Sunteți pe pagina 1din 23

Pesquisa cientfica

Leitura e escrita na graduao o texto cientfico

Leitura: Importncia

Processo de transmisso/aquisio da cultura; Habilidade indispensvel nos cursos de graduao; Aprender a ler: postura crtica, sistemtica, disciplina intelectual por parte do leitor.

Para Paulo Freire (1984)

Refiro-me a que a leitura do mundo precede sempre a leitura da palavra e a leitura desta implica a continuidade da leitura daquele.

Continuando...

De alguma maneira, porm, podemos ir mais longe e dizer que a leitura da palavra no apenas precedida pela leitura do mundo, mas por uma certa forma de escrev-lo ou de re-escrevlo, quer dizer, de transform-lo atravs de nossa prtica consciente.

Ingedore Koch (1993)

Importante o aprendiz notar que cada nova leitura de um texto permitir desvelar novas significaes, no detectadas nas leituras anteriores.

Finalidades

Busca de informao fatos ou notcias, jornais, revistas, entre outros. Entretenimento ou lazer leitura descompromissada (livros e revistas) Aquisio de conhecimento mais profunda, tem objetivo especfico.

DIRETRIZES PARA ANLISE DE TEXTO

Objetivos:

Favorecer a compreenso global do texto; Treinar para a compreenso e interpretao crtica dos textos; Auxiliar no desenvolvimento do raciocnio lgico; Fornecer instrumentos para o trabalho intelectual desenvolvido nos seminrios, no estudo dirigido, no estudo pessoal e em grupos, na confeco de resumos, resenhas, relatrios, etc.

O que Anlise?

Ato ou efeito de analisar Decomposio de um todo em partes constituintes Exame de cada parte de um todo, tendo em vista conhecer sua natureza, suas propores, suas funes, suas relaes, etc. Estudo pormenorizado; exame, crtica.

O que anlise de um texto?

Fazer uma anlise significa decompor as partes constituintes de um texto, buscando compreender suas relaes lgicas, tendo em vista o critrio de verdade. A anlise capacita explicitao , por meio de palavras, do resultado da tarefa empreendida.

Questes que orientam a anlise

O que isso? (Isso = tema proposto) O que isso significa? O que faz isso? Como chegou a isso? Para que isso existe? Por que isso existe? Qual a importncia Disso? Quais so as conseqncias disso? Quo bem isso desempenha suas funes ou propsitos?

Elaborao do resultado da anlise

Deve ter incio com as questes mais gerais, partindo posteriormente para as mais especficas. Deve ter ordem, correo gramatical, clareza de idias. Justifica-se sua elaborao como resultado de um processo de aprendizagem maior do tema em estudo.

Tcnica de Sublinhar

Indispensvel para estudos mais profundos leitura para aquisio de conhecimento. Objetivo:

facilitar a aquisio; o armazenamento; a utilizao da informao

Sublinhar

Mais popular Largamente utilizada Simplicidade Caractersticas:


Focaliza a ateno Facilita a reviso Auxilia na composio de esquemas e resumos.

Os Propsitos de Sublinhar

Como mecanismo de codificao da informao


Tem incio com a primeira leitura; O objetivo a busca de informao; Sublinhar segmentos do texto que contm as idias principais.

Os Propsitos de Sublinhar

Como mecanismo externo armazenamento da informao

de

Tem incio com a reviso das partes sublinhadas; Podem iniciar novas buscas; Podem reduzir ou expandir as marcaes iniciais.

Perspectivas Tericas

Perspectiva comportamental
Controle pela ateno e pela repetio Ateno: ato de isolar para lembrar Repetio: depois do isolamento a recordao aumenta.

E...

Perspectiva cognitiva

Processamento profundo da informao Estratgias organizadas hierarquicamente Mais profundidade > maior reteno Profundidade: dirigida pela meta e objetivos do aluno.

Aspectos Importantes

Professores:

Demonstrar diversas tcnicas; Influncia de atitudes, crenas e opinies no resultado; Destacar a importncia de uma atividade mais demorada.

E...

Alunos:

Necessidade de repertrio de estratgias; Entender os objetivos: reforar a ateno, salientar visualmente, facilitar a reviso; Ter liberdade para sublinhar; Compreender os benefcios da reviso.

Noes Bsicas

Nunca assinalar nada na primeira leitura Sublinhar apenas as idias principais e os detalhes mais importantes:

Dois traos para as palavras-chave Um trao para os pormenores significativos

Passagens relevantes devem ser assinaladas com uma linha vertical, margem

E...

As dvidas devem ser marcadas com um ponto de interrogao, margem As palavras sublinhadas devem favorecer a reconstruo do texto Pesquisar em dicionrio as palavras que no so conhecidas Tarefas posteriores: elaborao de esquema e de resumo

Elaborao de esquemas

Radiografia do texto esqueleto; Trabalho preparatrio para o resumo; Utilizam-se: setas, linhas retas ou curvas, chaves, colchetes, entre outros; S devem aparecer as idias principais.

Caractersticas

Flexibilidade Fidelidade ao texto original Estrutura lgica do assunto Adequao ao assunto estudado e funcionalidade Utilidade de seu emprego Cunho pessoal

S-ar putea să vă placă și