Sunteți pe pagina 1din 18

O que so vulces?

Vulco toda a abertura da crosta terrestre pela qual se projectam lava, gases, cinzas, etc, procedentes do interior da Terra. Ocorre tanto nas regies continentais como nas submarinas, mas sabe-se que os magmas se originam a altas temperaturas e presses, e que essas condies se encontram principalmente nas regies de contacto das placas tectnicas que formam a litosfera. A capacidade de ascenso de um magma na crosta determinada pela sua densidade e a presso que actua na fonte.

Erupes vulcnicas
As erupes vulcnicas so uma das manifestaes mais grandiosas e espectaculares da crosta terrestre. Estas erupes so devidas a deslocamentos da crosta terrestre que alteram o estado de equilbrio do chamado magma, isto , dos materiais da parte inferior da crosta terrestre, submetidos a temperatura muito elevada e a considerveis presses.

As Erupes
Uma erupo comea quando a presso na cmara magmtica fica grande demais, expulsando a rocha incandescente armazenada l dentro. O tamanho da erupo depende da quantidade de lava que lanada para a superfcie e da sua composio.

AS principais reas vulcnicas no Mundo

Consequncias
- Destruio de florestas, pastagens e campos de cultivo. - Destruio da fauna. - Destruio casas, estradas, etc. - Problemas de sade no Homem problemas respiratrios. - Grande quantidade de cinzas que pode afectar o clima mundial (CO2 poluio atmosfrica). - Incndios. - Solos frteis. - Produo de energia geotrmica. - Benficos para a sade termas.

Previso

muito difcil prever uma erupo vulcnica. Alguns sinais: -Aumento da actividade ssmica nas reas prximas do vulco. -Libertao de gases da cratera ou das chamins secundrias. -Modificaes da temperatura nas lagoas e em terra.

Como prevenir:
Os fenmenos de vulcanismo podem-se prevenir das seguintes maneiras:
Hoje em dia aconselhvel prevenir-se contra os desastres naturais, deixando preparado alimentos para emergncia, gua, lanternas, rdio porttil, medicamentos e verificando os locais de refgio. Cada regio onde exista risco de actividade vulcnica deve possuir locais de refgio predeterminados para atender aos casos de emergncia. Geralmente so os parques ou estabelecimentos pblicos como escolas.

Lista de objectos de emergncia:


Alimento para pelo menos trs dias. Agua potvel (trs litros/dia por pessoa) Equipamento porttil para cozinhar. Objectos de uso pessoal (pasta dental,escova,sabonete) Meias e demais roupa Objectos de valor( caderneta de depsito, carto de crdito). Remdios para emergncia. Velas e fsforos. Cobertor, saco de dormir e rdio porttil ou intercomunicadores. Outros: artigos para bb, pratos e talheres, abridor de latas, canivete multifuncional.

Vulces no mundo Em Portugal

Vulces famosos

Etna - Situado na ilha mediterrnea da Siclia, o Etna, com 3.200m, o mais alto vulco activo da Europa. Entrou em erupo vrias vezes nos sculos XIX e XX, o que provocou a destruio de diversas aldeias.

Com 1220 metros de altura, o Vesvio que se situa em Itlia, junto a Npoles, no entra em erupo desde 1944. Os vulcanlogos italianos descobriram que existe uma rocha enorme obstruindo a boca do vulco, como se fosse uma rolha de garrafa de champanhe. Em 1995, o governo italiano formou uma comisso cujo objectivo traar um plano de emergncia para o caso de o Vesvio voltar a entrar em actividade. O principal ponto do plano evacuar 700 mil pessoas que moram nas reas de maior risco num perodo de sete dias.

O Vesvio

A sua erupo mais intensa ocorreu no dia 24 de Agosto do ano de 79, quando o vulco entrou em erupo e a lava quente cobriu as cidades Romanas de Pompeia e Herculano com uma camada de dois metros de espessura. Em seguida, o vulco lanou cinzas e pedras que formaram outra camada de dez a quinze metros. Entre 20 mil e 30 mil habitantes morreram sufocados pelas cinzas ou sob os tectos das casas que desabavam. Os documentos histricos dizem que a tragdia do ano 79 aconteceu num tempo relativamente

Arquiplago dos Aores


Constitudo por 9 ilhas principais que tiveram origem nas erupes de vrios vulces submarinos. Existem vrias manifestaes de vulcanismo secundrio, como por exemplo, fumarolas, nascentes termais e pequenos giseres.

Arquiplago da Madeira
De origem vulcnica, pensando-se que as ltimas erupes se verificaram h cerca de 1,7 milhes de anos. O vulcanismo considerado extinto nestas ilhas

Portugal Continental
Existem rochas vulcnicas no Alentejo, Estremadura e Algarve, que testemunham erupes vulcnicas no passado.

S-ar putea să vă placă și