Sunteți pe pagina 1din 17

AMARS O SENHOR TEU DEUS

(LC 10, 27)

Recordar a lio passada 1. Pedro disse que Jesus a pedra angular da Igreja.

2. S. Pedro foi a primeira pedra viva da Igreja


3. Ns somos as pedras vivas do Templo Espiritual

As pedras vivas do templo do Senhor

Jesus

Padre Antnio

S. Pedro

Papa Bento XVI

Tiago Joo Lucas

Cludia Marta

Para Jesus o que ser mais importante para sermos pedras vivas?

Vamos ver atravs da Bblia o que Jesus nos responde.

Quem faz a pergunta?


Um doutor da Lei. Um doutor da Lei era uma pessoa que estudava e explicava a Bblia, que comea com o Pentateuco. Chamava-se doutor da Lei, porque estudava a Lei de Deus. E tambm os Judeus chamavam ao Pentateuco o Livro da Lei.

Que pergunta faz Ele a Jesus?

Que fazer para receber em herana a vida eterna? O escriba fala na vida eterna, que uma morte como Jesus, depois da morte, ressuscitar. Jesus conseguiu ressuscitar porque durante a sua vida fez o bem. Todos desejamos ser como Jesus, por isso devemos trabalhar na terra para isso, sendo pedras vivas.

Jesus disse ao doutor da lei para ele fazer o que Jesus manda na Bblia.

Vamos ver o que Jesus e Deus nos mandam fazer.

Encontram alguma diferena entre estas palavras de Deus e as do doutor da lei?


Existe apenas uma pequena diferena. O escriba acrescenta que devemos amar a Deus com todo o nosso entendimento. Amar com todo o nosso entendimento amar muito Deus.

Devemos amar muito Deus porqu?

O Senhor nosso Deus o nico Senhor

Falta dizer o que temos que fazer para amar a Deus

Amamos as pessoas que nos amam, no as abandonando, sobretudo quando precisam da nossa ajuda, do nosso amor; obedecemos-lhes, quando nos pedem para fazer alguma coisa. Deixamos mesmo outras coisas, para fazer, com elas, aquilo que nos pedem. No trocamos essas pessoas por nada.

Amamos as pessoas que nos amam, respeitando-as no dizendo mal delas. No nos servimos do nome delas para fazer o mal. Basta ouvir o nome dessas pessoas, para sentirmos muito respeito, muito amor por elas.

Amamos as pessoas que nos amam, procurando estar com elas. s vezes, at deixamos outras ocupaes, para irmos para junto delas, conversando e convivendo com elas.

Vamos ouvir o que Deus espera que cada um de ns como sinal do nosso amor.

Lembram-se de ns falarmos aqui da aliana que Deus fez com o povo de Israel, atravs de Moiss? Depois de os Israelitas terem fugido do Egipto e de terem andado por um deserto, chegaram a um local onde se encontraram com Deus: o monte Sinai. s vezes, na Bblia, tambm se lhe chama monte Horeb.

Pois bem, foi a que Deus fez uma aliana com o povo que tinha libertado do Egipto: uma aliana em que Deus prometeu quele povo nunca mais o abandonar. Era mais um sinal do seu amor. O mesmo amor com que o tinha ajudado a sair do Egipto. Mas, nessa aliana, o povo tambm prometeu alguma coisa a Deus, como sinal do seu amor e para que fosse verdadeiramente feliz na terra para onde Deus o conduzia. O povo prometeu, para isso, fazer sempre a vontade de Deus, o que Deus lhe mandava.

E o que Deus lhe pedia, como sinal de amor, o que agora vamos ler. Vamos ler pelo menos uma parte. Nesta parte que vamos ler, so trs coisas que Deus pede ao povo de ento e, hoje, a cada um de ns.

O primeiro mandamento da Lei de Deus :

Isto , no podemos trocar Deus por nada: nem por outras pessoas, nem por outras coisas. Por exemplo: o dinheiro, os jogos, a televiso. So coisas que at podem ser precisas e boas. Mas Deus muitssimo melhor que tudo isso. S a Deus que rezamos e adoramos.

Segundo mandamento da Lei de Deus:

Em vo quer dizer: para coisas que no valem nada ou at so ms. J vimos, h pouco, que temos muito respeito pelo nome das pessoas que amamos. No vamos, por exemplo, dizer que essas pessoas fizeram coisas que no so verdade ou mandaram fazer outras coisas que so ms. Se no fazemos isso, dizendo o nome dessa pessoa, com Deus com muito mais razo. O seu nome santo. No nos podemos servir dele para coisas falsas ou ms.

O terceiro mandamento da Lei de Deus :

Antigamente, quando foram escritas as palavras que lemos do Deuteronmio, era o Sbado o dia para descansar e para estar com Deus. Para ns o Domingo, por ser o dia em que se descobriu que Jesus ressuscitou. E que devemos fazer ns ao Domingo, alm de descansarmos da escola e do trabalho?... Exacto: ir Missa, para nos encontrarmos com Deus e com os outros cristos. Como nos encontramos com as pessoas que nos amam e ns amamos. O Domingo o dia para Deus. Assim que o santificamos. O Domingo e os dias Santos ou de festas de guarda: por exemplo, o Natal que poucas vezes calha ao Domingo, mas um dia santo.

1. Escrever uma orao a Deus, a pedir para cumprir os trs mandamentos que aprendemos hoje.

S-ar putea să vă placă și