Sunteți pe pagina 1din 33

TECNOLOGIA DE ALIMENTOS

UNIP

Qual a utilidade?

Definio e objetivos
Tecnologia a rea destinada a melhorar o aproveitamento e a aplicao da matria prima para transforma l, atravs de processos em produtos alimentcios. a cincia que trata do estudo, aperfeioamento e aplicao experimental de processos viveis, para assim obter o processamento, conservao e preservao dos alimentos em geral.

Definio: segundo a Sociedade Brasileira de Cincia e Tecnologia de Alimentos, a Tecnologia de Alimentos definida como a aplicao de mtodos e da tcnica para o preparo, armazenamento, processamento, controle, embalagem, distribuio e utilizao dos alimentos, O papel da Tecnologia de Alimentos fazer uma conexo entre a produo de alimentos na zona rural e o consumo destes alimentos nos lares. Ela atua convertendo matrias-primas simples e complexas em produtos alimentcios

A indstria de alimentos uma associao complexa e ampla em diversas atividades. Seu principal objetivo a produo de alimentos saudveis, saborosos, seguros e disponveis.

Dessa forma os componentes de tais atividades incluem: (1) o aprimoramento e desenvolvimento de variedades de animais e, sobretudo, de plantas, e maior eficincia na agricultura ecologicamente sustentvel e altamente produtiva, (2) o processamento dessas matrias-primas para produzir alimentos estveis, (3) a distribuio dos alimentos at o consumidor final com todas as garantias de um produto seguro, nutritivo e saboroso .

IMPORTNCIA DA TECNOLOGIA DE ALIMENTOS A Tecnologia de Alimentos oferece ao homem: utilizao de alimentos prontos e semi-prontos que, gradativamente, vm reduzindo o trabalho domstico; maior disponibilidade de produtos alimentcios e distribuio uniforme deles durante todo o ano; reduo dos preos, j que o uso da tecnologia permite o aproveitamento quase integral dos alimentos frescos;

uma ampliao do mercado consumidor; produtos nutritivos, apetitosos, bem apresentados e com maior tempo de vida til. obteno de produtos especiais. acondicionamento adequado com o uso de embalagens mais corretas conservao e Transporte.

REAS DE ATUAO

Qumica de alimentos Microbiologia de alimentos Tecnologia de produtos crneos Tecnologia do pescado e derivados Tecnologia do leite e derivados Tecnologia de frutas e vegetais Tecnologia dos cereais e subprodutos Tecnologia de leos e produtos comestveis Processamentos Conservao de alimentos

Higiene, limpeza e sanitizao da indstria de alimentos Embalagens Controle de QUALIDADE

Importncia
Cincias Biolgicas(ao de microrganismos, ao enzimtica) Cincias Fsico(desidratao, destilados, transmisso de calor). Cincias qumicas(Emprego de aditivos, reguladores de PH) Engenharia de alimentos Nutrologia

Cincias Biolgicas
No campo da gentica foram abertas vrias possibilidades na rea de produo animal e vegetal. Ex:Aprimoramento gentico do Gado, com relao, como ganho de peso, relao em a gordura. inseminao artificial, assim conseguindo as caracteristicas desejavis.

Cincias Biolgicas
microbiologia, como caractersticas desejveis nos alimentos, como exemplo temos a fermentao. enzimologia influencia a enzima sobre os produtos desde a matria prima at seu consumo, como exemplo temos na panificao, massas e biscoitos modificao da viscosidade e textura atravs da Papaina e Bromelina.

Microbiologia Atual
Os alimentos probiticos contm bactrias lcticas vivas, presentes mais freqentemente em alguns leites fermentados, que competem com a flora intestinal patognica. Os prebiticos so compostos que promovem o crescimento de bactrias probiticas .

Cincias Fsicas e Qumicas


Atravs da qumica orgnica e inorgnica , Por esse intermdio possvel controlar as reaes qumicas das matrias primas a serem utilizadas.

Engenharia de Alimentos
Orienta e fornece meios para elaborao de produtos alimentcios, atravs de aparelhos ou sistemas em operaes bsicas de natureza, fsica, qumica ou biolgica.

Nutrologia
Estabelece a convenincia e a oportunidade da presena, nos produtos dos nutrientes, como acontece nos produtos dietticos e principalmente a avaliao positiva ou negativa do produto sobre o organismo.

Principais operaes utilizadas na Tecnologia de Alimentos


Fsica: Cristalizao Desidratao Emulsificao Evaporao Transmisso de calor e frio

Principais operaes utilizadas na Tecnologia de Alimentos


Fsica: Por ao Mecnica Subdiviso Mistura Extrao(por prensagem)

Principais operaes utilizadas na Tecnologia de Alimentos


Qumica: Emprego de Aditivos Extrao(por solventes) Empregos de substncias como coadjuvantes(catalizadores, fermentos) Reguladores de PH

Principais operaes utilizadas na Tecnologia de Alimentos


Biolgica: Ao microrgnica Ao enzimtica

Matrias primas Empregadas


Vegetais: Cereais: Arroz, Aveia, Centeio... Bulbos: alho, cebola Leguminosas: Amendoim, feijo... Tberculos: Nabo, cenoura Razes: Aipim, Car, batata doce Folhas: mate, repolho Frutas: frescas e secas

Matrias primas Empregadas


Leite: de coco e bebida de soja Vegetais oleaginosas: dend, algodo, girassol...

Matrias primas Empregadas


Animais: Carnes:aves, bovinos, sunos, caprinos Pescados:Atum, Bacalhau, Sardinha crustceos: Caranguejo, Siri Leite: Bfala, cabra, vaca. Ovos: codorna, galinha... Ovas: esturjo, tartaruga

Matrias primas Empregadas


Biolgicas: Cultura de diversos coalhos e

Protenas de organismos unicelulares Leveduras, bactrias, algas e fungos

Aproveitamento de matrias primas para produo de outros produtos:


Elaborao de produtos de carnes: charque Outros: vinagre, sucos, alimentos supergelados, Liofilizados e pr cozidos.

Cultura Seletiva-Vegetais
A cultura seletiva tem a finalidade de melhorar a matria prima, interferindo nos processos das caractersticas sensoriais, No valor nutritivo, no crescimento, na qualidade de maturao e nas propriedades funcionais.

Melhoria nas caractersticas sensoriais


Cor: As alteraes de podem ocorrer com relao por exemplo s T C, a clorofila, pode tornar alguns vegetais pardos pela formao da feofitina. Sabor: Pode ser melhorado atravs dos flarorizantes. Estrutura: As particularidades da matria prima tem que atender as caractersticas do produto, ex: Banana N = Banana Passa.

Melhoria no valor nutritivo


Alimentos como Arroz pode ser melhorado seu teor de Lisina,

Alteraes nos Alimentos


So modificaes que neles operam , destruindo parcial ou totalmente suas caractersticas essenciais, assim comprometendo suas qualidades fsicas, qumica. Os alimentos segundo a sua resistncia aos processos de alteraes, principalmente microbiana, se dividem : Perecveis, semi perecveis e no perecveis..

As alteraes que ocorrem nos alimentos, muitas vezes o alimento Deve ser desprezado, porm alguns podem ser utilizados na industria de alimentos, como o leite talhado, serve para fazer requeijo, o ovo de velha postura Para panificao...

S-ar putea să vă placă și