da leso, orienta e executa o curativo, detm maior domnio desta tcnica em virtude de ter na sua formao componentes curriculares voltados para esta prtica. Os cuidados de enfermagem nas feridas, seja em servios de ateno primria, secundria ou terciria, deve resgatar a responsabilidade de manter a observao intensiva com relao aos fatores locais, sistmicos e externos que condicionam o surgimento da ferida ou interfiram no processo de cicatrizao. Para tanto, necessria uma viso clnica que relacione alguns pontos importantes que influenciam neste processo, como o controle da patologia de base (hipertenso, diabetes mellitus), aspectos nutricionais, infecciosos, medicamentosos e, sobretudo, o rigor e a qualidade do cuidado educativo. Vale salientar, ainda, a importncia da associao dos curativos que sero utilizados a partir da sistematizao do tratamento e de acordo com os aspectos e evoluo da ferida. O enfermeiro deve acompanhar a evoluo das diversas etapas do tratamento, como tambm realizar um planejamento de tratamento adequado, atravs de mtodos teraputicos que podero ser aplicados juntamente com uma equipe multidisciplinar que utilizar procedimentos e materiais, com a finalidade de levar a cicatrizao da ferida sem complicaes, com a restaurao das funes e preveno das sequelas.

Silva, RCL [et al.]; Feridas: fundamentos e atualizaes em enfermagem; 3 edio. rev. e ampl. So Caetano do Sul, SP, 2011.

S-ar putea să vă placă și