Sunteți pe pagina 1din 13

INSTITUTO PROFESSOR AUGUSTO ROGRIO INPAR CURSO: TCNICO DE ENFERMAGEM DISCIPLINA: TICA E HITRIA DA ENFERMAGEM PROFESSORA: GABRIELLY ROCHA

Picos - Piau 2011

PERODO PR-CRISTO:
EGITO:

As receitas mdicas deviam ser tomadas acompanhadas da recitao de frmulas religiosas. Praticava-se o hipnotismo, a interpretao de sonhos; acreditava-se na influncia de algumas pessoas sobre a sade de outras. Havia ambulatrios gratuitos, onde era recomendada a hospitalidade e o auxlio aos desamparados.

PERODO PR-CRISTO:

NDIA: Documentos do sculo VI a.C. nos dizem que os hindus conheciam: ligamentos, msculos, nervos, plexos, vasos linfticos, antdotos para alguns tipos de envenenamento e o processo digestivo. Realizavam alguns tipos de procedimentos, tais como: suturas, amputaes e corrigiam fraturas. Neste aspecto o budismo contribuiu para o desenvolvimento da enfermagem e da medicina. Os hindus tornaram-se conhecidos pela construo de hospitais. Foram os nicos, na poca, que citaram enfermeiros e exigiam deles qualidades morais e conhecimentos cientficos. Nos hospitais eram usados msicos e narradores de histrias para distrair os pacientes. O bramanismo fez decair a medicina e a enfermagem, pelo exagerado respeito ao corpo humano proibia a dissecao de cadveres e o derramamento de sangue. As doenas eram consideradas castigo.

PERODO PR-CRISTO: PALESTINA: Moiss, o grande legislador do povo hebreu, prescreveu preceitos de higiene e exame do doente: diagnstico, desinfeco, afastamento de objetos contaminados e leis sobre o sepultamento de cadveres para que no contaminassem a terra. Os enfermos, quando viajantes, eram favorecidos com hospedagem gratuita.

PERODO PR-CRISTO: ASSRIA E BABILNIA: Entre os assrios e babilnios existiam penalidades para mdicos incompetentes, tais como: amputao das mos, indenizao, etc. A medicina era baseada na magia acreditava-se que sete demnios eram os causadores das doenas. Os sacerdotes-mdicos vendiam talisms com oraes usadas contra os ataques dos demnios. Nos documentos desses povos no h meno de hospitais, nem de enfermeiros. Conheciam a lepra e sua cura dependia de milagres de Deus, como no episdio bblico do banho no rio Jordo. "Vai, lava-te sete vezes no Rio Jordo e tua carne ficar limpa".(II Reis: 5, 10-11).

PERODO PR-CRISTO:

CHINA: Os doentes chineses eram cuidados por sacerdotes. As doenas eram classificadas da seguinte maneira: benignas, mdias e graves. Os sacerdotes eram divididos em trs categorias que correspondiam ao grau da doena da qual se ocupava. Os templos eram rodeados de plantas medicinais. Os chineses conheciam algumas doenas: varola e sfilis. Procedimentos: operaes de lbio. Tratamentos de anemias, indicavam ferro e fgado; verminoses, tratavam com determinadas razes; sfilis, prescreviam mercrio; doenas da pele, aplicavam o arsnico. Anestesia: pio. Construram alguns hospitais de isolamento e casas de repouso. A cirurgia no evoluiu devido a proibio da dissecao de cadveres.

PERODO PR-CRISTO:
JAPO:

Os japoneses aprovaram e estimularam a eutansia. A medicina era fetichista e a nica teraputica era o uso de guas termais.

PERODO PR-CRISTO:

GRCIA: Usavam sedativos, fortificantes e hemostticos, faziam ataduras e retiravam corpos estranhos, tambm tinham casas para tratamento dos doentes. Tratamento: banhos, massagens, sangrias, dietas, sol, ar puro, gua pura mineral. O excesso de respeito pelo corpo atrasou os estudos anatmicos. O nascimento e a morte eram considerados impuros, causando desprezo pela obstetrcia e abandono de doentes graves. Observa-se o doente, fazia diagnstico, prognstico e a teraputica. Reconheceu doenas, tais como: tuberculose, malria, histeria, neurose, luxaes e fraturas. Seu princpio fundamental na teraputica consistia em "no contrariar a natureza, porm auxilia-la a reagir". Tratamentos usados: massagens, banhos, ginsticas, dietas, sangrias, ventosas, vomitrios, purgativos e calmantes, ervas medicinais e medicamentos minerais.

PERODO PR-CRISTO:

ROMA: A medicina no teve prestgio em Roma. Durante muito tempo era exercida por escravos ou estrangeiros. Os romanos eram um povo, essencialmente guerreiro. O indivduo recebia cuidados do Estado como cidado destinado a tornar-se bom guerreiro, audaz e vigoroso. Roma distinguiu-se pela limpeza das ruas, ventilao das casas, gua pura e abundante e redes de esgoto. Os mortos eram sepultados fora da cidade, na via pia. O desenvolvimento da medicina dos romanos sofreu influncia do povo grego.

Desde o incio do cristianismo os pobres e enfermos foram objeto de cuidados especiais por parte da Igreja. Pedro, o apstolo, ordenou diconos para socorrerem os necessitados. As diaconisas prestavam igual assistncia s mulheres. Houve uma profunda modificao na assistncia aos doentes - os enfermos eram recolhidos s diaconias, que eram casas particulares, ou aos hospitais organizados para assistncia a todo tipo de necessitados.

As As As As As As

prticas de sade instintivas; prticas de sade mgico-sacerdotais;

prticas de sade no alvorecer da cincia;


prticas de sade monstico-medievais; prticas de sade ps monsticas;

prticas de sade no mundo moderno .

Enfermagem a arte de cuidar e a cincia cuja essncia e especificidade o cuidado ao ser humano, individualmente, na famlia ou em comunidade de modo integral e holstico, desenvolvendo de forma autnoma ou em equipe atividades de promoo, proteo, preveno, reabilitao e recuperao da sade. O conhecimento que fundamenta o cuidado de enfermagem deve ser construdo na interseco entre a filosofia, que responde grande questo existencial do homem, a cincia e tecnologia, tendo a lgica formal como responsvel pela correo normativa e a tica, numa abordagem epistemolgica efetivamente comprometida com a emancipao humana e evoluo das sociedades.

O enfermeiro um profissional de nvel superior da rea da sade, responsvel inicialmente pela promoo, preveno e na recuperao da sade dos indivduos, dentro de sua comunidade. O enfermeiro um profissional preparado para atuar em todas as reas da sade: assistencial, administrativa e gerencial. Na rea educacional, exercendo a funo de professor e mestrepreparando e acompanhando futuros profissionais de nvel mdio e de nvel superior. Dentro da enfermagem, encontramos o AUXILIAR DE ENFERMAGEM (nvel fundamental) e o TCNICO DE ENFERMAGEM, (nvel mdio) ambos confundidos com o enfermeiro, entretanto com funes distintas, possuindo QUALIFICAES ESPECFICAS.

S-ar putea să vă placă și