Sunteți pe pagina 1din 34

Vigilncia sade

Jessyka Mary Vasconcelos Barbosa Profa. Dr. Maria Luiza Carvalho de Lima

Latim: VIGILANTIA, de VIGILARE, tomar conta, estar acordado.

Elementos sociais
Elementos biolgicos/ genticos

Elementos psicolgicos

Elementos Ecolgicos/ ambientais

Elementos educacionais

COMPLEXIDADE
Elementos polticos

Elementos econmicos

Elementos culturais

Busca a ampliao das responsabilidades dos servios de sade, incluindo alm do atendimento aos danos e o controle de certos riscos, o controle das condies de vida e de determinantes ambientais do processo sade-doena

VIGILNCIA SANITRIA
(PRODUTOS E SERVIOS)

VIGILNCIA EPIDEMIOLGICA
(POPULAES)

VIGILNCIA AMBIENTAL
(FATORES AMBIENTAIS)

A VISA originou-se na Europa - sculo XVII a partir da necessidade de prevenir as doenas contagiosas, controlar a higiene das comidas, bebidas, dos portos etc;

Com a chegada da famlia real portuguesa ao Brasil em 1808 - preocupao com a sade da corte atribuiu-se aes voltadas para os problemas de higiene e meio ambiente.

Em 1810 iniciou-se um novo tipo de prtica baseada no modelo de Polcia Mdica/Sanitria estabelecendo o controle sanitrio dos portos, alimentos, inspeo de matadouros e aougues, drogas e medicamentos.

Com a incorporao do Brasil nas rotas comerciais, intensificou-se o fluxo de embarcaes e a circulao de passageiros e mercadorias, aumentando a necessidade de controle sanitrio com o objetivo de prevenir doenas e facilitar a aceitao dos produtos brasileiros no mercado internacional.

Houve a Criao da Vigilncia Sanitria do Portos que consistia na fiscalizao rigorosa das embarcaes que poderiam trazer a peste ou outras molstias epidmicas.

Com o surgimento da Repblica, deu-se o incio da organizao das administraes sanitrias estaduais e a constituio de rgos de Vig. Sanitria nas Unidades da Federao 1923- foi Criado o Departamento de Sade Pblica 1953- foi criado o Ministrio da Sade pela Lei 1.920/53. 1976 criao da Lei de Vig. Sanitria

CONCEITO DE VIGILNCIA SANITRIA- LEI 8080 Conjunto de Aes Capaz de:


A - Eliminar, diminuir ou prevenir riscos e agravos sade do indivduo e da

coletividade;

B - Intervir nos problemas sanitrios decorrentes da produo, distribuio,comercializao e uso de bens de capital e consumo e da prestao de servios de interesse sade;

C - Exercer fiscalizao e controle sobre o meio ambiente e os fatores que

interferem na sua qualidade abrangendo os processos e ambientes de


trabalho.

1998- a VISA passou a ser reconhecida como integrante dos mandamentos constitucionais e legais a partir criao do Sistema de Nacional de Vig. Sanitria (SNVS), porm era conhecida primordialmente pelo poder de polcia

1999 - Lei Federal 9782/99 - Cria a ANVISA em substituio Secretaria de Vigilncia Sanitria do Ministrio da Sade.

REAS DE ABRANGNCIA/ATUAO/ BASES PRTICAS VIGILNCIA SANITRIA


SERVIOS DE INTERESSE SADE:

Hospitais em geral; Consultrios e Clnicas Mdicas; Servio de Hemoterapia; Servios de Radiologia; Instituio de Longa Permanncia para Idosos; Controle de Infeco Hospitalar; Clnicas de Fisioterapia; Laboratrio de Anlises Clnicas e Prtese Dentria; Ambulatrios em geral; Clnicas de Cosmticos; Bancos de Leite; ticas.

ALIMENTOS E CONGNERES:

Industria de Alimentos (VISA/SES/PE); Comrcio Formal (bares, padarias, lanchonetes, restaurantes,hotelaria, supermercados, etc.); Comrcio Informal (feiras livres, barracas, etc.); Mineradora e Engarrafadora de gua Mineral-(VISA/SES/PE); Matadouros Pblicos (ADAGRO); Fbricas de Gelo.

MEDICAMENTOS, CORRELATOS E PRODUTOS:


Drogaria em Geral; Farmcia de Manipulao (VISA/SES/PE); Clnicas e Farmcias Veterinrias; Postos de Medicamentos; Industrias de Produtos Farmacuticos - (VISA/SES/PE); Industrias de Correlatos, Cosmticos, Perfumes (VISA/SES-PE); Indstria e Comrcio de Saneantes; Comrcio de Cosmticos.

OUTROS SERVIOS:
Exploradora e Transportadora de gua Potvel;
Estao Rodoviria e Ferrovirias; Barbearia, instituto de beleza, creches, escolas, academias de ginstica, etc.

ATIVIDADES DA VISA:
1- Cadastramento dos estabelecimentos; 2- Inspeo sanitria; 3- Licenciamento dos estabelecimentos; 4- Atendimento ao pblico; 5- Elaborao de relatrios tcnicos; 6- Anlise de projetos; 7- Doao; 9- Programas especiais de inspeo; 10- Coleta de amostras para controle de qualidade ; 11- Avaliao quantitativa e qualitativa das aes; 12- Educao sanitria; 13- Assessoria Jurdica.

LEGISLAO SANITRIA:

Cdigo Sanitrio regulamenta o disposto na legislao sanitria, responsabilizando o proprietrio pela qualidade dos servios e produtos e pelos danos que possam causar populao e ao meio ambiente.

1963 - Conceito de Vigilncia em Sade Pblica Vigilncia a observao contnua da distribuio e tendncias da incidncia de doenas, mediante coleta sistemtica, consolidao e avaliao de informes de morbidade e mortalidade, assim como de outros dados relevantes, e a regular disseminao dessas informaes a todos os que necessitem conhec-la. Langmuir, 1963

Conceito de Vigilncia como uma aplicao da epidemiologia em sade pblica

1964 Vigilncia adquire o qualificativo epidemiolgico

1965 Criao da Unidade de Vigilncia Epidemiolgica da Diviso de Doenas Transmissveis da Organizao Mundial de Sade
1968 21 Assemblia Mundial de Sade
A vigilncia epidemiolgica passou a ser aplicada a vrios problemas de sade pblica e no somente as doenas transmissveis.

1966-73 CVE Marco da institucionalizao das aes de vigilncia no Brasil


Sistema de notificao semanal de doenas selecionadas e disseminar informaes pertinentes em um boletim epidemiolgico de circulao quinzenal (1969)

1975 MS institui o Sistema Nacional de Vigilncia Epidemiolgica (SNVE) 1977 MS elabora o 1 Manual de Vigilncia Epidemiolgica reuniu e compatibilizou tcnicas utilizadas para a vigilncia de cada doena, no mbito de programas de controle especficos. 1988 discusso dos limites das prticas da vigilncia e analisam a apropriao do termo epidemiolgica para qualificar vigilncia na forma em que era aplicada at ento em sade pblica.

Lei 8.080/90 Definiu legalmente a vigilncia epidemiolgica

Conjunto de aes que proporciona o conhecimento, a deteco ou preveno de qualquer mudana nos fatores determinantes e condicionantes de sade individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medias de preveno e controle das doenas ou agravos.

Fornecer orientao tcnica permanente para os responsveis pela deciso e execuo de aes de controle de doenas e agravos.

coleta de dados; processamento de dados coletados; anlise e interpretao dos dados processados; recomendao das medidas de controle apropriadas;

promoo das aes de controle indicadas;


avaliao da eficcia e efetividade das medidas adotadas;

divulgao de informaes pertinentes.

Vigilncia em Sade Ambiental

Compreende um conjunto de aes intersetoriais e interdisciplinares que proporcionam o conhecimento, a deteco ou preveno de qualquer mudana em fatores determinantes e condicionantes do meio ambiente que interferem na sade do homem.

27

EPIDEMIOLOGIA AMBIENTAL: fatores de risco, aspectos ambientais, indivduos expostos, efeitos adversos sade. INDICADORES DE SADE E AMBIENTE: avaliao das fontes de emisso de poluentes que modificam a situao do ambiente, formas de exposio e efeitos. AVALIAO DE RISCOS: estimar os riscos associados exposio a substncias qumicas, fsicas e biolgicas.

28

GERENCIAMENTO DE RISCOS: estratgias apropriadas ao controle e preveno de riscos (regulamentao, disponibilidade de tecnologias de controle, anlise de custo-benefcio, anlise de impactos nas polticas pblicas); SISTEMAS DE INFORMAES PARA VIGILNCIA AMBIENTAL EM SADE;

REDE DE LABORATRIOS DE VIGILNCIA AMBIENTAL EM SADE;


ESTUDOS E PESQUISAS.

29

SINVSA
A Instruo Normativa n 1, de 07/03/2005 regulamentou o Subsistema Nacional de Vigilncia em Sade Ambiental VIGIGUA VIGISOLO VIGIAR VIGIAMBT VIGIAPP VIGIDESASTRES VIGIQUIM VIGIFISI

VIGILNCIA SANITRIA
(PRODUTOS E SERVIOS)

VIGILNCIA EPIDEMIOLGICA
(POPULAES)

VIGILNCIA AMBIENTAL
(FATORES AMBIENTAIS)

S-ar putea să vă placă și