Sunteți pe pagina 1din 21

Gesto da qualidade e certificao

William Edwards Deming


Maria Joo Frade N 20100191 Malam Tur N 20090228 Djamila Francisco N20090167 Gertrudes Rodrigues N

Epigrafe

Melhorando

a qualidade, melhora-se automaticamente a produtividade. William Edwards Deming

Introduo
Dr. W. Edwards Deming conhecido como o pai do renascimento industrial japons aps a segunda guerra mundial, bem como um dos gurus da qualidade nos Estados Unidos. A filosofia de negcios de Deming resumida nos seus famosos "14 pontos". Esses pontos inspiraram mudanas significativas em grande nmero de empresas americanas, que procuravam tornar se mais competitivas no mbito internacional. Em 1951 foi criado o prmio Deming no Japo, para premiar pessoas que contriburam para o controle da qualidade, e empresas que apresentem bom desempenho de qualidade. S aqui se v o quo importante foi este homem para a humanidade.

Biografia
William Edwards Deming, nasceu a 14 de Outubro de 1900 em Sioux city, no estado de Lowa, Estados Unidos da Amrica. Licenciou-se em engenharia elctrica pela universidade de Wyoming(1921), fez o mestrado em matemtica e fsica na universidade do colorado(1925), e Doutorou-se em fsica pela Yale university(1928). Filho de uma famlia pobre onde o pai era um advogado e a me musicista, Deming teve de comear a trabalhar cedo porque a sua famlia era muito pobre, o seu primeiro emprego foi num hotel com apenas oito anos de idade , e foi com as suas poupanas que Deming deu segmento aos seus estudos. O seu primeiro casamento foi em 1922 com Agnes Bell e ambos tiveram uma filha, em 1932 casou-se pela segunda vez com Lola Elizabeth Shupe e ambos tiveram duas filhas. Morreu a 20 de Dezembro de 1993 (93 anos) em Washington, de uma paragem cardaca, dormindo.

Curriculum Profissional
1928- Trabalhou como fsico matemtico no laboratrio de pesquisa de fixao de nitrognio no ministrio da agricultura Americano(ate 1939). 1930- Trabalhou como professor de Matemtica e Fsica na Yale university (at 1946). 1933- Trabalhou tambm com chefe do departamento de Matemtica e Estatstica da escola do ministrio da agricultura dos Estados Unidos da Amrica(at 1953). 1939- Trabalhou como conselheiro estatstico no United States Sensus Bureau ( at 1945). 1946- Trabalhou como professor de estatstica na universidade de Nova Iorque(at 1993). 1946- Trabalhou como consultor em pesquisa e em industria ( at 1993). 1950- Durante a segunda guerra mundial fez parte do comit tcnico de emergncia, ensinando controlo estatstico do processo para os soldados da guerra. 1951- Foi chamado pelo governo Americano, para ajudar nos censos Japoneses. 1982- Deming foi recrutado pela marca Ford para ajudar no levantamento da qualidade, e criou uma linha rentvel para a marca (Taurus-Sable). 1982- Foi tambm o ano em que Deming se tornou Autor do livro Fora da Crise.

A Transformao
Deming foi o pioneiro mais atuante e inovador, props uma transformao gerencial com base em 14 princpios, que so adoptados em todos os nveis da organizao no mundo inteiro. A transformao para a qualidade sugerida por Deming, (1990) exige mudanas profundas na poltica organizacional, podendo somente ser realizada pelo Homem. necessrio mudar radicalmente esta viso obsoleta da gerncia autoritria e persecutria para libertar a potencialidade genial das capacidades humanas. Motivao esta que vem de dentro para fora. O ser produz de acordo com vontade prpria, no dependendo de nenhuma vontade externa (Deming, 1990).

O Mtodo de Deming
O mtodo Deming no se preocupa s com a qualidade de produtos e servios, mas tambm com a qualidade de vida das pessoas. Deming com a sua proposta do saber profundo foi o primeiro a preocupar se com o lado humano da qualidade. As ideias de Deming tm um carter revolucionrio, pois exigem profundas mudanas no relacionamento e gerncia entre a empresa e os seus clientes, fornecedores e empregados. Deming um defensor da participao do trabalhador no processo decisrio e salienta que a gerncia responsvel por 94% dos problemas da qualidade, apontando que a tarefa do gerenciamento que auxilia as pessoas a serem mais eficientes ao invs de difceis.

A Qualidade
Para Deming, a qualidade definida consoante as exigncias e as necessidades do consumidor. Como elas esto em permanente mudana as especficaes de qualidade devem ser alteradas constantemente. S que Deming considera no ser suficiente cumprir as especificaes. preciso utilizar os instrumentos de controlo estatstico de qualidade, em vez da mera inspeco de produtos. Esta no melhora a qualidade, no a garante e at aceita um certo nmero de defeitos. Ele recomenda igualmente uma seleco criteriosa dos fornecedores com que a empresa trabalha. Deming criticou o sistema empresarial norte-americano por no apostar na participao dos trabalhadores no processo de deciso. O seu principal papel remover as barreiras na empresa que impedem a realizao de um bom trabalho. Os executivos devem fazer os outros trabalhar melhor, e no apenas mais , uma das suas frases famosas.

Os 14 passos recomendados por Deming so:


1.

Criar uma viso consistente para a melhoria de um produto ou servio objectivando tornar-se competitivo e manter-se em actividade. Adoptar a nova filosofia e assumir a sua liderana na empresa. Terminar com a dependncia da inspeco como via para a qualidade. Minimizar os custos com a seleco de um fornecedor preferncial.

2. 3.

4.

5.
6. 7.

Melhorar de uma forma constante e contnua cada processo.


Promover a aprendizagem no terreno. Encarar a liderana como algo que todos podem aprender.

8.

No liderar com base no medo, evitando usar um estilo autoritrio de gesto. Destruir as barreiras entre os departamentos funcionais. Eliminar as campanhas ou slogans com base na imposio de metas. Abandonar a gesto por objectivos com base em indicadores quantitativos. No classificar o desempenho dos trabalhadores ordenando-os por ranking. Criar um ambicioso programa de formao para todos os empregadores. Impr a mudana como sendo uma tarefa de todos os trabalhadores.

9. 10. 11.

12.

13. 14.

Os 14 pontos, contudo, colocam um desafio a muitas empresas para descobrir como aplic-los, de uma forma inteligente que possa resultar numa melhoria contnua. Por essa razo foram desenvolvidos mtodos para a formao de equipas de executivos, e eventualmente, de todas as suas organizaes, para iniciar aquilo que Deming se referia como "a transformao".

W. Edwards Deming tambm ficou conhecido por ensinar as famosas 5 doenas mortais da administrao:

1.

Falta de objectivos constantes.

2.
3.

nfase em lucros imediatos a curto prazo.


Sistema actual de avaliao dos trabalhadores que esconde uma administrao pelo medo.

4.
5.

Imobilidade da administrao.
Levantamentos de dados e mais dados (s em nmero). E o intangvel?

Exemplo: Como posso colocar em nmero qual o efeito multiplicador de um cliente insatisfeito?

Ciclo PDCA
O ciclo PDCA , ciclo de Shewhart ou ciclo de Deming , foi introduzido no Japo aps a guerra, idealizado por Shewhart, na dcada de 20, e divulgado por Deming, em 1950, que efetivamente o aplicou. O ciclo de Deming tem por princpio tornar mais claros e geis os processos envolvidos na execuo da gesto, como, por exemplo, na gesto da qualidade , dividindo-a em quatro principais passos.

O PDCA aplicado principalmente nas normas de sistemas de gesto e deve ser utilizado (pelo menos na teoria) em qualquer empresa de forma a garantir o sucesso nos negcios, independentemente da rea ou departamento ( vendas , compras , engenharia , etc...). O ciclo comea pelo planeamento, seguida da ao ou conjunto de aes planeadas sendo executadas, verifica-se o que foi feito, se estava de acordo com o planeado, constantemente e repetidamente (ciclicamente) e toma-se uma aco para eliminar ou ao menos mitigar defeitos no produto ou na execuo.

Grfico PDCA

Os passos so os seguintes:
Passo 1: PLANEAR (PLAN)

Este passo estabelecido com bases nas diretrizes da empresa. Quando traamos um plano, temos trs pontos importantes para considerar:
a) Estabelecer os objetivos, sobre os itens de controle; b) Estabelecer o caminho para atingi-los; c) Decidir quais os mtodos a serem usados para consegui-los. Aps definidas estas metas e os objetivos, deve-se estabelecer uma metodologia adequada para atingir os resultados. H dois tipos de metas: - Metas para manter; - Metas para melhorar;

Metas para manter

Exemplos de metas para manter : Atender o telefone sempre antes do terceiro sinal . Estas metas podem tambm ser chamadas de "metas padro". Teramos, ento, qualidade padro, custo padro, prazo padro, etc. O plano para se atingir a meta padro o Procedimento Operacional Padro (POP) . O conjunto de procedimentos operacionais padro o prprio planeamento operacional da empresa. O PDCA utilizado para atingir metas padro, ou para manter os resultados num certo nvel desejado, pode ento ser chamado de SDCA (S de standard).
Metas para melhorar Exemplos de metas para melhorar : Reduzir o desperdcio de 100 unidades para 90 unidades num ms, ou Aumentar a produtividade em 15% at dezembro. De modo a atingir novas metas ou novos resultados, a "maneira de trabalhar" deve ser modificada; por exemplo, uma ao possvel seria modificar os Procedimentos Operacionais Padro .

Passo 2: EXECUTAR O PLANO (DO)


Este passo pode ser abordado em trs pontos importantes: a) Treinar no trabalho o mtodo a ser empregado; b) Executar o mtodo; c) Colectar os dados para verificao do processo; Neste passo devem ser executadas as tarefas exactamente como esto previstas nos planos. Passo 3: VERIFICAR OS RESULTADOS (CHECK) Neste passo, verificamos o processo e avaliamos os resultados obtidos: a) Verificar se o trabalho est a ser realizado de acordo com o padro; b) Verificar se os valores medidos variaram, e comparar os resultados com o padro; c) Verificar se os itens de controle correspondem com os valores dos objetivos. Passo 4: FAZER AES CORRETIVAS (ACT) Tomar aces baseadas nos resultados apresentados no passo 3; a) Se o trabalho desviar do padro, tomar aces para corrigir estes desvios; b) Se um resultado estiver fora do padro, investigar as causas e tomar aces para prevenir e corrigi-lo; c) Melhorar o sistema de trabalho e o mtodo.

Ciclo PDCA para melhorias:

necessrio lembrar que:


-

A melhoria contnua ocorre quanto mais vezes for executado o Ciclo PDCA, pois optimiza a execuo dos processos, possibilita a reduo de custos e aumenta a produtividade. A aplicao do Ciclo PDCA a todas as fases do projecto leva ao aperfeioamento e ajustamento do caminho que o empreendimento deve seguir; As melhorias tambm podem ser aplicadas aos processos considerados satisfatrios; e As melhorias gradativas e contnuas agregam valor ao projecto e asseguram a satisfao dos clientes.

Concluso
Segundo Deming (1990), a soluo para o aperfeioamento da qualidade dos insumos tornar cada fornecedor um scio, trabalhando conjuntamente numa relao de confiana, lealdade e a longo prazo. Outra parceria fundamental e estratgica so as pessoas, considerando estas o activo mais importante na operao e sobrevivncia das empresas. Diante das recomendaes de Deming, constacta-se que a empresa deve estar inserida na nova economia, acordar para os desafios que o mercado vai impondo, como as novas tecnologias, onde a empresa deve estar adaptada ao ambiente, objectivando tornar-se competitiva e manter-se em actividade. Qualidade tudo aquilo que melhora o produto no ponto de vista do cliente. A empresa deve atender s necessidades e desejos do cliente, para isso deve melhorar de forma contnua os seus processos, de modo a favorecer a qualidade e produtividade para atender aos seus clientes. Esta concepo representada pelo ciclo PDCA: as actividades de planeamento, executar, verificar e agir. Esta concepo enfatiza o ambiente organizacional da empresa, onde deixa claro que todos os funcionrios devem participar nos desafios que a empresa enfrenta, destruindo as barreiras entre os departamentos, devendo-se trabalhar em equipa , pois a transformao da empresa competncia de todos. Assim sendo, a empresa deve estar bem estruturada e harmoniosa para produzir com qualidade.

Bibliografia
Japanese Methods for Productivity and Quality (George Washington University, 1981);

Quality, Productivity and Competitive Position (MIT Press,-1982)-e-Out-of-the-Crisis-(MIT-Press,1986).

Webgrafia http://www.datalyzer.com.br/site/suporte/administrador/info/ arquivos/info80/80.html http://www.spiner.com.br/modules.php?file=viewtopic&nam e=Forums&t=411

Como resultado do seu trabalho, foram publicados dois livros "Out of the Crisis" (Saindo da Crise) e "The New Economics" (A Nova Economia) Bibliografia: Deming, W. Edwards (1986). Out of the Crisis. MIT Press. ISBN 0-911379-01-0. OCLC 13126265. Referncia: Walton, Mary (1986). The Deming Management Method. The Putnam Publishing Group. ISBN 0-399-55000-3. OCLC 1333377

S-ar putea să vă placă și