Sunteți pe pagina 1din 70

Prof: Vnia Franco

Quantos e quais pases falam portugus? A Comunidade dos Pases de Lngua Portuguesa (CPLP) composta por oito pases: Brasil, Portugal, Angola, Moambique, Cabo Verde, GuinBissau, So Tom e Prncipe e Timor Leste.

Por que preciso padronizar o portugus? O portugus, segundo estudos, a quinta lngua mais falada no mundo e tem duas grafias oficiais, o que dificulta o estabelecimento da lngua como um dos idiomas oficiais da Organizao das Naes Unidas (ONU) . A ortografia-padro facilitar o intercmbio cultural entre os pases que falam portugus. Livros, inclusive os cientficos, e materiais didticos podero circular livremente entre os pases, sem necessidade de reviso, como j acontece em pases que falam espanhol. Alm disso, haver padronizao do ensino de portugus ao redor do mundo

NOVA REFORMA ORTOGRFICA


O alfabeto passa a ter 26 letras. Foram reintroduzidas as letras k, w e y. O alfabeto completo passa a ser:

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V WX Y Z

As letras k, w e y, que na verdade no tinham desaparecido da maioria dos dicionrios da nossa lngua, so usadas em vrias situaes. Por exemplo: a) na escrita de smbolos de unidades de medida: km (quilmetro), kg(quilograma), W (watt);

b) na escrita de palavras e nomes Estrangeiros (e seus derivados): show, playboy, playground, windsurf, kung fu, yin, yang, William, kaiser, Kafka, kafkiano.

CLASSIFICAO DOS FONEMAS


a) VOGAIS No so simplesmente as letras a, e, i, o, u. Em quilo, a letra u nem fonema. A vogal fonema bsico de toda slaba. No h slaba sem vogal e no pode haver mais de uma vogal numa slaba. Por outra, o nmero de vogais de um vocbulo igual ao nmero de slabas; inversamente, o nmero de slabas igual ao nmero de vogais.

b) CONSOANTES

Como o prprio nome sugere (com + soante = soar com), consoantes so os fonemas que, para serem emitidos, necessitam do amparo de outros fonemas, ou seja, das vogais.

Cabe relembrar que, para haver consoante, necessrio o fonema (rudo) e no a letra (escrita). Assim, em hiptese, no h a consoante h, mas apenas essa letra; em ilha, a consoante nica o fonema representado pelas letras lh; em manga, o n no consoante, porque no constitui fonema, mas apenas indica a nasalizao do a.

c) SEMIVOGAIS Constituem os fonemas intermedirios entre as vogais e as consoantes: no tm a fraqueza destas nem a autonomia daquelas. So, na prtica, o i e o u, quando, ao lado de uma vogal autntica, soam levemente, sem a fora de vogal. O e e o o, sempre que, na mesma circunstncia, forem pronunciados, respectivamente, como i e u, tambm sero semivogais.

Semivogais
pais mau mgoa vdeo Mrio

Vogais
pas ba pessoa Lo Maria

Encontros Voclicos (1 vogal + 1 semivogal)


a) DITONGO o grupo constitudo de uma vogal e uma semivogal ou vice-versa. O ditongo pode ser: crescente - quando a semivogal vem antes: srie, gua, vtreo, ndoa, quando, freqente; decrescente - quando a semivogal vem depois: leite, baixo, cu, heri, mo me, pe, muito.

b) HIATO o encontro de duas vogais: pessoa, guria, sade, sada, coordenar. Observao: Todas as vogais repetidas constituem hiatos e, por isso, devem ser pronunciadas separadamente: crem, caatinga, vo, niilismo.

c) TRITONGO
o grupo formado por uma vogal entre duas semivogais: quais, saguo.

Observao:
Uma vogal ladeada por semivogais o nico jeito possvel de haver tritongo. Acautele-se, pois, o leitor contra a falsa impresso de tritongo que podem dar palavras como raio, tamoio, veraneio, bia, idia.

ACENTUAO
1) As palavras cuja acentuao tnica recaem na ltima slaba, chamam-se oxtonas.

Exemplos

2) As palavras que tm acentuao na penltima slaba, chamam-se paroxtonas e so as de maior nmero em lngua portuguesa.
Exemplos:

3) Finalmente, as palavras acentuadas na antepenltima slaba chamam-se proparoxtonas. Exemplos:

Monosslabos ou palavras com uma nica slaba So muitas as palavras formadas por uma nica slaba, e elas tambm podem ser tnicas ou tonas, de acordo com a intensidade com que so pronunciadas em uma frase. Pronunciado fracamente, o monosslabo tono, na prtica, se junta palavra que vem antes ou depois dele

Exemplo:

Esse um problema de cada um de ns.

Trema
No se usa mais o trema (), sinal colocado sobre a letra u para indicar que ela deve ser pronunciada nos grupos: gue, gui, que, qui.

Como era
agentar argir bilnge cinqenta delinqente eloqente ensangentado ensanguentado eqestre

Como fica
aguentar arguir bilngue cinquenta delinquente eloquente

equestre

Como era
freqente lingeta lingia qinqnio quinqunio sagi seqncia seqestro

Como fica
frequente lingueta linguia

sagui sequncia sequestro

Ateno :o trema permanece apenas nas palavras estrangeiras e em suas derivadas. Exemplos: Mller, mlleriano.

Mudanas nas regras de acentuao 1. No se usa mais o acento dos ditongos abertos i e i das palavras paroxtonas (palavras que tm acento tnico na penltima slaba).

Como era Alcalide alcatia andride apia (verbo apoiar) apio (verbo apoiar) asteride bia celulide clarabia colmia

Como fica alcaloide alcateia androide apoia apoio asteroide boia celuloide claraboia colmeia

Como era
platia Coria debilide epopia estico estria estrio (verbo estrear) gelia Herico

Como fica
plateia Coreia debiloide epopeia estoico estreia estreio geleia heroico

Como era
herico Idia Jibia Jia odissia parania paranico

Como fica
heroico ideia jiboia joia odisseia paranoia paranoico

Ateno:
essa regra vlida somente para palavras paroxtonas. Assim, continuam a ser acentuadas as palavras oxtonas terminadas em is, u, us, i, is. Exemplos: papis, heri, heris, trofu, trofus.

2. Nas palavras paroxtonas, no se usa mais o acento no i e no u tnicos quando vierem depois de um ditongo.

Como era baica bocaiva caula feira

Como fica baiuca bocaiuva cauila feiura

3. No se usa mais o acento das

palavras terminadas em em e o(s).

Como era
Abeno crem (verbo crer) dem (verbo dar) do (verbo doar)

Como fica
abenoo creem deem doo

Como era
enjo lem (verbo ler) mago (verbo magoar) perdo (verbo perdoar) povo (verbo povoar) vem (verbo ver) vos zo

Como fica
enjoo leem magoo perdoo povoo veem voos zoo

4. No se usa mais o acento que diferenciava os pares: pra/para, pla(s)/pela(s), plo(s)/pelo(s), plo(s)/polo(s) e pra/pera.

Como era
Ele pra o carro. Ele foi ao plo Norte. Ele gosta de jogar plo. Esse gato tem plos brancos.

Como fica
Ele para o carro. Ele foi ao polo Norte

Ele gosta de jogar polo. Esse gato tem pelos brancos.

Comi uma pra.

Comi uma pera.

Ateno:
Permanece o acento diferencial em pde/pode. Pde a forma do passado do verbo poder (pretrito perfeito do indicativo), na 3 pessoa do singular. Pode a forma do presente do indicativo, na 3 pessoa do singular.

Exemplo: Ontem, ele no pde sair mais cedo, mas hoje ele pode.

Permanece o acento diferencial em pr/por. Pr verbo. Por preposio.

Exemplo: Vou pr o livro na estante que foi feita por mim.

Permanecem os acentos que diferenciam o singular do plural dos verbos ter e vir, assim como de seus derivados (manter, deter, reter, conter, convir, intervir, advir etc.).

Exemplos:
Ele tem dois carros. / Eles tm dois carros. Ele vem de Sorocaba. / Eles vm de Sorocaba. Ele mantm a palavra. / Eles mantm a palavra.

Ele convm aos estudantes. / Eles convm aos estudantes. Ele detm o poder. / Eles detm o poder. Ele intervm em todas as aulas. / Eles intervm em todas as aulas.

facultativo o uso do acento circunflexo para diferenciar as palavras forma/frma. Em alguns casos, o uso do acento deixa a frase mais clara. Veja este exemplo: Qual a forma da frma do bolo?

Uso do hfen
1. Com prefixos, usa-se sempre o hfen diante de palavra iniciada por h. Exemplos: anti-higinico anti-histrico co-herdeiro macro-histria

mini-hotel proto-histria sobre-humano super-homem ultra-humano

Exceo: subumano (nesse caso, a palavra humano perde o h).

2. No se usa o hfen quando o prefixo termina em vogal diferente da vogal com que se inicia o segundo elemento.

Exemplos:
aeroespacial agroindustrial anteontem antiareo

antieducativo autoaprendizagem autoescola autoestrada autoinstruo coautor coedio

extraescolar infraestrutura Plurianual semiaberto semianalfabeto semiesfrico semiopaco

Exceo: o prefixo co aglutina-se em geral com o segundo elemento, mesmo quando este se inicia por o: coobrigar, coobrigao, coordenar, cooperar, cooperao, cooptar, coocupante etc

3. No se usa o hfen quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento comea por consoante diferente de r ou s. Exemplos: anteprojeto antipedaggico

autopea autoproteo coproduo geopoltica microcomputador pseudoprofessor semicrculo semideus seminovo ultramoderno Ateno: com o prefixo vice, usa-se sempre o hfen. Exemplos: vice-rei, vice-almirante etc.

4. No se usa o hfen quando o prefi xo termina em vogal e o segundo elemento comea por r ou s. Nesse caso, duplicam-se essas letras. Exemplos: antirrbico antirracismo antirreligioso antirrugas antissocial

biorritmo contrarregra contrassenso cosseno infrassom microssistema minissaia multissecular neorrealismo neossimbolista semirreta ultrarresistente. ultrassom

5. Quando o prefixo termina por vogal, usa-se o hfen se o segundo elemento comear pela mesma vogal. Exemplos: anti-ibrico anti-imperialista anti-inflacionrio anti-inflamatrio auto-observao

contra-almirante contra-atacar contra-ataque micro-ondas micro-nibus semi-internato semi-interno

6. Quando o prefixo termina por consoante, usa-se o hfen se o segundo elemento comear pela mesma consoante. Exemplos: hiper-requintado inter-racial inter-regional sub-bibliotecrio

super-racista super-reacionrio super-resistente super-romntico Ateno: Nos demais casos no se usa o hfen. Exemplos: hipermercado, intermunicipal, superinteressante, superproteo.

Com o prefixo sub, usa-se o hfen tambm diante de palavra iniciada por r: sub-regio, sub-raa etc. Com os prefixos circum e pan, usa-se o hfen diante de palavra iniciada por m, n e vogal: circum-navegao, pan-americano, etc.

7. Quando o prefixo termina por consoante, no se usa o hfen se o segundo elemento comear por vogal.
Exemplos:

hiperacidez hiperativo interescolar interestadual

interestelar interestudantil superamigo superaquecimento supereconmico superexigente superinteressante superotimismo

8. Com os prefixos ex, sem, alm, aqum, recm, ps, pr, pr, usa-se sempre o hfen. Exemplos: alm-mar alm-tmulo aqum-mar ex-aluno ex-diretor

ex-hospedeiro ex-prefeito ex-presidente ps-graduao pr-histria pr-vestibular pr-europeu recm-casado recm-nascido sem-terra

9. Deve-se usar o hfen com os sufixos de origem tupi-guarani: au, guau e mirim. Exemplos: amor-guau, anaj-mirim, capim-au.

10. Deve-se usar o hfen para ligar duas ou mais palavras que ocasionalmente se combinam, formando no propriamente vocbulos, mas encadeamentos vocabulares. Exemplos: Ponte Rio-Niteri, eixo Rio-So Paulo.

11. No se deve usar o hfen em certas palavras que perderam a noo de composio. Exemplos: girassol madressilva mandachuva paraquedas paraquedista pontap

Regra bsica Sempre se usa o hfen diante de h: anti-higinico, super-homem.

Outros casos 1. Prefixo terminado em vogal: Sem hfen diante de vogal diferente: autoescola, antiareo. Sem hfen diante de consoante diferente de r e s: anteprojeto, semicrculo. Sem hfen diante de r e s. Dobram-se essas letras: antirracismo, antissocial, ultrassom. Com hfen diante de mesma vogal: contra-ataque, micro-ondas.

2. Prefixo terminado em consoante:


Com hfen diante de mesma consoante: inter-regional, sub-bibliotecrio. Sem hfen diante de consoante diferente: intermunicipal, supersnico. Sem hfen diante de vogal: interestadual, superinteressante.

Observaes
1. Com o prefixo sub, usa-se o hfen tambm diante de palavra iniciada por r: sub-regio, sub-raa etc.

Palavras iniciadas por h perdem essa letra e juntam-se sem hfen: subumano, subumanidade.

2. Com os prefixos circum e pan, usa-se o hfen diante de palavra iniciada por m, n e vogal:

circum-navegao, pan-americano etc.

3. Com o prefixo vice, usa-se sempre o hfen: vice-rei, vice-almirante etc.

4. No se deve usar o hfen em certas palavras que perderam a noo de composio, como: girassol, madressilva, mandachuva, pontap, paraquedas, paraquedista etc.

5. Com os prefixos ex, sem, alm, aqum, recm, ps, pr, pr, usa-se sempre o hfen: ex-aluno, sem-terra, alm-mar, aqum-mar, recm-casado, ps-graduao, pr-vestibular, pr-europeu.

S-ar putea să vă placă și