Sunteți pe pagina 1din 14

Turquia

Escola EB 2,3 de Perafita Tecnologia Informtica Comunicao Nelson Manuel Pires Mendes

Novembro de 2011

Estrutura
.Histria .Geografia .Cultura .Costumes .Economia .Religio .Gastronomia

Histria

Inicia-se nos tempo pr-histricos mais antigos. Como pas com a configurao atual s surgiu na dcada de 1920, quando o Imprio Otomano foi abolido e substitudo pela Repblica da Turquia Esta pode considerar-se uma legtima sucessora de uma srie de imprios que tiveram o seu centro de poder no que a Turquia contempornea. Apesar do nome do pas e da longa histria, a migrao dos povos turcos para o territrio da atual Turquia um fenmeno relativamente recente, com cerca de mil anos. Os turcos, povos cuja lngua pertencem ao ramo das lnguas turcomanas, comearam a emigrar das suas terras ancestrais para a Anatlia no sculo XI.

Geografia

A Turquia um pas transcontinental situado na Eursia cujo territrio aproximadamente um retngulo, localizado entre as coordenadas 36 a 42 norte e 26 a 45 leste, com cerca de 1.500 km na direo leste-oeste, 1.650 km na direo sudeste-noroeste e entre 450 e 650 km na direo norte-sul. A oeste do Mar de Mrmara e dos Estreitos Turcos situa-se a parte europeia, a Trcia Oriental, que constitui 3% (23.764 km) da rea do pas. A leste situa-se a parte asitica, a pennsula da Anatlia, a qual constitui 97% (755 688 km) da Turquia. A rea total, incluindo lagos, de 779 452 km, o que faz do pas o 36 do mundo em superfcie.

Cultura

Baseia-se em tradies do Imprio Otomano e tambm islmicas: A arquitetura, a religio, a culinria e a literatura so os principais pontos em que esta cultura diversificada se destaca. As suas bebidas caractersticas so: Ch, caf e o Raki (uma espcie de licor extrado da uva, considerada at mesmo uma bebida nacional da Turquia). Na parte da arquitetura no podemos deixar de citar obras de arte construdas, como o caso da Catedral de Santa Sofia, A Mesquita Azul, entre muitas outras. A maioria esmagadora da populao turca muulmana, chegando a noventa e nove por cento, o restante se divide em diversas outras religies.

Costumes

Banhos Turcos: Os banhos turcos so conhecidos no mundo inteiro por suas propriedades tnicas. Na Turquia, os banhos so um lugar de descanso e de reunio social. Aps um banho de vapor, os turcos renem-se, na piscina central cuja gua benfica provem de fontes naturais, e cuja cpula ricamente adornada com mrmore e faiana.

Economia

Cresceu 1,3%, ajustada sazonalmente, no segundo trimestre do ano face ao primeiro, o que diminui a presso sobre o Banco Central da Turquia para realizar novos cortes da taxa de juro, uma vez que estes seriam realizados com o objectivo de estimular o crescimento econmico. De acordo com os economistas consultados pela Bloomberg previa-se que o produto interno bruto permanecesse inalterado. O crescimento anual foi de 8,8% - mais alto que o estimado pelos economistas de 6,3%. A economia turca continua a crescer a um ritmo robusto, com as vulnerabilidades a permanecerem do lado do financiamento externo e com a poltica fiscal a fornecer apoio ao banco central em termos de gesto da procura, disse Tim Ash, economista de mercados emergentes do Royal Bank of Scotland, Bloomberg.

Religio

A Turquia um pas secular, isso significa que a religio e o estado so separado. O que vlido para a religio pode no ser vlido para o estado. O casamento um dos pontos em que religio e estado pensam de um modo diferente. Um homem Turco pode se casar com mais de uma mulher na religio muulmana. Ele deve dar a todas as suas mulheres o mesmo estilo de vida e ateno. Mas um homem Turco no pode se casar com mais de uma mulher legalmente.

Gastronomia

A gastronomia turca simplesmente deliciosa. Um desdobramento maravilhoso de sabores e aromas conseguir despertar o apetite de qualquer pessoa que decida a provar esta cozinha estupenda. Os pratos so preparados com ingredientes bsicos da gastronomia mediterrnea: legumes frescos, frutas, azeite de oliva, carnes, pescados e molhos excelentes.

Aperitivo
Como primeiro prato pode-se degustar uns variados aperitivos base de frios como o salsicho e salsichas com alho como principal especialidade. Tambm se consomem saladas, queijo de ovelha, ervilhas e sarma, arroz em pmpanos, os dolma cuja base so verduras como tomates, pimentes ou beringelas recheadas de arroz, pinhes e passas, os zeytinyagli, verduras frias com azeite de oliva e o imam bayildi, beringelas recheadas com tomate frito, cebola e alho. As beringelas so muito apreciadas na culinria turca, de fato, existem 40 maneiras diferentes de prepar-las. Tambm so muito apreciadas as empadas recheadas de carne ou queijo conhecido como borek.

Pratos Principais
A comida turca normalmente combina verduras com carnes e pescados. As ervilhas verdes e brancas, tomates, beringelas e os pimentes servem de acompanhamento s carnes de cordeiro, vaca, terneira e frango em guisados estupendos. Porm, tambm pode-se comer a carne em deliciosas brochetas conhecidas como kebab ou como recheada numa tortas feitas com po de pita. O porco no se come na Turquia j que proibido seu consumo para os muulmanos. Realmente saboroso resulta o Doner Kebab, cordeiro assado num forno giratrio e o Kofte, com a carne picada como ingrediente principal. Normalmente o peixe muito fresco e as espcies mais consumidas so salmonetes, imperador, rodovalho e robalo.

Sobremesa

Desde frutas da poca de sabor primoroso como ameixas, morangos, damascos, pssegos, etc., at deliciosos doces que se desfazem na boca nada mais que provar. Prove o baklava, pedaos de bolo de massa folhada compostos por nozes e calda de acar, os tulumba, bem parecido ao churros espanhol, os kadayif como o macarro italiano mas com um doce sabor j que costumam ir empapado em calda de acar, o Muhallebi, um pudim de excelente sabor, o stlac, leite de arroz, o komposto, compota da saborosa fruta turca ou os dondurma, sorvetes de todos os sabores. So deliciosos tambm os burma, pastis de canela, os ekmek kadayifi, fatias de po banhadas em calda de acar parecidas com as torrijas espanholas, os revani, pastis de smola e os lokma, rosquinhas turcas.

Bebidas

Para acompanhar uma comida estupenda bebe-se a suave cerveja turca, vinhos brancos e tintos de excelente qualidade e o raki, a bebida nacional, uma espcie de aguardente. Mas aparte destas bebidas pode-se tomar o ayran, iogurte diludo em gua, o salep que servido quente, a boza, base de almorejo (planta gramnea) fervido e como refresco, deliciosos sucos de frutas. Mas uma das bebidas mais populares na Turquia o ch. Costuma ter um sabor forte e servido quente em xcaras, nunca se toma misturado com leite. Porm, a bebida por excelncia o caf turco, Kahve, de excelentes aroma e sabor servidos tambm em xcaras.

Concluso
Aprendi a trabalhar melhor com PowerPoint. Conheci mais pormenores sobre a Turquia.

Formador: Paulo Cardoso Formando: Nelson Mendes

S-ar putea să vă placă și