Sunteți pe pagina 1din 14

E.M.

VIRGLIO ALVES DE CAMPOS

Data: Aluno(a):

29 de maio de 2012

Alex Garcia Fontana

Aluno(a): Professor: THIAGO


lvaro Vinicius

PCTE:MNICA INCIO Turma:9 A


Ria Slides

O nazismo foi um regime que destruiu a vida de milhares de pessoas nos anos de 1933 a 1945, e teve seu principal foco na Alemanha que vinha sendo um pais que defendia altos ideais, como a superioridade da raa ariana.

NSDAP, foi um dos programas desenvolvidos por Hitler que tinha como funo enobrecer os nazistas. E at os dias de hoje possvel vermos os neonazistas, que acreditam a teoria de superioridade alem, e luta por isso ate hoje, mesmo sendo proibido.

Benito Mussolini resumiu a doutrina fascista numa regra concisa: "Tudo para o Estado, nada contra o Estado, nada fora do Estado." No Brasil, se voc contra essa idia, se voc a favor da iniciativa particular e das liberdades individuais, logo aparece um chimpanz acadmico que tira da a esplndida concluso de que voc Benito Mussolini em pessoa. E no caia na imprudncia de imaginar que essa conversa demasiado pueril para enganar o resto da macacada. Quando voc menos espera, guinchados de dio cvico se erguem da platia, e uma frota de micos, lmures, babunos, orangotangos e macacos-prego se precipita sobre voc, s dentadas, piamente convicta de estar destruindo, para o bem da humanidade smia, um perigoso fascista. Cuidado, portanto, com o que diz por a. Voc no faz idia da autoridade intelectual dos chimpanzs na terra do mico-leo.

Uma guerra mundial (a Segunda) projetou-o; uma guerra regional (a africana) esfacelou-o Entre as duas jogou, esgotou (perspicaz na poltica externa, redutor na interna) a existncia. Quando morreu, a 27 de Julho de 1970, era um dos homens mais ss, mais ridos que o Estado portugus gerou em toda a sua histria. Uma das realizaes mais intrigantes que ele nos deixou, foi a do seu mito. Personagem de fico (odiosa para uns, fascinante para outros) foi-a construindo, deixou-a construir com vagar e habilidade, atravs de encenaes progressivas de sombras e luzes, excessos e despojamentos, inocncias e perversidades invulgares.

O franquismo foi um regime poltico aplicado na Espanha entre 1939 e 1976, durante a ditadura do general Francisco Franco (que morreu em 1975). Em 31 de Maro de 1947, Franco anunciou uma "Lei de Sucesso" para se poder vir a estabelecer uma Monarquia Constitucional em Espanha. As Cortes espanholas aprovaram a referida Lei em 7 de Junho, que foi submetida a referendo e aprovada no dia 6 de Julho. No dia 1 de Agosto de 1950, o Senado dos Estados Unidos aprovou um emprstimo de 110 milhes de dlares a Espanha, e no mesmo dia a Embaixada de Espanha em Washington anunciou a vontade de Franco enviar soldados para combater o comunismo na Guerra da Coreia (1950-1953).

S-ar putea să vă placă și