Sunteți pe pagina 1din 26

CONCEITO DE QUALIDADE

DEFINIES
Aptido de uma entidade (servio, produto ou processo) para satisfazer

as necessidades, expressas ou potenciais, dos utilizadores.


ISO

A totalidade das caractersticas de um produto ou servio que

determinam a sua aptido para satisfazer uma dada necessidade.


Glossrio da EOQ

Totalidade das propriedades e caractersticas de um produto ou servio

que o tornam apto a satisfazer necessidades implcitas ou explcitas.


Documentao do IPQ

A qualidade de um produto pode ser definida como: as caractersticas

integradas do produto ou servio em termos de Marketing, Engenharia, Produo e Manuteno, em funo das quais o produto ou servio satisfar as expectativas do cliente.
A. V. Feigenbaum Total Quality Control

CONCEITO DE QUALIDADE
PRODUTO
RESULTADO DE ACTIVIDADES OU PROCESSOS

POR PRODUTO PODEMOS DESIGNAR SERVIOS, HARDWARE, MATERIAIS PROCESSADOS, SOFTWARE, OU UMA COMBINAO DE VRIOS DELES PODE SER TANGVEL OU INTANGVEL OU UMA COMBINAO DE VRIOS DELES O TERMO PRODUTO APLICA-SE APENAS AO PRODUTO PRETENDIDO E NO AOS SUB-PRODUTOS NO PRETENDIDOS QUE AFECTAM O AMBIENTE

GESTO DA QUALIDADE
O ASPECTO DA GESTO GLOBAL QUE DETERMINA E IMPLEMENTA A POLTICA DA QUALIDADE

CONTROLE DA QUALIDADE
SO AS TCNICAS E ACTIVIDADES OPERACIONAIS USADAS PARA SE CONSEGUIR CUMPRIR OS REQUISITOS DA QUALIDADE

GARANTIA DA QUALIDADE

SO TODAS AS ACES PLANEADAS E SISTEMTICAS NECESSRIAS PARA FORNECER A CONFIANA ADEQUADA DE QUE UM PRODUTO OU SERVIO SATISFAR DETERMINADOS REQUISITOS DA QUALIDADE

INSPECO

ACTIVIDADES TAIS COMO MEDIR, EXAMINAR, ENSAIAR E AVALIAR UMA OU MAIS CARACTERSTICAS DE UM PRODUTO E SUA COMPARAO COM OS REQUISITOS ESPECIFICADOS, PARA DETERMINAR A SUA CONFORMIDADE

SISTEMA DA QUALIDADE

A ESTRUTURA ORGANIZACIONAL, AS RESPONSABILIDADES, OS PROCEDIMENTOS, OS PROCESSOS E OS RECURSOS PARA A IMPLEMENTAO DA GESTO DA QUALIDADE

CONCEITO DE QUALIDADE
EVOLUO

Qualidade como Inspeco

CONCEITO DE QUALIDADE
EVOLUO
1 FASE

INSPECO (Tnica no produto final).


2 FASE

CONTROLO DA QUALIDADE: INSPECO + PLANEAMENTO + ANLISE DE RESULTADOS + ACES PREVENTIVAS (Tnica na funo produo).
3 FASE

GARANTIA DA QUALIDADE: FUNES DO SISTEMA + CONTROLO DA QUALIDADE + AUDITORIA (Tnica na organizao e funes desde a concepo at venda).

4 FASE
GESTO DA QUALIDADE TOTAL: GARANTIA DA QUALIDADE + CUSTOS MNIMOS + MOBILIZAO DE TODOS (Tnica no envolvimento de todos os empregados e do cliente).

GESTO PELA QUALIDADE TOTAL


ISO 9000 BENCHMARKING

REENGENHARIA SATISFAO IDENTIFICAO DO PROCESSO ANLISE DO PROCESSO PROCESSO DOS CLIENTES EQUIPA DE MELHORIA STANDARD
VOZ DO PROCESSO

N
CLIENTE SATISF.?

SISTEMA PORTUGUS DA QUALIDADE


O Sistema Portugus da Qualidade constitui o enquadramento legal e institucional para os assuntos da Qualidade em Portugal Foi estabelecido em 1983 e actualizado em 1993 (Decreto-Lei 23/93 de 2 de Julho)

SISTEMA PORTUGUS DA QUALIDADE

METROLOGIA

NORMALIZAO

QUALIFICAO

ACREDITAO

CERTIFICAO

SISTEMA PORTUGUS DA QUALIDADE


Datas importantes a nvel nacional:
1929 - Criao da CEP (Comisso Electrotcnica Nacional)

1948 - Criao do IGPAI (Inspeco Geral dos Produtos Agrcolas e Industriais)


1949 - Adeso ISO (Organizao Internacional de Normalizao) 1952 - Criao do CN (Centro de Normalizao) 1969 - Criao da APQ (Associao Portuguesa para a Qualidade) 1977 - Criao da DGQ (Direco Geral da Qualidade) 1983 - Institudo o SNGQ (Sistema Nacional de Gesto da Qualidade) 1986 - Criao do IPQ (Instituto Portugus da Qualidade) 1993 - Alterao do SNGQ para SPQ (Sistema Portugus da Qualidade) 1996 - Criao da APCER (Associao Portuguesa de Certificao)

1998 - Criao da CERTIF (Associao para a Certificao de Produtos)


2004 Criao do IPAC (Instituto Portugus de Acreditao)

SISTEMA PORTUGUS DA QUALIDADE


Sistema Portugus da Qualidade Instituto Portugus da Qualidade

Subsistema da Metrologia
Garante o rigor das medies

Subsistema da Normalizao
Assegura a elaborao das Normas

Subsistema da Qualificao
Garante a conformidade

SISTEMA PORTUGUS DA QUALIDADE


Princpios Orientadores do SPQ
Credibilidade, uma vez que baseia o seu funcionamento em regras e mtodos conhecidos e estabelecidos por consenso internacional. A sua superviso da responsabilidade de entidades representativas dos interesses em jogo. Adeso voluntria, para qualquer entidade interessada.

Abertura, porque qualquer entidade poder integrar o SPQ, desde que demonstre cumprir as exigncias estabelecidas.
Aplicao geral, pois o Sistema pode abranger qualquer tipo de domnio de actividade. No exclusividade, dado que o SPQ pode coexistir com outros sistemas de apoio qualidade j existentes ou previstos. Gesto integrada, dado que a coordenao geral do SPQ atribuda a uma nica entidade - o Instituto Portugus da Qualidade (IPQ). Descentralizao, pois o funcionamento do SPQ baseado na autonomia das entidades que o compem, seguindo procedimentos escritos rigorosos.

SISTEMA PORTUGUS DA QUALIDADE

ESTRUTURA DO SPQ CONSELHO NACIONAL DA QUALIDADE INSTITUTO PORTUGUS DA QUALIDADE ORGANISMOS QUE INTEGRAM AS COMISSES

ENTIDADES QUALIFICADAS NO MBITO DOS TRS SUBSISTEMAS


DA QUALIDADE (1)

(1) As

entidades qualificadas no SPQ encontram-se agrupadas em trs tipos: as entidades acreditadas, as entidades certificadas e as outras entidades qualificadas.

OBJECTIVOS DO SISTEMA PORTUGUS DA QUALIDADE


Melhoria da qualidade de forma credvel
Adaptao das empresas e estruturas nacionais

evoluo europeia Aumentar o nmero de estruturas intervenientes de modo abrangente Aumentar a competitividade das empresas nacionais

MERCADO NICO
Um dos pressupostos do mercado nico o da livre circulao de bens, desde que esteja previamente assegurado um nvel suficiente de qualidade que, em matria de segurana, sade e ambiente, garanta a sua inocuidade.

MERCADO NICO
O pressuposto da livre circulao de bens determinou a necessidade de eliminar todos os obstculos ao comrcio. Os obstculos mais difceis de eliminar so contudo os obstculos tcnicos, porquanto implicam a harmonizao de:

Legislaes nacionais, designadamente regulamentao tcnica; Das Normas; Dos procedimentos de avaliao da conformidade dos produtos; Das estruturas envolvidas nessa avaliao.

CASSIS DE DIJON
Acordo do Tribunal de Justia das Comunidades, visando a interpretao do Art 30 do Tratado de Roma, que estabelece a proibio de medidas de efeitos equivalentes a restries quantitativas importao. Estabeleceu o seguinte princpio: Qualquer produto livremente produzido e comercializado num estado membro, no pode ser impedido de circular livremente nos restantes estados membros, desde que a legislao nacional desse pas, no descrimine na mesma matria, a legislao dos restantes

DIRECTIVA 83/189/CEE
Estabelece o quadro relativo ao procedimento de informao no domnio das normas e regras tcnicas, por forma a permitir aos Estados membros e Comisso reagirem e interferirem na redaco final dos projectos propostos.

Directivas subsequentes:

88/182/CEE, de 22 de Maro 94/10/CE, de 23 de Maro

ELEMENTOS- CHAVE DA DIRECTIVA 83/189/CEE


Define um conjunto de conceitos ligados problemtica subjacente;

Indica os organismos nacionais e europeus de normalizao e determina o

seu papel no domnio das trocas de informao; Cria um Comit com funes de acompanhamento da aplicao da directiva; Obriga apresentao do novo texto da regra tcnica por parte do Estado membro autor da notificao, antes da sua publicao e quando surge uma alterao de uma regra tcnica na sequncia de reaco; (continua)

ELEMENTOS- CHAVE DA DIRECTIVA 83/189/CEE (continuao)


Estabelece a necessidade de acompanhamento do projecto de regra tcnica,

quando o conhecimento desse texto seja necessrio para apreciao do projecto; Determina a necessidade de apresentao dos dados pertinentes relativos comercializao ou utilizao de uma nova substncia, de uma preparao ou de um produto qumico, bem como alternativos conhecidos e disponveis, de forma a no prejudicarem a sade pblica e zelarem pela defesa dos consumidores e pela proteco do ambiente; Apresenta o mecanismo de informao relativo s normas e regras tcnicas, bem como os prazos a cumprir em cada situao; Permite o acesso a todos os documentos referentes troca de informao sobre um projecto de regra tcnica, bem como o texto da mesma.

ABORDAGEM GLOBAL NORMALIZAO


Resoluo do Conselho de Ministros da Comunidade de 1985-05-07 Considera a normalizao como um vector estratgico na construo do Mercado nico. Consagra o princpio de referncia a Normas europeias, nas Directivas Comunitrias. As Directivas passaro a incluir os requisitos essenciais a que os bens e servios postos no mercado devero obedecer, respeitantes apenas:

ao ambiente segurana sade

Os restantes requisitos tcnicos constaro de normas harmonizadas a que as directivas faro referncia. A comprovao da presuno da conformidade desses bens ou servios com os requisitos da responsabilidade do produtor. Oferece-se aos produtores a via privilegiada para a comprovao da produo de bens ou servios, de acordo com documentos harmonizados (EN ou HD).

ABORDAGEM GLOBAL CERTIFICAO


Resoluo do Conselho de Ministros da Comunidade de 1989-12-21 Considera que: Deve ser assegurada uma abordagem coerente na legislao comunitria, mediante o estabelecimento dos mdulos relativos s diferentes fases dos processos de avaliao de conformidade, aos critrios relativos sua utilizao, designao e notificao dos organismos intervenientes e marca CE; Deve promover-se em todos os estados membros a utilizao generalizada das normas EN 29000 e EN 45000, bem como a criao do sistema de acreditao e o recurso a tcnicas de intercomparao; essencial, para a realizao do mercado interno, a promoo de acordos de reconhecimento recproco, entre organismos que operam em domnios no regulamentares, bem como o estabelecimento de uma organizao de ensaios e certificao flexvel e no burocrtica, que facilite esses acordos.

MARCAO
A marcao CE, aposta nos produtos, uma prova de presuno de

conformidade desses produtos com os requisitos essenciais impostos pelas directivas comunitrias (no uma marca de certificao).
A sua aposio da responsabilidade do fabricante e representa o seu

compromisso do cumprimento da lei. feita com base no sistema de comprovao, para cada produto, prevista na directiva e representa o modo mnimo de presuno. Impe a livre circulao do produto, no espao comunitrio. Qualquer que seja o modo de comprovao ter sempre duas exigncias base:

O controle da produo no produtor, Os ensaios do produto.

Sites da Qualidade
Associao Francesa de Normalizao http://www.afnor.fr Associao Portuguesa de Certificao http://www.apcer.pt Associao Portuguesa para a Qualidade http://www.apq.pt Centro para a Produtividade e Qualidade http://www.goalqpc.com Clube das Melhores Prticas http://www.bpclub.com Conselho Australiano para a Qualidade http://www.aqc.org.au Fundao Europeia para a Gesto da Qualidade http://www.efqm.org Fundao Ibero-americana para a Qualidade http://www.fundibeq.org Instituto Britnico de Normalizao http://www.bsi.org.uk Instituto Deming http://www.deming.org Instituto Juran http://www.juran.com Instituto Kaizen http://www.kaizen-institute.com Instituto Nacional de Normalizao e Tecnologia (Baldrige National Quality Program) http://www.quality.nist.gov Instituto Portugus da Qualidade http://www.ipq.pt Organizao Europeia para a Qualidade http://www.eoq.org Organizao Internacional de Normalizao http://www.iso.ch Organizao Internacional do Trabalho http://www.ilo.org Portal da Qualidade http://www.thequalityportal.com Unio dos Cientistas e Engenheiros Japoneses http://www.juse.or.jp

S-ar putea să vă placă și