Sunteți pe pagina 1din 7

BILIRRUBINA

A bilirrubina o principal produto do metabolismo do heme da hemoglobina. Cerca de 70% a 80% da bilirrubina so provenientes da destruio das hemcias velhas, 15% de fontes hepticas e o restante proveniente da destruio de hemcias defeituosas na medula ssea e nos citocromos. A hemoglobina metabolizada no bao e no sistema reticuloendotelial, sendo degradadas em heme e globina, o anel heme aberto, produzindo ferro livre e biliverdina, que reduzida a bilirrubina pela enzima biliverdina redutase. Essa bilirrubina recm-formada circula no sangue ligada albumina srica (forma noconjugada). transportada pelo sistema porta at o fgado, onde penetra no hepatcito por dois mecanismos distintos: difuso passiva e endocitose.

Uma vez dentro do hepatcito, a bilirrubina desliga-se da albumina e forma um complexo protico com as chamadas protenas Y e Z(tambm chamadas ligandinas). ento transportada para o retculo endoplasmtico liso, onde se torna um substrato da enzima glicuronil transferase, dando origem a um diglicurondeo conjugado (mono- e triglicurondeos tambm so formados). A bilirrubina, agora j conjugada, transportada at a membrana celular. Na face oposta aos sinusides e prxima aos canalculos biliares, ela excretada diretamente, alcanando o trato intestinal, onde metabolizada pelas bactrias da flora intestinal, formando o stercobilinognio. A maior parte deste stercobilinognio excretada nas fezes, outra parte reabsorvida e eventualmente re-excretada na bile (circulao entero-heptica). Uma pequena quantidade excretada pelos rins, sendo designado urobilinognio.

Os tipos de bilirrubina
Existem portanto dois tipos de bilirrubina circulantes - a no conjugada, tambm chamada de bilirrubina indireta, e a conjugada, chamada de bilirrubina direta. No entanto, existe um terceiro tipo de bilirrubina, chamada de bilirrubina delta, do tipo conjugada de reao rpida e ligada albumina permanentemente por uma ligao covalente. Pelas tcnicas tradicionais, a bilirrubina delta era includa nos resultados da bilirrubina direta (conjugada) e na bilirrubina total.

Bilirrubina Delta
Por estar fortemente ligada albumina, a bilirrubina delta no excretada pelos rins e permanece elevada por maior tempo. Na verdade, por perodos correspondentes meia-vida da albumina (cerca de 19 dias), mesmo aps a resoluo da obstruo ou do perodo agudo da leso heptica. Isso pode levar a falsas interpretaes. Entretanto, atualmente, os mtodos automatizados de ltima gerao, especialmente a tecnologia de qumica seca, j separam a frao delta, que no includa em nenhuma das demais fraes, nem mesmo no valor da bilirrubina total.

Significado Diagnstico A bilirrubina eleva-se no soro na presena de leses hepticas , obstruo biliar ou quando a velocidade de destruio dos glbulos vermelhos est aumentada. O aumento da bilirrubina indireta observado na sndrome hemoltica, na ictercia neonatal, na sndrome de Cligler-Najjar e na doena de Gilbert. A bilirrubina direta est aumentada nas hepatites agudas e crnicas, nas reaes txicas a vrias drogas e nas obstrues do trato biliar.

Interpretaes de valores anormais


Um aumento dos nveis de bilirrubina srica (hiperbilirrubinemia) reflecte-se numa cor amarela das escleras, das mucosas e da pele qual se chama ictericia. Aproximadamente 60% dos recm nascidos apresentam ictercia. Acompanhando os mecanismos envolvidos no metabolismo da bilirrubina, possvel correlacionar o aumento de seus nveis sricos com alteraes de uma das etapas do seu metabolismo. Os nveis sricos da bilirrubina indireta so determinados pela velocidade de produo e pela velocidade de remoo dessa bilirrubina da circulao. Os distrbios que alteram a capacidade de depurao do fgado esto ligados captao e/ou conjugao heptica. Os aumentos de bilirrubina indireta no levam ao aumento da bilirrubina na urina. Os nveis sricos da bilirrubina direta so determinados pela capacidade de excreo da bilirrubina pelo fgado, ou seja, pela integridade fisiolgica do hepatcito e da permeabilidade das vias biliares intra- e extra-hepticas. Patologias que alterem essas funes cursam com aumento da bilirrubina direta, e muitas vezes da bilirrubina indireta, e com a presena de bilirrubina na urina.

S-ar putea să vă placă și